Frota Estelar Brasil anuncia retorno e prepara nova convenção para abril de 2017 em SP

feb-angUma grande notícia para os fãs — saudosos e novos — de Star Trek. A Frota Estelar Brasil, maior fã-clube brasileiro da franquia, anunciou que está retomando suas atividades, após um hiato de 14 anos. Fundado em 1989 e responsável pelos maiores eventos ligados a Jornada nas Estrelas no país — dentre eles a visita de três dos atores clássicos, George “Sulu” Takei, Walter “Chekov” Koenig e o inesquecível Leonard “Spock” Nimoy –, o grupo voltará a promover reuniões para os trekkers a partir de 2017.

O anúncio foi feito pelo presidente da Frota Estelar Brasil, Luiz Navarro, durante evento realizado pela Paramount Pictures para divulgar o lançamento de “Star Trek Sem Fronteiras” em home-video, no último sábado (17).

O Trek Brasilis recebe com muito entusiasmo a novidade e convida todos os fãs e preencherem o cadastro no site da Frota (rebatizada Frota Estelar Brasil – A Nova Geração) para receber mais informações e descobrir como se filiar ao fã-clube, a partir de janeiro. A primeira convenção de retorno será no dia 8 de abril de 2017, no hotel Meliá, em São Paulo, e certamente o TB estará lá para prestigiar e conferir todas as atrações! Confira abaixo a mensagem divulgada por Luiz Navarro anunciando o retorno do clube, enviada a todos que se cadastram no site.

Frequências de Saudação Abertas!

Olá, bem vindo à Frota Estelar Brasil – A Nova Geração

Recebemos sua mensagem e já a registramos em nossos computadores de Bordo.

Daqui para frente seu nome constará nos autos da Frota Estelar.

Embarque nessa Jornada e conheça o maior clube de Ficção Científica e Jornada nas Estrelas da América do Sul.

Neste primeiro contato, você receberá informações sobre o Clube, sua história e os planos para o futuro.

Acomode-se em sua cadeira de capitão, e dê a ordem ao piloto para entrar em dobra 9!

História:

A Frota Estelar Brasil existe desde 03 de junho de 1989, com o objetivo de Divulgar Ciência por meio da Ficção Científica, firmou-se  rapidamente como o fã-clube de Jornada nas Estrelas mais difundido e influente do Brasil.

Entre 1989 e 2003 foram realizadas 124 Convenções Estelares, com temas sempre relacionados à série, como a Klingon 2000, StarCon, Enterprise, Engenharia…

Numa época pré-popularização da internet, a Frota Estelar Brasil tinha cerca de 12 mil sócios espalhados por todo o país, e até no exterior. Eles recebiam boletins informativos impressos via correio, como o cultuado fanzine Diário de Bordo, e também inúmeros boletins avulsos, além de carteirinha de sócio, com um sistema de ranking de patentes, em que os sócios eram promovidos periodicamente.

Nas Convenções aconteciam palestras, painéis, mostras científicas, peças de teatro e até shows musicais. Eram exibidos vídeos inéditos na época, materiais especialmente feitos para os eventos, e episódios das novas séries, ainda inéditas no Brasil.

A Frota colaborou ativamente com produção e lançamento dos livros da série Star Trek pela editora  Aleph, a convite de Pierluigi Piazzi, além de 18 títulos, auxiliou na produção do dicionário Klingon.

A Frota realizou diversas pré-estreias entre elas, as memoráveis Star Trek V no Cine Gemini e Star Trek VI no Cine Comodoro, com a presença de 2 membros do grupo Titãs, Paulo Miklos e Marcelo Fromer.

A Frota foi, e é até hoje, o único fã-clube de Jornada nas Estrelas a trazer atores e consultores da série original para suas convenções.

Em 28 de setembro de 1996, George Takei foi o primeiro a aportar em nossas terras, e participou com alegria da Convenção Capitão Sulu, lotando o Palácio das Convenções do Anhembi.

Em 1997, 1998, 2002 e 2003 trouxe Richard Arnold, Consultor de StarTrek de todos os filmes de cinema, representante da Star Trek Comunicator  e roteirista e consultor dos filmes The Captains e On The Bridge ( ambos no NetFlix) .

Tivemos também 2 Convenções StarCon com colaboração e roteiro do músico Trekker Zé Rodrix  e 3 grandes Klingon Conventions.

Em 15 de junho de 2002 , Walter Koenig nos deu o prazer da sua presença na Convenção Capitão Chekov, e em 25 de outubro de 2003 tivemos o auge da nossa história como clube, quando trouxemos Leonard Nimoy, o Sr. Spock,  que levou o Anhembi à loucura.

Durante sua história, a Frota esteve presente nos principais meios de comunicação brasileiros, com diversas matérias em jornais, revistas e televisão, como o programa Metrópolis da TV Cultura, Globo Repórter, Bom Dia São Paulo e o Jô Soares Onze e Meia e Programa do Jô (4 vezes).

Além do trabalho de divulgação, proporcionou a coisa mais importante para um fã: o encontro com outros fãs, a formação de grupos de amigos que estão juntos até hoje e tem a Frota como parte de sua história de vida.

Em 2003, o Clube parou de realizar Convenções Oficiais, mas seus associados continuaram a receber boletins periódicos e ter acesso ao recém-inaugurado site da Frota Estelar Brasil. Durante os últimos anos, a Frota era apenas uma boa lembrança para todos que de alguma forma participaram dela.

Futuro:

Agora, 13 anos depois da última Convenção Oficial, a Frota está oficialmente de volta, modernizada e adaptada à era da internet, e com planos para realizar as maiores Convenções de sua história!

A primeira Mega-Convenção da Nova Geração da Frota Estelar Brasil, a 125ª de sua história, já tem data para acontecer: será no dia 8 de abril de 2017, no auditório do Hotel Meliá, na Avenida Paulista, 2181, bem em frente à Estação Consolação do metrô. Teremos palestras, shows, homenagens e vídeos inéditos, além de lojas geek montadas especialmente para o evento, disponibilizando os mais variados produtos ligados à Star Trek, para você, fã incondicional da série. Os ingressos para esta mega-convenção serão disponibilizados a partir de janeiro.

Também em janeiro, disponibilizaremos o cadastro para quem quiser se tornar sócio da Frota Estelar Brasil – A Nova Geração.

Sócios terão acesso completo ao site, produtos exclusivos, boletins informativos, descontos nas convenções e muitos outros atrativos. Detalhes completos, a partir de janeiro!

Por ora, agradecemos o seu interesse, e esperamos tê-lo a bordo em nossa aventura!

Almirante Luiz Navarro

Presidente e fundador da Frota Estelar Brasil