Star Trek Fan Event: uma grande experiência

beyond001Passar sob o arco do portão da Paramount Pictures, por si só, já é uma experiência inesquecível para um fã de Jornada nas Estrelas. Mas esse foi só o começo de uma grande noite para cerca de 500 fãs que estiveram na Melrose Avenue, em Beverly Hills, para o Star Trek Fan Event, organizado para promover o próximo filme da franquia, Star Trek: Sem Fronteiras.

Antes de chegar ao nosso destino final, fizemos uma viagem no tempo, ao cruzarmos os cenários externos que fazem o papel de Nova York nos filmes da Paramount. E então, caminhando através deles, chegamos à frente do Stage 31. Uau. Ali dentro, em 1966, meio século atrás, estavam erguidos os sets da Enterprise para sua missão original de cinco anos! (Na época, era chamado de Stage 9, e pertencia à Desilu, estúdio responsável por Jornada nas Estrelas até ser comprado e fundido com a vizinha Paramount em 1967, durante o fim da segunda temporada da Série Clássica.)

Os fãs se agrupavam do lado de fora, esperando o momento de entrar. Então abriu-se um enorme portão. Dentro, a única coisa visível era uma placa da Enterprise. Celulares e câmeras registravam a experiência de adentrar o Stage 31, enquanto a massa se afunilava por um corredor similar ao da nova Enterprise dos filmes, até desembocarmos todos no auditório semi-circular, também com jeitão de ponte da nova Enterprise, onde se desenrolaria boa parte do evento.

Ci8gXI_VEAASJA4Todos sentados, o primeiro a vir ao palco foi Adam Savage, da série Mythbusters, como apresentador do Star Trek Fan Event. Um primeiro clipe foi exibido com entrevistas com membros do elenco do novo filme e outras celebridades, em que eles comentavam sua primeira experiência marcante com Star Trek. Zoe Saldana relatou a lembrança de ouvir a mãe e a avó reunidas na sala, vendo um episódio da série original, dublado em espanhol! “Era ‘Viaje a las Estrellas’!”, brincou a atriz, emulando o tom grave do dublador.

Em seguida, Simon Pegg contou de como o alter-ego de Balok, de “The Corbomite Maneuver” o apavorava! Outros atores deram depoimentos mais curtos, como Idris Elba e Sofia Boutella. E então Adam Savage chamou ao palco J.J. Abrams e Justin Lin — respectivamente produtor e diretor de Star Trek: Sem Fronteiras. A presença de Abrams em particular foi muito celebrada e tida como uma surpresa. Serviu para deixar claro que, apesar de ter assumido um posto de supervisão depois de ter dirigido os dois filmes anteriores, Abrams ainda segue bastante envolvido com Star Trek.

Muito simpático, J.J. mais uma vez ressaltou que é um “novato” como fã da franquia — ele nasceu no mesmo ano em que Star Trek –, mas que adquiriu enorme respeito por ela. Justin Lin, por sua vez, disse que o corte final do novo filme estava sendo fechado naquele dia, ao que Savage brincou: “Então o que estamos fazendo é basicamente perder o seu tempo.”

Em outro gesto surpreendente, Abrams anunciou que o processo da Paramount e da CBS contra o grupo de fãs produzindo o filme amador “Axanar” ia ser encerrado e atribuiu o crédito pela decisão à pressão de Justin Lin, que muito antes de ser o diretor de Sem Fronteiras já era fã de Jornada nas Estrelas. O anúncio recebeu uma salva de palmas da plateia e ajuda a dissipar o mal-estar entre as produções de fãs e os estúdios detentores dos direitos sobre a franquia.

Abrams e Lin conversaram um pouco sobre o processo de criação de Sem Fronteiras. O diretor comentou que foi um trabalho exaustivo, tenso, mas que todos os envolvidos se dão ao máximo, porque realmente se importam com a franquia. J.J. então disse que, quando Lin, Doug Jun e Simon Pegg fizeram o “pitch” (a apresentação do conceito) da história que queriam filmar, ele ficou realmente impressionado.

Mas a euforia tomou conta mesmo quando Lin anunciou que o filme iria ter sua première em IMAX a céu aberto na San Diego Comic-Con e, na sequência, Abrams disse que todos os presentes ao evento ganhariam um convite para estar lá!

