Sem Fronteiras: Cenas extras e 10 minutos do filme

headline-stb-tv-germanyO trailer foi oficialmente lançado na internet neste sábado, dando largada ao marketing do filme, inclusive com comerciais de TV. Destaque para um novo comercial na televisão alemã, onde temos mais alguns vislumbres de cenas não incluídas no trailer . Veja também: o calendário atualizado de estreias, o primeiro poster brasileiro de Sem Fronteiras e SPOILERS de dez minutos do filme visto durante o Fan Event e nas gravações em Vancouver.

Com o sinal verde para o marketing do filme, temos um comercial alemão com algumas cenas inéditas.

Neste vemos Kirk na cena da moto, com Chekov na floresta e o cenário da pedreira em Vancouver, que ficou sendo o local de cativeiro da tripulação.

a 1

a 2

a 3

 

Novas datas de estreias.

Houve uma onda de novas datas de lançamento, agora listadas por vinte e um locais internacionais, com muitos países recebendo atrasos de várias semanas da estreia inicial em julho.

Grande parte da América Latina (e também o México) só vai ver o filme em setembro – incluindo o Brasil. Muitas estreias na Europa também estão sendo deslocadas de duas semanas a partir das datas inicialmente anunciadas, incluindo a França e Espanha. Veja abaixo.

int-dates

 

Lançamento de cartazes.

Após o Fan Event vários cartazes foram liberados em todo mundo. 

Este design abaixo é o mais recente e foi lançado pela primeira vez na conta do twitter da Paramount inglesa.

cartaz

Aqui vemos o 1º cartaz brasileiro de Sem Fronteiras, gentilmente fornecido pela Paramount Brasil ao Trek Brasilis.

Star_Trek_Beyond_Teaser_1_Sheet_Brazil (1)

 

 

ATENÇÃO: SPOILERS ADIANTE!

Se você não quer saber nada da história de Sem Fronteiras até ir ao cinema, então, é melhor não continuar. Aqui vai uma avalanche de spoilers.

Como foi anunciado durante o Fan Event, os participantes tiveram o privilégio de assistir não só o trailer antes de sair na mídia, mas também um pedaço do filme.

Pois bem. O site TrekMovie não aguentou a ansiedade (não foi proibido?) e fez várias revelações de cenas que ainda não vimos.

O site io9 esteve nas filmagens em Vancouver e entregou também algumas cenas de gravações.

O Trek Movie esteve no Fan Event e relatou o que foi visto nestes 10 minutos adicionais. Fizemos um resumo.

A primeira cena se abre com o capitão Kirk em seus aposentos em um monólogo clássico “Diário do Capitão” sendo recitado por Kirk. Ele fala sobre a monotonia de passar tanto tempo no espaço. Suas palavras espelhadas por suas ações, quando ele, através de gestos, prepara-se para o seu dia. Depois de lavar o rosto na pia, sem camisa (as senhoras vão gostar), Chris Pine abre a porta do armário revelando uma série de túnicas douradas do capitão, idênticas. Kirk lamenta que cada dia pareça sombrear o próximo.

“Tudo parece tão episódico”, diz Kirk.

Já se passaram 3 anos de sua missão de 5 anos.

Vemos o capitão andando por um corredor na Enterprise e para a ponte. Ele porta uma caneca com uma insígnia da Frota estilizada.

Foto 21 de maio de 12 49 38 PMEle fala sobre como todo esse tempo fora, no espaço, que ocupou um bom tempo para a tripulação e como cada um deles fizeram sacrifícios. Enquanto a câmera mostra Sulu trabalhando em seu console, avistamos uma fotografia de sua filha colocada em sua estação de trabalho.

