Discovery estreia com 9,6 milhões no All Access

Ao que parece o retorno de Jornada a TV foi em grande estilo. A série Star Trek Discovery estreou domingo nos EUA e os primeiros números de audiência, assim como reviews de críticos, começam a surgir. O piloto duplo “The Vulcan Hello/Battle at the Binary Stars” é considerado um dos mais pirateados da história das séries, mas uma segunda temporada está prevista só para 2019.

Boa audiência de estreia.

Segundo os sites que trabalham com classificações de audiência, Discovery abriu firme na CBS Access e agradou o público.

O episódio de estréia foi exibido das 8:48 às 9: 53 horas (horário nos EUA) em Tv aberta e o episódio número dois ficou imediatamente disponível no CBS All-Access após o futebol da NFL e, segundo a Entertainment Weekly, apresentou  9,6 milhões de visualizações (com uma nota 1.9 entre adultos 18-49).

As classificações para a estréia de Discovery conseguiram superar a estréia da paródia The Orville (8,6 milhões), de Seth MacFarlane na FOX, que para muitos, poderia ser uma referência da franquia.

EW também relata que a CBS “espera que os números aumentem para 15 milhões de telespectadores e uma classificação 3.0 ao adicionar sete dias de visualização”.

É claro que Discovery tem um longo caminho a percorrer para se tornar uma série de sucesso, mas os números iniciais são promissores, e um certo ar de otimismo já circula pelos corredores da CBS.

Não há avaliações para serviços de streaming, é algo que cabe exclusivamente a cada empresa divulgar ou não, mas de acordo com a CBS, Star Trek Discovery quebrou um novo registro para inscrições de assinantes em um único dia.

Mas esse não foi o único parâmetro a ser observado para o grau de aceitação da série. Um outro ponto que não é muito do agrado das emissoras também foi levado em consideração. Em menos de 24 horas, episódio de estreia já é um dos mais pirateados da história das séries.

A lista de episódios de TV mais pirateados da história do site The Pirate Bay é composta por Game of Thrones e American Horror Story, mas a novata de Jornada entrou no top 15 do site em menos de 24 horas.

Conforme relata o site Observatório do cinema, o episódio de estreia de Discovery aparece na 15ª posição da lista, ainda liderada pelo episódio final da 7ª temporada de Game of Thrones, “The Lion and the Wolf”.

O segundo episódio de Discovery, que ficou disponível no serviço de streaming CBS All Access pouco depois da exibição do primeiro na TV tradicional americana, também entrou no top 30, provando a força da nova série da franquia.

Discovery sempre foi a grande aposta da CBS para levar seu serviço de streaming over-the-top. Mas há quem ache agora que a série tem potencial muito maior do que o que está sendo permitido e que mereça algo melhor que o serviço de streaming da CBS. Dúvidas à parte, só o tempo dirá.

Críticas tem sido positivas.

Quanto as críticas especializadas, a maioria tem sido de moderada aceitação a positiva. Discovery, atualmente, tem uma classificação de 84% na Rotten Tomatoes com base em 24 críticas, com uma audiência de 65%. A classificação do Meta Critic é 74 baseada em 17 avaliações.

A Forbes, que costuma ter críticas ácidas sobre produções de Jornada, achou a série promissora, com uma proposta diferente do que já foi mostrado na franquia. Com o título “não espere mais do mesmo”, o artigo da revista acredita que a série tem todas as chances de se tornar algo excelente, desde que não seja um Trek por meio de Game of Thrones.

A temporada 2 seria para 2019.

Ao conversar com o site The Hollywood Reporter, sobre a estreia da série, Alex Kurtzman entrou no assunto de uma possível segunda temporada.

Nós temos uma imagem maior para a segunda temporada – se tivermos sorte de obter uma ordem para temporada dois. À medida que você vai terminando a temporada, você ganha um monte de idéias e percebe que elas não vão caber nesta temporada, então você as coloca em fichas e na lista.

Nós temos algumas dessas coisas assim como uma grande ideia que surgiu no meio ou no fim da temporada, e queremos fazer para a segunda temporada. Isso agora se tornou a espinha do que queremos fazer para a segunda temporada. Temos uma bússola emocional apontando para uma grande ideia. Mas dado o alcance desta coisa, também estamos focados em terminar forte. Espero que possamos obter uma ordem para a segunda temporada.

Embora ele esteja cauteloso sobre uma continuação quando diz “Se conseguirmos uma segunda temporada”, o produtor também deixou claro que já existe algum pensamento sobre o que virá mais adiante:

“Aconteceram conversas preliminares sobre quando e como uma segunda temporada poderia ir ao ar e fomos muito consistentes em nossas mensagens, que é em vez de anunciar a data e ter que prorrogá-la, vamos levar em consideração tudo o que descobrimos nessa temporada. Agora que sabemos o que podemos fazer e quais são as armadilhas, então vamos nos dar tempo para anunciar uma data que faça sentido para todo mundo – tanto para a produção quanto para a CBS. Queremos levar o tempo certo, sem pressa. Idealmente, no início de 2019.”

