Entrevista com Karl Urban

dr urbanO ator Karl Urban é um trekker de longa data. Mas não é desses que falam por falar. Urban é capaz de citar episódios, personagens, filmes, quase tudo relacionado a franquia. Numa entrevista ao site IGN, Urban comenta um pouco mais sobre o filme Sem Fronteiras e mostra o seu conhecimento a respeito de Jornada.

Primeiro de tudo, aquela cena, onde vocês estão tendo uma comemoração de aniversário – Quer dizer, eu sei que você é um fã de Jornada, então eu sinto que posso realmente falar com você sobre conexão da Ira de Khan e tudo isso.

Urban: Absolutamente, sim. Em primeiro lugar, eu fiquei muito satisfeito que a relação entre McCoy e Kirk foi representada, porque eu senti que em Além da Escuridão foi completamente deduzido. Por isso, foi bom ter esse material, e foi divertido de fazer. Obviamente, muita coisa já ocorreu dois, dois anos e meio para a missão, e é bom ver esses personagens realmente se transformando em seus arquétipos tradicionais.

A relação Spock/McCoy mostra que está neste filme – você diria que é mais uma interação bem-humorada entre vocês? Qual é a dinâmica lá?

Urban: A dinâmica é complexa. Há uma grande dose de humor, mas é contextualizada pelo quadro de risco e do perigo da situação em que estão. Eu acredito que seu relacionamento realmente evolui, e você começa a ver os dois tipos baixarem a guarda e ser quem eles realmente são um com o outro – apenas pega um pequeno vislumbre disso, o que é fantástico e gratificante, especialmente para os antigos fãs. É algo que eu acredito que você realmente não tenho visto antes. Para mim, isso foi realmente o desafio do filme, não só para homenagear os 50 anos de Jornada, prestar homenagem ao que tinha vindo antes, mas também explorar novo território e tomar esses personagens em águas desconhecidas – e é isso que nós temos feito em Sem Fronteiras.

E você é um cara que realmente parece gostar de interagir com os fãs. Você vai para as convenções e tudo o mais. Obviamente, você é uma estrela de cinema muito ocupado, e  ainda encontra tempo para fazer isso. O que você gosta sobre esse aspecto de Star Trek?

Urban: Bem, é uma tradição que foi estabelecida pelo elenco original, e eu sinto que é importante reconhecer a base de fãs, porque se não fossem os fãs, não haveria Jornada. A série original foi cancelada após temporada 2, mas foi sua paixão fervorosa e dedicação e amor por Jornada que se tornou fundamental na tomada de Jornada no que é hoje.

Certo, e agora estamos com 50 anos em vez de dois anos.

Urban: [Risos] Sim, exatamente.

Quais são os seus episódios favoritos da velha série?

Urban: meus episódios favoritos provavelmente seriam “The Corbomite Maneuver”, “Amok Time” – Eu não sei o nome dele, mas o episódio em que Kirk luta contra o Gorn.Ah sim, “Arena”, eu acho que é chamado assim.Urban: “Arena”, obrigado. E “The City on the Edge of Forever” – eu amo “The City on the Edge of Forever”. Ele é ótimo, é particularmente brilhante. Depois, há um outro que eu amava, que é essencialmente um episódio submarino, onde há um capitão romulano lutando Kirk, e eles estão nisso o tempo todo, e há este tipo de capa e espada de vibração.

trekcorbomite

Oh, isso foi legal, certo?

Urban: Sim, eu não me lembro como é chamado, mas foi a primeira vez que eles viram ou encontraram os romulanos, o que é muito legal.

Sim, sim – e pareciam com o Spock.

Urban: Sim, exatamente! Então, eles ficam olhando para Spock, “Eh?”

Eu acho que você não pode fazer algo assim nos filmes, realmente, porque isso era uma espécie de episódio enlatado, se bem me lembro. Considerando que vocês tem que ter grandes cenas de batalha e outras coisas, certo?

Urban: Eu sei onde você quer chegar. Quer dizer, aqui está a discussão sobre isso. Eu acho que, não somente tem sido feito na série original, mas foi feito em A Ira de Khan, sabe? E eu acho que, como eu disse antes, o desafio para Star Trek daqui para frente é mantê-la fresca, para mantê-la nova, explorar constantemente novas ideias e novos territórios, e esse é o desafio.

Qual é o seu filme favorito? É Khan?

Urban: Não, não é, na verdade. Meu filme favorito é Star Trek: The Motion Picture.

É, realmente?

