Pegg diz o que sabe sobre um quarto filme Star Trek

pegg-2Simon Pegg, em entrevista recente ao Entertainment Weekly, falou sobre as implicações políticas do vilão de Star Trek Sem Fronteiras, comparando com o eleito presidente Ronald Trump, a reação do elenco pela triste ausência de Yelchin, a cena deletada com a personagem tenente Romainee, e o que JJ Abrams pode estar planejando para o próximo filme.

Quando falei com o seu co-escritor Doug Jung , ele mencionou que tinha algumas idéias esquisitas no processo de script inicial. Havia alguma coisa em especial que você se lembra que não fez na versão final da história?

Pegg: Krall, inicialmente, foi aumentando fisicamente com pedaços de outros alienígenas. Essa ideia tornou ele esse tipo, em vez fazê-lo em um nível genético. Inicialmente, ele era uma mistura de várias espécies e vida material. A hipocrisia dele: A propaganda ambulante para a integração, mesmo que ele seja contra isso.

Krall é realmente Balthazar Edison, um oficial do início Federação. Como vocês conceberam a história de fundo, que está tão enraizada em um monte de idéias sobre a Frota?

Pegg: Nós gostamos da ideia deles aparentemente indo onde ninguém foi antes, mas, na verdade, encontrando-se em algum lugar onde não apenas alguém tinha ido antes, mas a Federação tinha ido antes. Nós queríamos brincar com a história e tomar um personagem desde os primórdios da Federação. Nós não queríamos que ele seja apenas de vingança. Queríamos suas motivações fossem um pouco mais complexa. Com Nero, e com Khan, por trás de todo estas mal interpretadas bravatas, tipo de ter uma causa nobre. Um deles perdeu sua esposa e filho. O outro queria proteger sua tripulação, e tiveram este sentido equivocado de lealdade, mas estavam um pouco chateados.

Nós gostamos da ideia de alguém ser um pouco louco, e a sensação passou e foi esquecida. Alguém com um complexo de ego terrível. É incrível para mim como Krall é um tipo que totalmente se espelha a Donald Trump. Você sabe, esse tipo de ego totalmente frágil que está projetando todas as suas próprias falhas em outras pessoas.

Há um monte de idéias políticas que Krall traz sobre o significado da Frota Estelar.

Pegg: Pegamos o ponto de vista de que Star Trek tem sido sempre socialmente alegórica e politicamente alegórica: “Vamos espelhar coisas que estão acontecendo em nossa cultura”. Isso era algo realmente importante para nós. Nós estávamos olhando para essa noção de separatismo versus integração e como, no momento, parece haver esse afastamento dessa noção de cidadania global. É algo mais sobre: “Não, eu preciso cuidar de mim, do meu grupo, do meu próprio demográfico”. Parece um tempo muito tóxico. Em certo sentido, houve agitações de quando começamos a escrever, mas está aumentado exponencialmente desde então. É uma espécie assustadora, quão rapidamente e quão encorajadora estas pessoas tornaram-se, sem remorso de auto-ismo.

Você estava comparando Krall a Donald Trump. Eu estava pensando nele como uma figura tipo Boris Johnson (Secretário do Reino Unido).

Pegg: Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia), absolutamente! O que acontece com Krall é: Eu não sei se ele necessariamente acredita no que ele está dizendo. Krall tem apenas uma espécie de raiva, sabe? Ele era um soldado, lutou em guerras, perdeu um monte de gente, de repente, ele tem que partir o pão com o inimigo. Ele desaparece através de um buraco de minhoca, fica abandonado. Fica irritado. Em última análise, a sua postura política é uma cortina de fumaça. Ele realmente só quer queimar o universo, que é porque ele está chateado.

Ele olha para a Federação da mesma forma que a ala direita tende a ter idéias da esquerda e apenas dizer que eles são “maus”. Coisas como o politicamente correto. Eles dizem, oh não, politicamente correto, isso é ruim.

