Ted Sullivan esclarece alguns pontos de Discovery

A série Star Trek: Discovery está em seu sétimo episódio e continua provocando uma boa dose de discussão entre os fãs. O site TrekMovie teve a chance de falar com o co-produtor e roteirista, Ted Sullivan, que esclareceu um pouco mais sobre as nuances com a série original.

Você falou sobre a honra de trabalhar com o colega Joe Menosky como seu co-escritor para “Lethe”. Você poderia falar um pouco sobre seu processo de entrar em Star Trek e como vocês dois colaboraram nesse episódio?

Aaron e Gretchen estavam tentando me fazer entrar em Star Trek há meses, mas estava fazendo um show com Jason Katims e não estava disponível. Quando minha agenda finalmente abriu, eu não sabia que Joe estava na equipe. Então, quando eu o conheci, eu não estava totalmente preparado  – o que é horrivelmente embaraçoso. Eu evitei contato com ele durante as primeiras semanas. Tenho certeza de que ele estava se perguntando quem diabos era esse estranho novo cara que iria sair no suco do flop sempre que estivéssemos juntos na sala de descanso.

A verdade é que ele é um dos escritores de televisão mais influentes da minha vida. Eu o coloquei na mesma categoria que Dorothy Fontana, Walon Green, Vince Gilligan e David Chase – escritores que impactaram profundamente minha sensibilidade e gosto criativo e artístico.

Foi intimidante para mim, porque Joe se sentava silenciosamente no sofá longe de todos os outros e então, do nada, a ideia mais selvagem e estranha era totalmente incrível. Coisas como “e se a tempestade fosse sensível?” E sempre foi exatamente o tipo certo de molho especial que precisávamos para fazer o episódio totalmente Star Trek – o que não é surpreendente, considerando quanto de Jornada ele escreveu.

Depois de algum tempo, eu dava idéias e ele dizia: “Sim … acho que está certo”. Isso me quebrou o gelo. E então, ele e eu fizemos alguns rascunhos em scripts e nós realmente apreciávamos a aprovação de esboços tanto de um lado quanto do outro. Então, quando ele sugeriu que escrevêssemos o episódio seis juntos, tive a oportunidade.

O quarto “Lethe” fizemos juntos – como fazemos com todos os episódios. É um esforço verdadeiramente em conjunto. Quando você tem um time tão talentoso como o que Aaron e Gretchen reuniram, seria tolo fazê-lo de outra maneira. É só quando você sai para escrever e roteirizar é que se torna mais solitário e intenso. Mas trabalhar com Joe era realmente espetacular. Nada o desanima. Ele simplesmente nunca se irrita. Eu sou completamente o contrário. Tudo é um desastre nacional e estou sempre em modo de crise.

Mas de alguma forma essa combinação funcionou. Mantivemos no ritmo e ele nos impediu de girar. Nós éramos como a dupla de The Odd Couple. Joe é definitivamente Oscar e eu sou absolutamente o Felix. Quero dizer, Joe escreve seus scripts em seu telefone em um restaurante coreano, o que é uma loucura para mim, mas totalmente Joe. E eu tenho que escrever em total silêncio no meu escritório no estúdio. Eu costumava ficar no trabalho até as 3 da manhã, o que também é insano, mas totalmente eu. Mostrei minhas páginas para ele no meio da noite e então ele acordava e trabalhava nelas enquanto eu dormia, e então, nos encontrávamos às 10h para examiná-las.

O bom é que ambos temos opiniões fortes, mas sempre deixamos nossos egos na porta. A melhor ideia ou linha de diálogo sempre ganhava. Escrever muitas vezes pode ser uma experiência solitária. Mas isso foi lindo e solidário. E eu aprendi mais com ele desde que trabalhei com Walon Green de volta nos meus dias de Direito e Ordem. Joe é muito compassivo e mundano, perspicaz e amável. Ele também é estranho, o que eu amo, porque eu também sou estranho. Sinto que ganhei um amigo ao longo da vida.

Os personagens ainda não estão prontos.

“Lethe” pareceu auto-contido, era essa parte da intenção ou era um recurso já que estamos ficando cada vez mais no meio do caminho da temporada?

Aaron e Gretchen sempre imaginaram alguns episódios parecerem mais stand alone do que outros. Mas também há muitos elementos serializados em “Lethe”. O drama entre Lorca e Cornwell é um resultado direto do seu rosto no episódio cinco, o que por sua vez é o resultado direto da batalha bem sucedida da Discovery no quatro. E obviamente, agora a pobre Kat está nas mãos do General Kol, que é algo que definitivamente terá repercussões na linha da história. Portanto, a história serializada ainda é um dos principais componentes do episódio.