Urban: É, e por muito tempo eu senti que era muito lento, mas com o tempo eu tive uma grande apreciação do mesmo. Eu realmente amo isse. Ainda é, você sabe, a essência de explorar o desconhecido. Há uma grande dinâmica de personagens, com Kirk estando um pouco enferrujado, estando fora da cadeira, sentindo-se ameaçado por Decker, e McCoy realmente chamando Kirk em sua insegurança. Você sabe, Spock voltando de Vulcano não ter conseguido o Kolinahr e voltando ao seu chamado e seus amigos, e também ter uma agenda que está fora da missão, sua própria agenda. Quer dizer, havia um monte de coisas interessantes lá. E então o próprio V’Ger, o conceito de alguma coisa, uma sonda da Terra, que foi enviada para fora e tornou-se auto-consciente. Eu só acho que foi realmente uma fantástica história de Jornada.

STB STMP

Você está certo. E é um filme muito corajoso quando você pensa sobre isso, porque ele não tem um vilão tradicional. V’Ger nem sequer é muito ruim, na verdade. É apenas uma criança confusa ou algo assim.

Urban: Sim, exatamente, o que é, na tradição de algumas das grandes estrelas de Jornada, como “The Corbomite Maneuver”, quando você descobre que Balok é apenas uma criança. Ele tem esse mecanismo de defesa, mas ele é apenas uma criança pouco vulnerável. A voz de Jornada teve essa capacidade maravilhosa para virar as coisas de cabeça para baixo.

Quanto você entrou nas séries posteriores?

Urban: Eu realmente gostei de A Nova Geração. Eu também assisti um pouco Voyager, que eu também gostava, mas eu realmente não tenho visto nada além disso.

Obviamente, nós sabemos como isso funciona – você fez três filmes agora, e a bilheteria vai determinar se você fazer outro ou não – mas onde é que gostaria de ver McCoy ir no futuro, se vocês fizerem um quarto? Poderíamos levá-lo para aquele lugar hippie, finalmente, que vê-lo no primeiro filme?

Urban: [Risos] Sim, isso seria ótimo. Eu amo quando ele reaparece, e ele tem essa enorme barba e esse grande medalhão em volta do peito – e seu cabelo no peito! Eu amo isso! Eu realmente dou um aceno nisso em Sem Fronteiras. Você vai ver no final do filme, eu estou vestindo uma camisa aberta, e tenho um medalhão. Não um grande, mas está lá, e é uma homenagem direta a DeForest [Kelley].

urban mccoy

[Risos] Você sugeriu isto?

Urban: Sim, eu disse: “Vamos fazer isso.”

Isso é lindo. Bem, isso é uma das coisas agradáveis sobre ter você e Simon Pegg no filme, sendo capaz de manter essa coisa de fã. Você não quer que isso domine as coisas, mas as referências estão lá.

Urban: Sim, eu abraço o meu amor por Jornada, porque eu sinto que Chris Pine, talvez, às vezes seja um pouco tímido sobre isso. [Risos] Você sabe, ele não quer ser também associado.

Bem, é a única coisa que o coloca no mapa, eu acho, certo? Então você tem essa coisa de Adam West em que você não quer ser identificado como Batman por toda a sua vida.

Urban: Sim, sim.

Considerando que você realmente fez uma grande variedade de personagens durante tantos anos. Lembro-me de falar com você sobre Chronicles of Riddick. Você conseguiu passar de um para o outro sem ficar trancado em um personagem – Eu não acho que as pessoas pensem em você apenas como McCoy ou quem quer que seja. Embora, todos eles querem pensar em você como Dredd. [Risos]

Urban: Sim! Sim.

Voltar para Star Trek, a idéia de Justin Lin chegando – Acho que as pessoas têm de saber o que aquilo significava, e eu acho que depois do que vimos no trailer, todos parecem estar a bordo agora. Mas como foi para vocês se relacionarem com um novo diretor, onde está esse tipo de família estabelecida?

Urban: Foi fantástico. Foi uma lufada de ar fresco, e eu realmente gostei do conhecimento e compreensão da dinâmica do caráter íntimo de Justin. Na verdade, eu estava em cima do muro sobre fazer o filme até que eu falei com Justin.

Ah, realmente? Por que isso?

Urban: Porque eu tinha uma agenda conflitante, e tive que tomar uma decisão sobre qual filme fazer, e eu não estava mais sob contrato para fazer um terceiro. Então eu tive que tomar uma decisão, e foi conversando com Justin que me permitiu comprometer com ele.

Ele parece ser um outro fã que adora Jornada.

Urban: Ele é, sim. Quero dizer, ele entende disso. Eu acho que entre Simon, [co-roteirista] Doug [Jung], e Justin e eu, nós realmente formmos uma equipe colaborativa maravilhosa. Há uma grande quantidade de material neste filme que os fãs antigos vão ficar muito felizes.

 

 

Mais posters.

a scotty

a sulu

a uhura

ATUALIZADO.

A Paramount relançou os posters de Sulu e Uhura já que estavam com as insígnias do lado errado, como vistos nos posters acima. Agora temos os corrigidos.

sulu correto

uhura correto