DS-5 – 5ª Campanha de Doação de Sangue Trek Wars

11056948_gal[1]Em Star Trek – A Volta para casa, a tripulação da USS Enterprise retorna no tempo para a década de 80. Numa das cenas, McCoy, fica chocado quando uma senhora precisa fazer uma cirurgia invasiva para transplante de rim, algo facilmente resolvido com um medicamento oral.

No século 23 restaurar as funções de órgãos pode ser solucionado em uma consulta. Mais fácil ainda deve ser replicar o sangue. O banco de sangue da frota deve estar sempre lotado com todos os tipos, inclusive o mais raro: Tipo O, fator RH de cobre (para vulcanos).

Enquanto não chegamos neste futuro, ainda precisamos da boa vontade humana e de doadores. No Brasil 2% da população é doadora de sangue e isto é muito pouco, não chegando nem na metade dos 5% recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

13903406_1218959961482809_2343730549546245327_n[1]

É por isto que campanhas como a DS-5 (5ª Campanha de Doação de Sangue Trek Wars) são bem vindas para reduzir esta deficiência.

A DS-5 ocorre no dia 13 de Agosto (sábado), a partir das 11h, no Hemocentro da Santa Casa de São Paulo, rua Marquês de Itu, 579, próximo ao metrô Santa Cecília. Lá você encontrará diversos cosplayers de Jornada, além é claro de Darth Vader, do planeta vulcano.

Adicionalmente, você também poderá manifestar interesse em ser doador de medula óssea e se cadastrar no mesmo local.

Assim como Worf você tem duas opções: Não doar e depois, quando for tarde demais para o romulano Patahk, descobrir que não há honra nenhuma nisso, ou trilhar o caminho do guerreiro ajudando o próximo em algo que custará apenas um pouco do seu tempo.

 

Maiores informações sobre quem pode ou não doar pode ser encontrado no site http://www.santacasasp.org.br/ portal/site/doe-sangue.