Olhando o passado: A criação das orelhas de Spock

spock-orelhasPara o falecido ator Leonard Nimoy, as orelhas de Spock foram uma fonte tanto de aborrecimento quanto de diversão. É creditado ao artista Fred Phillips a concepção das orelhas pontudas do famoso Vulcano para o primeiro piloto original “The Cage”. Mas na verdade, após várias tentativas fracassadas Philips pediu auxílio a outro colega para moldar uma adequada ao ator. Tudo isso foi comentado por Gene Roddenberry em seu livro “Making of Star Trek”.

Fred Phillip era, na época, o supervisor de maquiagem da série “The Outer Limits”, quando foi contratado para a supervisão de maquiagem de Jornada. Ele projetou os Klingons originais, os romulanos e todos os outros primeiros aliens da série original. Mas seu desafio principal foi dar forma as orelhas de um personagem alienígena especial.

“Tivemos que tentar um monte de diferentes tipos de orelhas no Leonard para obter aquelas certas, que pareciam reais. Fizemos muito grandes, muito planas, também muito pontudas, e assim por diante. Então, Leonard ficou por quatro ou cinco dias em uma linha de produção e tentou esses diferentes tipos de orelhas. Nós, então, fizemos uma filmagem de teste e visualizamos no dia seguinte na sala de projeção”, disse Gene Roddenberry no livro “Making of Star Trek” (1968).

Pelo tempo que levou para encontrar as orelhas certas, algumas piadas foram feitas entre a equipe de produção sobre o projeto de maquiagem alienígena. Eventualmente, até mesmo Leonard Nimoy começou a duvidar se era certo começar assim.

“Neste momento, Spock estava começando a olhar para ele como se estivesse fazendo uma aberração com as orelhas. Ele acabou por dizer, ‘Eu decidi que não quero o papel”.

“Bem, depois de tudo o que tinha atravessado, e faltando apenas alguns dias antes das filmagens começarem, estava certo de Spock poder ser um papel significativo e desafiador. Agora veio o problema de Leonard querer estar fora disso. Tivemos que argumentar por pelo menos meia hora. Eu estava tentando desesperadamente convencer Leonard de que há dignidade em Spock e para o ator se retratar. Mas tinha havido muitos comentários e observações sobre as orelhas pontudas. Nimoy não estava convencido”, disse o criador da série.

orelha-1

“Finalmente a única coisa que eu poderia pensar em dizer a ele foi: “Leonard, olha, acredite em mim. Eu faço esta promessa a você. Se pelo 13º episódio, você ainda não gostar das orelhas, eu, pessoalmente, vou escrever um script em que você vai começar um procedimento cirúrgico e voltar ao normal.  Ele olhou para mim por um minuto e, em seguida, praticamente caiu no chão de tanto rir. De repente, as orelhas tinham sido colocadas de volta na perspectiva correta. E esse foi o fim do problema.”

Mas o problema não tinha acabado ainda. Havia a aplicação da maquiagem adequada ao personagem. Isso foi retratado pelo produtor Bob Justman que recordou o processo complicado no livro de Herbert F. Solow, “Star Trek Sketchbook” (1997).

orelha-2

“A teoria era que, uma vez dos moldes serem feitos, as orelhas duplicadas podiam ser guardadas quando necessário e coladas sobre as orelhas de Leonard. É mais fácil falar do que fazer. Uma vez que algumas tinham sido meticulosamente anexadas e coloridas para combinar com o resto da tez amarelada de Spock, e quando foram removidas (um processo demorado e doloroso para Leonard, uma vez que foram fixadas com cola Spirit e removidas somente com o uso de solvente forte), não podiam ser salvas para usar na próxima vez. Então, novo dia, novas orelhas. E a borracha que estava sendo usada não era confiável. O laboratório de maquiagem tinha que lançar orelha após orelha até que um bom conjunto foi feito. Mais tarde, quando a série foi filmada, Charles Schramm do departamento de maquiagem da MGM iria usar uma fórmula de látex melhorado em uma base de linha de montagem”.

Ele ainda levava uma hora e meia todos os dias, antes de filmar, para aplicar as orelhas. Justman lembrou no livro “The Making of Star Trek” como ele brincava com o problema.

