Aleph prepara novos livros de Jornada para 2017!

kirk-picardDois novos romances de Jornada nas Estrelas — um deles inédito no Brasil — devem ser lançados no ano que vem. A informação partiu da Editora Aleph, em nota distribuída nesta quarta-feira (3) após a exibição para a imprensa do filme Star Trek: Sem Fronteiras, que estreia oficialmente por essas bandas em 1 de setembro. Quer saber quais são os títulos? Então siga em frente!

A retomada da coleção Star Trek, composta por romances baseados na franquia, começou neste ano, com a republicação de Portal do Tempo, escrito por A.C. Crispin — livro que já havia aberto a “primeira era” de publicações de Jornada da Aleph, em 1991. Para o ano que vem, serão dois os lançamentos: Federation (ainda sem título em português, mas eu arriscaria Federação), do casal Judith e Garfield Reeves-Stevens, e Efeito Entropia, de Vonda McIntyre.

Para os familiarizados com a coleção antiga, Efeito Entropia já havia sido lançado antes no Brasil — foi o terceiro romance da franquia editado pela Aleph. E tem grande valor histórico: além de contar uma história de ficção científica bem cabeçuda (no bom sentido) com os personagens clássicos, foi apenas o segundo romance de Jornada publicado pela Pocket Books nos EUA, em 1981. (O primeiro foi a novelização de Jornada nas Estrelas: O Filme, escrita por ninguém menos que Gene Roddenberry).

capa-entropy-effect               capa-efeito-entropia

Pelo ineditismo, contudo, Federation merece um destaque. Trata-se de um dos livros mais celebrados já publicados, escrito por dois autores que conhecem a franquia de trás para a frente, e combina três eras do universo fictício de Jornada: meados do século 21, quando Zefram Cochrane inventa a dobra espacial, fim do século 23, com Kirk prestes a se aposentar, e meados do século 24, com Jean-Luc Picard e companhia. Publicado nos EUA em 1994, ele fez uma ponte entre as duas gerações mais famosas da Enterprise quase simultaneamente ao que aconteceu no cinema, com o filme Generations, lançado naquele mesmo ano.

capa-federationNo livro, Kirk e Picard jamais se encontram, mas alguns dos eventos narrados envolvendo Zefram Cochrane mais tarde seriam invalidados pelo filme Primeiro Contato, que também revisita o personagem. Então, a integração de Federation ao cânone (a história “oficial” da linha do tempo tradicional de Jornada, composta apenas por filmes e séries) não é algo que se consiga fazer de forma trivial. De toda forma, é uma excelente aventura, e ficamos felizes de saber que Aleph irá publicá-la no ano que vem.

É verdade que dois livros por ano ainda é um ritmo tímido de lançamentos, mas, se os fãs querem mais livros de Jornada, a editora precisa sentir firmeza no mercado brasileiro. Afinal de contas, a Aleph já está se afogando em publicações da franquia de ficção científica do tio George, além de todos os clássicos sci-fi sobre os quais ela detém os direitos no Brasil. A propósito disso, você já comprou sua edição do Portal do Tempo? 🙂

17 Comments on "Aleph prepara novos livros de Jornada para 2017!"

  1. Incrível! Uma nova era trekker de lançamentos e novidades diversas essa que estamos vivendo. Muita empolgação com as novidades!

  2. Fernando Penteriche | 3 de agosto de 2016 at 5:35 pm |

    Sim, novos livros pela Aleph, HQs pela Mythos, livro novo de referência pela Editora Leya, e com conteúdo inédito e escrito por autores brasileiros, e Netflix com todas as séries! Novidades inesperadas mas que marcam os 50 anos de Star Trek de forma muito positiva.

  3. Tudo o que for relacionado a ST seguindo a linha Classica é bem vinda e faz a franquia perdurar.

  4. Maurício Monteiro | 3 de agosto de 2016 at 8:02 pm |

    Bom, não vou assistir o filme no cinema, mas comprarei o blu-ray assim que sair. Quanto às séries, via Netflix… urrrrúúúúú ! Tudo de bom!

  5. Qual é o livro novo de referência pela ed. Leya??

  6. Portal do tempo já ta na mão!!

  7. Compartilhando…e quando será o lançamento? Que data de Agosto?

  8. Salvador Nogueira | 4 de agosto de 2016 at 10:29 am |

    Primeiro lançamento oficial deve ser em 27 de agosto, na Bienal. Depois devemos fazer eventos em livraria. Mas não foram fechados ainda.

  9. Ok , ansiosamente aguardando….

  10. Anotadoooo!!!

  11. Já publicamos no facebook startrekkers

  12. Já comprei e já li!!! Ótimo livro!

  13. Ralph, vamos iniciar uma campanha junto à Globo para que seja feito um Globo Repórter especial dos 50 anos de Jornada? A gente pode fazer um abaixo assinado oelesu emails para eles. Podemos mandar para Band, Record e SBT também!

  14. Já tinha lido

  15. Mauricio Silva de Moura | 6 de agosto de 2016 at 11:39 am |

    Por gentileza me tirem uma dúvida: qualquer pessoa pode escrever obras , estórias sobre jornada? Não há questões de direitos autorais?

Leave a comment

Your email address will not be published.


*