Sem Fronteiras termina com Krall vencido. Pergunto-me, se você tinha escrito o filme este ano, teria havido um final feliz?

Pegg: Eu lutei com o fim correto até quase antes filmamos. Doug e eu estávamos tentando encontrar uma maneira para Krall vir a ser bom. Queríamos que ele, em seus momentos finais, talvez ajudasse Kirk a ventilar o Abronath para o espaço. Nós simplesmente não podíamos levá-lo a mudar tão rapidamente. Decidimos tê-lo olhar como se talvez fosse ajudar. Ele vê seu reflexo no lado do vidro, e percebe que é apenas um monstro. Nero teve um vago tipo de morte. Khan foi colocado no gelo no caso de querermos trazer de volta Benedict Cumberbatch. Doug e eu pensamos: “Vamos deixar o nosso vilão ser completamente destruído”.

Quando eu estava revendo os outros filmes Star Trek, eu percebi que tinha esquecido o fato de que em Star Trrek V: A Fronteira Final, Scotty e Uhura tem algum tipo de romantismo. Em qualquer ponto do processo fez você sentir que Scotty precisava de um interesse amoroso?

Pegg: Como co-roteirista do filme, se eu tivesse escrito para mim qualquer tipo de interesse romântico com Zoe Saldana, eu teria sido criticado. Nós tivemos um pouco de referência, em uma cena deletada do DVD, onde Scotty fala sobre sair para tomar uma bebida com a tenente Romaine, e isso é uma personagem da série original que Scotty ficou romanticamente ligado.

No verão passado, você escreveu um ensaio interessante sobre tocar em um monte de questões relativas ao entretenimento do geek moderno. Foi interessante ver, em Sem Fronteiras, que tanto Kirk quanto Spock estão lutando internamente com um monte de grandes idéias sobre Frota e Star Trek em geral. Eram as idéias que você mencionou no ensaio sobre como você concebeu arcos desses personagens?

Pegg: Era importante Doug e eu garantirmos que o filme tivesse algum tipo de coração, e algo a dizer sobre a condição humana. Meu medo era … Eu sou um grande fã de entretenimento. Não vejo puro entretenimento como perigoso, ou qualquer outra coisa. Mas eu acho que estávamos em perigo de tornarmos infantilizados pelos nossos gostos. Se o que estamos consumindo não é particularmente difícil, se é apenas fogo de artifício e coisas sem qualquer tipo de substância, então é só vou lavar sobre nós, não tem nenhum tipo de efeito. Então nos tornamos zumbis, e todos nós sabemos onde isso vai dar!

Não há nenhuma razão para que puro entretenimento também não podem ser pensado, tenha profundidade e algo a dizer. Era importante para Doug e eu – e Justin estava realmente interessados nisso também – de que o filme só tivesse algo para mastigar.

Antes de Sem Fronteiras ser lançado, um quarto filme foi anunciado, que contará com Chris Hemsworth como o pai de Kirk, George. Você já ouviu falar alguma coisa sobre o próximo filme?

Pegg: Tornou-se um pouco agridoce, realmente, porque nós perdemos Anton tragicamente, e isso profundamente afetou todos nós. Vai ser muito difícil fazê-lo novamente sem ele, mas nos tornamos muito próximos ao longo dos anos, e até mesmo mais ainda agora. JJ é JJ. Ele é muito reservado, e eu acho que isso é algo que ele está numa espécie de cozinhando, ou que tenha estado cozinhado por uma história. Eu não sei nada sobre isso. Estou intrigado. Pessoalmente, eu sinto que estou fascinado para descobrir. Seria interessante com Kirk, agora que ele parece ter superado seus problemas com o pai, você sabe, chegar a um bom lugar psicologicamente em termos de seu relacionamento com seu pai. Eu só posso imaginar como será, de repente, tem que enfrentá-lo.

Fonte: TrekMovie