Obama fala do significado de Jornada para o mundo

obamaFã de Jornada nas Estrelas, o presidente dos EUA, Barack Obama, em entrevista para a revista Wired, cuja edição sairá em novembro, falou da importância da série em sua vida e na de muitas pessoas como o exemplo de diversidade, cooperação e pronto para qualquer desafio.

Obama, em uma entrevista abrangente sobre a tecnologia e o futuro, mencionou que ele era um “vidrado” em Star Trek quando criança. Ele costumava assistir os mesmos vinte episódios uma vez ou outra.

“Eu era um vidrado em Star Trek quando eu era criança. Eles eram sempre divertidos de assistir. O que fez a série duradoura é que não foi, na verdade, sobre a tecnologia. Foi sobre valores e relacionamentos. É por isso que não importa que os efeitos especiais eram de qualidade ruim, certo? Eles pousavam em um planeta e havia todas essas pedras de papel machê. [Risos.] Mas isso não importa, porque ele estava realmente falando de uma noção de uma humanidade comum e uma confiança em nossa capacidade de resolver problemas”.

O Presidente elogiou representação de um grupo diversificado de trabalho através das fronteiras, reais ou ficcionárias de Star Trek, para resolver problemas.

“Star Trek, como qualquer boa história, diz que estamos todos complicados, e todos nós temos um pouco de Spock e um pouco de Kirk [risos] e um pouco de Scotty, talvez alguns Klingons em nós, certo? Mas isso é o que eu quero dizer sobre descobrir isso. Parte de descobrir isso é ser capaz de trabalhar através das barreiras e diferenças. Há uma certa fé na racionalidade, temperada por um pouco de humildade. O que é a verdade da melhor arte e verdadeira da melhor ciência. A sensação de que possuímos essas mentes incríveis que devemos usar, e que ainda estamos apenas arranhando a superfície, mas que não devemos ficar muito arrogantes. Devemos nos lembrar que há um monte de coisas que não sabemos.”

Obama falou de um filme recente de ficção, The Martian (Perdido em Marte com Matt Damon), que também demonstrou espírito de, juntos, superar as dificuldades e resolver os problemas como Star Trek.

Um recente filme capturou o espírito- The Martian. Não porque ele tinha uma trama extremamente complicada, mas porque mostrou um monte de pessoas diferentes tentando resolver um problema. E empregando criatividade, coragem e trabalho duro, e ter confiança de que, se isso está lá fora, podemos descobrir. Isso é o que eu mais amo sobre a América e por que ela continua a atrair pessoas de todo o mundo para todos os desafios que enfrentamos, esse espírito de “Oh, nós podemos descobrir isso”. E o que eu mais dou valor sobre a ciência é essa noção de que podemos descobrir isso. Bem, nós vamos tentar isso, se não funcionar, vamos descobrir por que não funcionou e, em seguida, vamos tentar outra coisa. E vamos deleitar-nos com os nossos erros, porque isso vai nos ensinar, como última instância, a quebrar o código sobre a coisa que estamos tentando resolver. E se alguma vez perdermos esse espírito, então nós vamos perder o que é essencial sobre a América e o que eu acho que é essencial sobre o ser humano.

Fonte: Trek Movie