Conheça o designer de produção da nova série

mark worthingtonAs informações continuam escassas sobre a nova série de Jornada nas Estrelas, com estreia marcada para janeiro de 2017. Mas seu designer de produção parece já ter sido definido: Mark Worthington. O artista já trabalhou em diversos projetos que têm conexão indireta com produtores e diretores ligados à franquia. Ele foi, por exemplo, designer de produção para o piloto da série “Lost”, que catapultou J.J. Abrams para a fama, em 2005. Worthington também foi diretor de arte para “U.S. Marshals” (“Os Federais”), de 1998, que teve a direção de Stuart Baird (também responsável por Jornada nas Estrelas: Nêmesis, de 2002).

Mais recentemente, ele serviu como designer de produção do piloto da série de fantasia “Once Upon a Time” (2011) e passou a trabalhar para a série “American Horror Story”, de 2011 a 2016. Uma curiosidade é que “American Horror Story” é uma série de antologia, com uma história diferente por temporada — e há um rumor de que formato similar seja aplicado à nova série de Jornada.

Todas essas informações estão no currículo de Worthington, disponível no site da Worldwide Production Agency. Nele, Alex Kurtzman é listado como diretor do piloto para a nova série. Já as companhias responsáveis pela produção são listadas como “CBS All Access / CBS TV Studios / Bad Robot”.

Chama a atenção a presença da Bad Robot, companhia de J.J. Abrams. Afinal, até agora, a única produtora responsável pela série é a Secret Hideout, fundada por Alex Kurtzman em 2014, e sem envolvimento de Abrams. Seria apenas um engano? Ou há mesmo algum toque de J.J. no novo programa?

Para o desespero dos fãs que gostariam de ver a nova série ambientada no universo clássico da franquia — a chamada “prime timeline”, na qual estão incluídas todas as séries anteriores, além dos dez primeiros filmes –, o site 1701News reportou recentemente que um grupo dentro da CBS — responsável pela série — defende que o novo programa seja ambientado no universo criado pelos filmes mais novos, apelidado de “Abramsverse”.

Neste ponto, isso é apenas um rumor, que depende de um acerto de ponteiros entre CBS e Paramount (detentora dos direitos dos filmes) para funcionar. Nada de outro mundo, claro, mas as duas entidades corporativas que dividem atualmente a propriedade sobre todas as coisas Jornada nas Estrelas não têm se notabilizado por agirem em conjunto recentemente. (Uma exceção foi o processo judicial contra o filme de fã “Axanar”, movido pelas duas empresas.)

Há um silêncio forte sobre a nova série, provavelmente parte de um acordo de cavalheiros para não sobrepor o marketing do novo programa de TV ao do filme que está prestes a chegar aos cinemas. Mas as filmagens estão marcadas para começar em setembro, de forma que os trabalhos — pelo menos na pré-produção — já devem estar a todo vapor.