“Antes de começarmos a segunda temporada, eu disse para Leonard que eu poderia resolver o problema das orelhas durante toda a segunda temporada. Eu disse, ‘Leonard, eu acho que tenho a resposta para o problema da orelha. Você vai ser capaz de salvar todo esse tempo na maquiagem. não ficará mais desconfortável, não mais sentirá dor, sem mais problemas. Você pode simplesmente pegar a composição regular e tudo será perfeito’. E ele diz: “Sim, o que é Bob?” E eu disse: ‘Nós vamos enviá-lo para um cirurgião plástico e vamos apontar suas orelhas. Quando a série estiver acabada, nós vamos pagar para colocá-las de volta ao normal!” Eu quase convenci Leonard de que seria muito mais fácil e muito menos doloroso. Quanto mais eu falava, mais ele começava a ouvir e meio que acenava com a cabeça. Você quase podia ouvir o pensamento passando por sua mente, “Quem sabe … possivelmente seria muito melhor … “. Naquele momento eu não poderia manter a cara séria por mais tempo e comecei a rir, foi quando Leonard percebeu e começou a rir, também”.

A segunda etapa foi a criação das sobrancelhas Vulcanas, características de Spock. Isso exigiu que Phillips raspasse as metades externas das sobrancelhas reais de Nimoy durante cada sessão de maquiagem. Phillips preenchia as novas sobrancelhas com um lápis de sobrancelha, então pintava sobre essas linhas com goma Spirit. A goma Spirit foi usada para prender comprimentos curtos de pêlo de iaque (ruminante da Ásia), que Phillips cortava a partir de longas mechas estocadas, misturando os pequenos tufos com o que restava das sobrancelhas de Nimoy. A fase final do processo envolvia aplicar maquiagem base e adicionar sombreamento para garantir que os contornos de sombra seriam vistos, mesmo sob as luzes brilhantes do cenário.

orelha-3

Quando a série começou a produção, o uso das orelhas pontudas de Spock era motivo de grande controvérsia entre a equipe de produção e a rede de televisão.

“Em 1965, o Departamento de Vendas da NBC estava preocupado”, lembrou Herb Solow, executivo da Desilu naquele período. “Era como se eles acreditassem que, depois de Satanás ter sido expulso do Jardim do Éden, ele foi reencarnado no ator Leonard Nimoy e lançado como oficial de ciências Spock, um orelhudo aguçado, e ‘satânico’ Vulcano alienígena com sobrancelhas arqueadas”. A NBC temia que seus anunciantes e estações locais fossem alvos de uma reação religiosa protestando contra este “diabo encarnado”.

“Levou várias semanas para descobrirmos que o Departamento de Vendas da NBC tinha disfarçado as orelhas de Spock”, diz Solow.

orelha-4

A NBC tinha enviado uma atraente brochura de vendas da série a suas afiliadas e anunciantes. Um exame minucioso mostrou, porém, que um artista que trabalha para o Departamento de Vendas da NBC tinha retocado as orelhas pontudas de Spock por redondas em todas as fotografias.

A fim de aplacar o medo da rede, que estava defendendo fortemente o uso de orelhas regulares e sobrancelhas sobre o personagem Spock – um movimento que teria prejudicado gravemente o conceito de que um alienígena estava servindo a bordo da Enterprise – a equipe de produção decidiu “contar a NBC o que eles queriam ouvir” ao concordarem em reduzir significativamente a visibilidade de Spock na série para as primeiras treze semanas, enquanto na verdade, a produção prosseguiria sem limitações sobre o uso do primeiro oficial Vulcano.

“Os primeiros quatro episódios que foram ao ar destacaram o Sr. Spock em diferentes graus”, disse Solow. “Mas no momento em que o quinto episódio ficou pronto para ir o ar, a ‘Spockmania’ já tinha entrado em erupção e uma campanha anti-Spock da NBC chegou a um impasse. A sala de expedição da Desilu ficou abarrotada com enormes sacos de cartas de fãs, a maioria dos quais foi dirigida ao Sr. Spock.”

Além da trabalhar nos 78 episódios da série original, Fred Phillip também fez a maquiagem para Star Trek: The Motion Picture (1979). Foi ele o responsável pelo corte de cabelo da atriz Persis Kambatta (Ilia). Por seu trabalho em The Motion Picture, Phillips recebeu em 1980 a indicação ao Saturn Award como Melhor Maquiagem.

Ele chegou a ser convidado para criar maquiagem para Star Trek: A Ira de Khan em 1982, mas aos 74 anos, sua visão já era muito fraca, então ele recusou a oferta.

cabelo

Fonte: ForgottenTrek