Quando Kirk se senta na cadeira do capitão, ele derrama seu café da manhã em sua túnica limpa. É um daqueles dias.-

Na cena seguinte, Kirk e Magro estão falando em uma sala privada (vemos partes desta cena no novo trailer, onde Kirk diz a McCoy que juntou-se a Frota por todas as razões erradas). Eles estão discutindo o fato de que o aniversário de Kirk está chegando, mas Kirk lembra ao médico porque ele não gosta de falar sobre este dia especial do ano – não só foi o dia em que nasceu, foi também o dia em que seu pai morreu (visto em Star Trek 2009). Este será um aniversário particularmente difícil uma vez que este ano, Kirk diz a McCoy que ele vai estar um ano mais velho do que seu pai quando vivo.

Apesar dos problemas de Kirk, McCoy faz um brinde de comemoração – uma garrafa de uísque que ele roubou do armário de Chekov. Os dois partilham uma piada com a forma como ambos assumiram que Chekov seria “um cara da vodka”.

“Vamos manter essa coisa de aniversário em segredo,” diz Kirk a McCoy.

Enquanto eles compartilham este momento, a nave é atacada, e eles correm para seus postos.-

A cena final é total ação sci-fi. Esta é a cena que vimos tanto no primeiro quanto no segundo trailer – onde a Enterprise é atacado e rasgada em pedaços durante um ataque por um enxame de pequenas naves. Os toques finais ainda não foram colocados no CG (embora você dificilmente possa dizer que eles não estão perto), e assim, em vez de uma cena contínua, vimos pedaços cortados em conjunto. Mas, tudo estava ótimo.

Vemos que a Enterprise não está equipada para este tipo de ataque enxame, quando o capitão dá ordens para Sulu entrar em dobra e sair de lá. Ele tenta, mas é incapaz de acionar os motores. Kirk envia uma mensagem para Scotty para ter a energia de dobra começando a funcionar imediatamente. Mas, o que Scotty pode fazer é prestar atenção com horror em seu console e retransmitir para o capitão, “As naceles …. elas se foram”. Nós vemos uma tomada do exterior da nave com as naceles rompendo e saindo do corpo da Enterprise.

Como a tripulação começa a perceber que a Enterprise não vai aguentar por muito tempo, as ordens do Capitão são para todos procurarem escapar nas cápsulas de fuga. Nós assistimos como os tripulantes correm para os pods de uma só pessoa, apenas grandes o suficiente para caber um ser humano, e são então atirados no espaço, arremessados em direção ao planeta abaixo. Algumas das cápsulas são atingidas pelo enxame inimigo momentos depois de ejetarem.

Já o site io9 esteve nas gravações em Vancouver e acompanhou a produção de duas cenas. Somente agora puderam revelar. Veja um resumo do que foi dito.

No set, vimos duas cenas filmadas, mais ou menos no meio do filme. O primeiro destaque é para o capitão Kirk, Magro, e Scotty cuidando de um Spock ferido. “Dê-me um plano, Spock, eu não tenho um”, diz Kirk. “Nós não temos nenhuma nave, e nem tripulação”. Spock responde: “Vamos fazer o que sempre fizemos, Jim. Nós vamos encontrar esperança no impossível”.

Magro está passando por um monte de eletrônicos velhos. “Estes malditos são da idade das trevas”, diz ele, finalmente encontrando algo que pode usar. “Este é um proto plasma, deve parar a hemorragia interna, pelo menos eu espero.” Spock responde: “O miserável não têm remédio, só esperança”. “Às portas da morte e ele está citando Shakespeare”, diz Magro.

Lin pede aos atores para executarem a cena várias vezes e cada vez as entregas e brincadeiras são mais nítidas e mais rápidas, sempre mais rápidas. Pelos takes sete e oito, as coisas estão perfeitas e Lin grita “Niiiiice!”

A cena seguinte terá lugar poucos minutos mais tarde no filme, e foi executada como Cães de Aluguel no estilo one-take. Uma steadicam (câmera acoplada ao operador) passa em torno de uma mesa onde Kirk, junto com Jaylah, Spock, Scotty, Chekov e Magro, tentam descobrir um plano para resgatar a tripulação da Enterprise capturada. Eles estão a bordo de uma nave alienígena (??) chamada Franklin, que tem uma estética distintamente mais desarrumada e degradada do que estamos acostumados a ver em Jornada.