IMG_4804Em seguida foi exibido um pequeno documentário de bastidores da produção, e um dos enfoques principais foi sobre a grande quantidade de alienígenas no novo filme: como um paralelo dos 50 anos de Jornada, 50 novos alienígenas distintos, com as próteses de maquiagem mais esquisitas, foram criados para Sem Fronteiras.

E eis que entram no palco as estrelas da noite: Chris “Kirk” Pine, Zachary “Spock” Quinto e Karl “McCoy” Urban. Respondendo a perguntas de Savage, da plateia e dos fãs via internet, eles comentam a dinâmica dos personagens no filme, que acabam separados pelas circunstâncias e formam núcleos menores: Kirk se emparceira com Chekov e Spock com McCoy.

Dos três, o mais brincalhão era Urban, citando frases e trejeitos de McCoy o tempo todo, e o mais sério e compenetrado era Quinto — também, de certo modo, incorporando seu alter-ego Spock. Quando perguntado sobre o que eles mais gostam durante a produção dos filmes, Zachary destacou as amizades que se formam no elenco, que a essa altura já faz filmes de Jornada desde 2007, quando começou a produção do primeiro longa da cinessérie capitaneada por Abrams. Urban complementou, destacando que essa amizade de bastidores com certeza será vista na tela. Pine, por sua vez, falou da diversão que é fazer um filme de ficção científica e de como ele achava engraçado só ver Anton Yelshin (Chekov) movendo controles virtuais que seriam inseridos só na pós-produção. E comentou que o emparceiramento de Kirk com Chekov produz uma sensação de “buddy comedy” (comédia de “amigões”, numa tradução livre).

Por fim, Quinto comentou como foi diferente fazer este filme sem Leonard Nimoy — o primeiro depois da morte do icônico ator. “Essa franquia não teria ido tão longe não fosse ele. Como diretor, como ator.” A plateia abre uma salva de palmas. E Zachary complementa de forma intrigante: “Nimoy está nesse filme de uma forma muito poderosa. Vocês verão.”

Para quebrar o gelo, o que se seguiu foi um trivia game, com cinco perguntas e distribuição de prêmios. Veja aí quais delas você acertaria:

– Qual é o nome do gato do Data em A Nova Geração?
– Em Jornada II, qual era o código para baixar os escudos da Reliant?
– Na série animada, quem aparecia como o primeiro capitão da Enterprise?
– Em Jornada IV, quais eram os nomes das baleias?
– Qual era o nome da instituição de caridade de Edith Keeler em “The City on the Edge of Forever”?

A resposta a essa última pergunta rendeu a uma fã o bastão de Jaylah, personagem interpretada por Sofia Boutella em Sem Fronteiras.

SOLENIDADE
13227398_10153666419758716_2316725774027981810_oApós a sessão de trivia, os fãs saíram todos e se reuniram novamente do lado de fora, para um momento solene: o batismo de uma das ruas internas do estúdio com o nome de Leonard Nimoy. Estavam presentes os familiares do ator, e coube a Zachary Quinto dizer algumas palavras em sua memória, antes que o véu caísse e revelasse o letreiro na parede externa do Stage 32 — antigo Stage 10 da Desilu, onde se concentravam os cenários “planetários” (tudo que não fosse a Enterprise, na verdade) na Série Clássica. Um imenso privilégio ter participado dessa cerimônia — para guardar na lembrança e no coração.

E então veio a parte “secreta” do evento. Todos os presentes tiveram de embalar seus celulares e câmeras numa bolsinha magnética inviolável para a exibição do novo trailer do filme. As responsáveis pelo procedimento eram um grupo de escravas verdes de Órion! (Estava bem friozinho, pobrezinhas!)

startrekfan03Adentrando a escuridão do Stage 32, os fãs se amontoaram em pé diante de uma enorme tela, onde o trailer foi exibido e recebido com muito entusiasmo. Então Justin Lin deu mais uma passada para dizer que também iriam exibir algumas cenas prontas do novo filme, o que levou o público ao delírio.

Ao final da exibição, os fãs foram conduzidos a um coquetel, com música, comida, bebida e itens de figurino e adereços em exposição. Sentar na cadeira do capitão, tirar fotos com as escravas verdes e entrar num teletransporte eram paradas obrigatórias, numa noite que terminou por volta das 23h, mas permanecerá para sempre na memória dos que lá estiveram no dia 20 de maio de 2016.

Salvador Nogueira viajou a Los Angeles a convite da Paramount Pictures.