Quando pressionado para prever uma data, Kurtzman disse “Idealmente, no início de 2019”, o que poderia significar janeiro ou mesmo em qualquer momento durante a primavera.

Kurtzman também revelou onde eles estão no processo de produção e pós-produção para o restante da primeira temporada:

Estamos prestes a começar a rodar o final. Parte do grande design da temporada incluiu o final. Sabíamos onde estávamos indo desde o início e isso era importante em termos de muitas das grandes ideias que criamos nos dois primeiros episódios. Tudo está levando a algo. Acabamos de terminar o episódio 14 e estamos prestes a começar o 15. Isso é em termos de produção. Na publicação, eu começo a misturar o episódio cinco na segunda-feira. Isso dá uma sensação de quanto tempo demora entre filmar e postar.

Algumas dicas sobre o desenrolar pós estreia.

Alex Kurtzman também conversou com a Entertainment Weekly sobre o 3º episódio deste fim de semana (“Context is for Kings”).

Há um salto no tempo. Não é um salto de tempo radical. Em muitos aspectos, criamos o episódio 3 para quase ser um novo piloto. As pessoas foram configuradas para esperar uma coisa e alguns episódios muito diferentes. A USS Discovery não aparece até o terceiro episódio, juntamente com a sua tripulação – que é o nosso principal elenco. Burnham e o público vão ter uma reinicialização. Burnham acredita que ela está indo para uma colônia penal e é vai de encontro com uma surpresa inesperada que tem a ver com a Discovery e seu capitão.

Os produtores Gretchen Berg e Aaron Harberts falaram ao The Hollywood Reporter sobre os dois primeiros episódios e onde a temporada 1 vai depois da estréia.

A estréia introduz esse mundo e uma série de personagens, mas no final do episódio dois, muito disso é explodido para impulsionar a história para o que Discovery será. Construindo a partir dessas cinzas, de onde vai a série?

Berg: Os dois primeiros episódios são onde podemos ver sua história de fundo. Chegamos a ver o que a lança no resto da série e muitas vezes, certamente em séries de televisão mais tradicionais, você veria isso através de flashback ou ouviu sobre isso através da conversa. Mas nós mostramos assim.

Harberts: permite ao público ver em dois episódios quem ela era, quem ela é nesse momento e quem pensa que vai ser. Ela está convencida de que vai ser um capitão, o capitão dele diz tanto. Para poder mostrar o público quem Michael Burnham é e como ela está funcionando ao seguir um caminho, ela está convencida de que sabe onde vai levar, o que isso nos permite fazer no episódio três é mostrar tudo o que ela perdeu.

Falando com ET! Online , Doug Jones falou sobre a devastação emocional que ocorre no episódio 2, “Battle at the Binary Stars”, e deu sua interpretação ao cliffhanger. Ele também provocou uma possível promoção quando chegou a USS Discovery sob o capitão Lorca.

Para Saru, depois de passar pela “Batalha de Estrelas Binárias” como o No. 3 na Shenzhou, se ele trocasse naves depois de ter atravessado uma batalha e sobrevivesse, ele esperaria uma promoção. Eu provavelmente deixaria isso ali mesmo. (Risos)

Harberts também abordou que o relacionamento de Burnham com o capitão Gabriel Lorca (Jason Isaacs) será diferente, à medida que a série avança.

Se Georgiou representa a versão ideal absoluta de um capitão da Frota Estelar, ou seja, ela tem a autoridade moral dada a ela pela Frota Estelar, Lorca representa a ética situacional que entra em jogo em momentos de desespero e guerra.

Nos momentos em que às vezes as regras não se aplicam quando se trata de assuntos de vida e morte, ele existe em uma área muito cinza e é quase um capitão que só poderia existir neste contexto. E, de fato, o contexto é muito importante para Lorca. Ele acredita que o contexto é o que deve decidir as ações.

Finalmente, os showrunners confirmaram que veremos Sarek (James Frain) em futuros flashbacks, mas também parece que será a última vez que veremos a capitão Georgiou (Michelle Yeoh) na série.

Nós definitivamente estaremos explorando a relação parental entre Burnham e Sarek mais adiante em flashbacks. Georgiou sempre estará presente na vida de Burnham, em sua consciência.

Não faremos muitos flashbacks com Georgiou, mas definitivamente explicaremos e exploraremos o que aconteceu com a jovem Burnham no centro de aprendizado de Vulcan nesse bombardeio horrível, quando Sarek traz de volta a vida.

Nós exploramos como esse evento realmente cimentou a relação entre essa pequena criança humana e este embaixador de Vulcano.

Fonte: TrekMovie e TrekCore