A seguir, tudo acontece em uma única tomada. Jaylah explica que há um túnel para fora da cratera, onde ela escapou. Kirk diz que é como eles vão entrar e se infiltrarem na base de Krall para tirar a tripulação. Chekov explica que ele não pode transportar ninguém para fora da cratera e Scotty acrescenta que ele pode aumentar o sinal. Kirk pergunta quantas pessoas ele pode transportar de uma vez, pelo que Scotty responde provavelmente 20. O plano é, então, colocado em ação; Kirk, Jaylah, Chekov e Magro irão resgatar a tripulação, enquanto Scotty vai ficar atrás para transportar todos a bordo. Spock não menciona que ele ainda está se recuperando de uma lesão. Então ele diz: “Capitão, a perspicácia técnica do Dr. Chekov o faz mais valioso aqui na Franklin, é lógico que eu tomarei o seu lugar”. Kirk diz que não é lógico por causa da lesão, mas Spock acrescenta que Uhura está nessa base. Kirk entende e concorda. Então, Jaylah diz que há muitas tropas para esse plano funcionar. Spock sugere que eles precisam de uma distração e Kirk diz que ele tem uma ideia.

É uma filmagem complicada, que eles fazem cerca de 15 vezes no total. No entanto, se você contar as vezes que Lin interrompe no meio da tomada, o total acaba mais perto de 30. Ao longo do caminho do câmera, os outros têm que descobrir os movimentos dos atores no quadro, de modo que a steadicam possa mover-se ao redor da mesa.

A energia está definitivamente lá para os próprios atores. Observando a cena filmada, a camaradagem entre o elenco, que já agora está junto há três filmes, é óbvia. Quando eles estavam assistindo o feedback sobre o monitor, você ouvi todos rindo do outro lado do cenário. Eles adoram quando alguém erra, mas eles adoram mais quando fica do jeito que querem.

Outra nota interessante sobre a cena é como Pegg consegue ser o ator e o escritor  sem problemas. Em um ponto, bem no meio da cena, ele muda a linha de Jaylah de “Vem para a cratera” para “Vem para fora da cratera”. Boutella anota, mas é difícil para ela integrar sem alguma prática.

 “Tem sido ótimo ser parte de ambos os lados do mesmo, de uma maneira”, disse Pegg. “Você sempre tem que olhar para as coisas que mudam ao longo do caminho de qualquer maneira, e pequenas coisas surgem. Pequenas peculiaridades de personagem vem à tona, e nós temos a liberdade de sermos capazes de lidar com isso. Então, sim, tem sido extraordinário”.

Ao contrário dos filmes anteriores, onde JJ Abrams “faz o trabalho com a câmera na mão” (isto de acordo com Saldana) para imitar o movimento, Lin faz da maneira oposta. Em vez da câmera mover-se e o cenário ficar estacionário, Lin usa de forma massiva, rotação de cenários que fazem tudo mover-se. A própria Enterprise é composta por cinco cenários diferentes em cinco stages diferentes, dos quais apenas um, fomos autorizados a ver. Vimos um de 27 metros de comprimento, com jogo rotativo, um diâmetro de 7 metros e cerca de 10 metros de altura. Isso será usado como vários corredores em forma de Y na Enterprise, que iluminam de azul, e foram equipados para parecer que tinham explodido. Quanto à ponte, a jóia de qualquer filme de Jornada, não fomos autorizados a vê-la (o que leva à especulação saudável sobre o que poderia ter acontecido).

“Eu me sinto como uma criança brincando de faz de conta”, disse Yelchin.”Só que agora alguém tem investido milhões de dólares para fazer o seu faz de conta realmente muito impressionante.”

Enquanto isso, Michael Giacchino informa que começa a fazer a gravação da trilha no filme.