Orci usa tema racial para descrever Spock

vulcan-saluteO produtor e roteirista Roberto Orci disse que ele tem uma ligação especial com um dos personagens mais populares de Jornada. Orci, um cineasta de origem mexicana, compara Spock a um estrangeiro ilegal na sociedade moderna, e remete para o personagem de ficção como “Mr. Spic” nos filmes e séries de TV.

“Eu sempre pensei em Mr. Spock como um latino, ele é um alienígena, um imigrante”, disse o produtor em entrevista ao site Variety. “Só entre nós, e só eu posso dizer isso, eu, pessoalmente, costumava chamá-lo de Mr. Spic (Um termo ofensivo referindo-se a uma pessoa espânica ou latina)”.

Orci esclareceu: “Eu disse não como uma maneira de denegri-lo, mas como uma maneira de entrar em contato com o que é um estrangeiro a entrar no que parece ser um grande mundo”.

Orci, que tem mais de 25 créditos de escrita, incluindo os últimos três filmes Star Trek, foi perguntado sobre filmes multi-culturais da franquia e programas de TV ao longo dos anos. Ele revela que muito de sua própria experiência estaria inserida no personagem de Spock ao escrever os projetos.

“Ele vem de outra terra. Ele é meio-humano, eu sou meio-mexicano”, explicou. “Ele tem essa bagagem cultural que traz ao tentar encaixar o máximo que pode.”

O cineasta disse que enquanto ele se esforça para ser aberto com sua formação cultural, ele também quer fazer parecer invisível em seus personagens.

“Eu acho que um dos segredos para mirar em meu povo e meu mercado, é torná-lo um pouco invisível”, acrescentou. “Deixar os valores e a cultura de onde eu venho … quando está bem para a história, então por Deus torna-se óbvio. Mas a questão é outra no final das contas.”