Takei lamenta por Sulu ser gay em Sem Fronteiras (ATUALIZADO)

takeiO veterano ator George Takei, participante de movimentos de defesa dos homossexuais e que originou o papel de Sulu em Jornada nas Estrelas, manifestou decepção com a notícia de que a versão do seu personagem é revelado ser gay no filme Star Trek Sem Fronteiras.

Takei disse ao Hollywood Reporter, “Estou muito feliz que haja um personagem gay. Infelizmente, é uma deturpação da criação de Gene, para o qual ele não considerou muito. Eu acho que é realmente lamentável.”

Cho chamou Takei para contar-lhe sobre a revelação do personagem, e Takei tentou explicar suas dúvidas. “Eu lhe disse: ‘Seja criativo e crie um personagem que tenha uma história de ser gay, em vez de Sulu, que tinha sido heterossexual durante todo esse tempo, de repente sendo revelado como sendo enrustido”.

Takei também disse que ele mencionou uma coisa semelhante ao diretor Justin Lin, argumentando que a melhor maneira de honrar o 50º aniversário de Jornada seria criar um personagem totalmente novo, em vez de alterar um já existente. Depois de sua conversa com Lin, ele ficou com “a sensação de que isso ia acontecer.”

Uma sensação que ficou ainda mais forte quando ele recebeu uma carta de Simon Pegg, o escritor do filme, “me elogiando pela minha defesa para com o movimento LGBT e pelo meu orgulho em Jornada”. Foi só quando Cho perguntou o que deveria fazer quando questionado sobre Sulu ser gay que Takei percebeu que nenhuma mudança havia sido feita.

“Eu realmente tentei trabalhar com essas pessoas quando finalmente a questão da igualdade gay ia ser abordada”, acrescentou Takei. “Eu pensei que depois dessa conversa com Justin iria acontecer. Meses mais tarde, quando recebi o e-mail de Simon Pegg, eu fiquei meio confuso. Ele acha que eu sou um grande cara? Maravilhoso. Mas qual foi o ponto desta carta? Interpretei isso como se minhas palavras tivessem sido ouvidas. ”

Fonte: io9

ATUALIZADO.

Zachary Quinto e Simon Pegg responderam a manifestação de Goerge Takei quanto a sua crítica de imbutir uma opção sexual ao personagem Sulu.

Durante entrevista ao canal Pedestrian.TV, Zachary Quinto respondeu aos comentários de Takei se mostrando um pouco chateado com a repercussão negativa do veterano ator:

“Como um membro da comunidade LGBT, fiquei desapontado com o fato de que George está desapontado….”

“Eu entendo. Ele [Takei] tem seguido o seu próprio caminho e tem sua própria relação pessoal com este personagem, mas, você sabe, como nós estabelecidos no primeiro filme ‘Star Trek’, em 2009, criamos um universo alternativo, e minha esperança é que, eventualmente, George possa ser reforçado pela resposta extremamente positiva dos jovens que estão animados e inspirados por este retrato realmente belo e de bom gosto que eu acho que está ganhando aceitação e inclusão em nossas sociedades em todo o mundo, e deve ser”.
” Vamos lá, George.”

Já Simon Pegg diz que ele “respeitosamente discorda” das críticas de George Takei. Em uma declaração ao The Guardian , Pegg expressou sua admiração pelas críticas de Takei: “Tenho grande amor e respeito por George Takei, seu coração, coragem e humor são uma inspiração”, disse ele. “No entanto, com relação a seus pensamentos sobre o nosso Sulu, devo respeitosamente discordar.”

E acrescentou: “Ele está certo, é lamentável, é lamentável que a versão para o cinema do universo mais abrangente, tolerante da ficção científica não tenha apresentado um personagem LGBT até agora. Poderíamos ter introduzido um novo personagem gay, mas ele ou ela teria sido definido principalmente por sua sexualidade, visto como o ‘personagem gay’, em vez de simplesmente pelo que é, e não é tokenismo (estratégia para criar uma falsa aparência)?”

Pegg disse ainda que o trabalho pioneiro de Roddenberry de explorar a diversidade da série indicava que ele teria apreciado tal movimento. “Eu não acredito que a decisão de Gene Roddenberry ao fazer a tripulação da Enterprise na linha de tempo original ser hetero fosse artística, apenas mais uma necessidade do momento. Jornada recebe hoje com muito amor o primeiro beijo interracial na televisão dos EUA, mas Plato’s Stepchildren foi o episódio de valor mais baixo de audiência”.

Por fim concluiu: “Justin Lin, Doug Jung e eu amamos a idéia de ser alguém que já sabíamos porque o público tem uma opinião pré-existente de que o personagem como um ser humano, não é afetado por qualquer prejuízo. A orientação sexual é apenas um dos muitos aspectos pessoais, e não a característica definidora”, explicou. “Além disso, o público deduziria que havia uma presença LGBT no universo Trek desde o início (pelo menos na linha do tempo Kelvin), que um herói gay não é algo novo ou estranho. Também é importante notar que em nenhum momento nós sugerimos que o nosso Sulu estivesse sempre enrustido, por que ele precisa estar? Só não veio antes.”