Eu acho que o motivo pelo qual o episódio se sente fechado é por causa de Sarek e Burnham. Há uma clara história de pai/filha com um começo, meio e fim. É uma jornada profunda para Michael. Pela primeira vez em sua vida, ela vê seu pai adotivo como falho. É um grande problema quando você vê seus pais através de olhos adultos e percebe que eles não são perfeitos.

Era realmente importante para nós contar essa história. Ela move Michael para frente e ajuda a concentrar seu personagem. A audiência levou algum tempo para se acostumar com isso. Normalmente, os personagens de Jornada são totalmente realizados. Kirk é Kirk. Riker é Riker. Ninguém em Discovery está totalmente realizado ainda. Você pode ver os personagens mudando como um resultado direto dos eventos de cada episódio. Eles estão “descobrindo” quem são eles. E a Federação e a Frota Estelar também. Todos pensavam que sabiam quem eram, mas essa confiança é testada pela guerra.

Ainda estamos a dez anos de distância da série original. Então, há muito tempo para crescer e mudar. Eu acho que as pessoas vão começar a ter mais e mais vislumbres da Frota Estelar que eles conhecem mais profundamente na série que recebemos. Mas ainda não estamos lá.

À medida que chegamos a esses episódios do meio da temporada, as revelações sobre Sarek são o grande ponto de pivô na reabilitação/redenção de Michael?

Diria que sim. Mas como muitos começaram a ver, não estamos fazendo o que as séries anteriores fizeram. Estamos movendo histórias à velocidade de dobra. E tudo o que você vê está impactando a história, personagem e tema. Não perdemos o tempo. Mesmo Tilly e Michael fazendo corrida em “Lethe” dentro da história de Sarek/Burnham. Michael está inicialmente impulsionando Tilly como Sarek a impulsionou para Vulcano. Mas no final, ela tenta corretamente corrigir e dizer a Tilly que encontre seu próprio caminho. Essas cenas de suporte mostram algum crescimento e percepção pessoal já.

Stamets e questões não resolvidas de Lorca.

Ele apareceu para o alívio cômico neste episódio, mas o que exatamente fez Stamets para si mesmo e esta fase “legal” é apenas o começo? Ele vai acabar como um “navegador da corporação” (Duna)?

Então … você está tentando me demitir, não é?

Eu direi que, enquanto Stamets é definitivamente um alívio cômico neste episódio, é colorido pelo momento no espelho do episódio anterior. Então, há uma vantagem para isso. Não está resolvido. Muitas pessoas esperavam ver isso aqui. Mas a verdade é que não tivemos tempo para isso. E há algo de legal em deixar isso demorar. Sabemos que isso está lá nadando debaixo da superfície da água como um leviatã. É uma baleia amigável? Ou um tubarão assassino?

Mais uma vez – isso é um testemunho do tipo de narrativa que Aaron e Gretchen fazem. Eles têm paciência. Eles usam personagens que trabalham para a história e não bloqueiam pontos de argumento apenas para rastrear o enredo. Adoro isso sobre eles e Discovery.

Uma coisa que desencadeou o debate é a motivação de Lorca para recomendar Cornwell para substituir a Sarek em sua missão. A motivação de Lorca é ambígua e, possivelmente, uma parte bastante escura de sua intenção?

Claro. No final, ele escreve a própria linha de Cornwell – “Discovery é maior do que qualquer um de nós”. Saru não sabe disso, mas nós, o público, sabemos. Isso é de propósito.

Lorca está ferido. Jason Isaacs não foi tímido falando sobre esse aspecto dele na imprensa. Ele viu muita dor e morte. E ele tem muito sangue em suas mãos. Seria impossível não ser afetado por isso. E suas escolhas serão afetadas por elas.

Não é um holodeck.

A galeria de tiro holográfico estimulou muita discussão entre os fãs, você pode explicar como a galeria holográfica em Discovery difere de um holodeck da era A Nova Geração?

Olhem, eles nunca interagem fisicamente com os Klingons. Sim, Tyler “atinge um botão virtual”, mas você faz o mesmo no Star Trek: Bridge Crew no PS4. O que você está vendo aqui é um passo em direção ao desenvolvimento de holodecks. Não é um holodeck totalmente realizado.

Nós conversamos sobre isso muito na sala. Honestamente não está tão longe da experiência de Realidade Virtual de hoje. Nós devemos fingir que a tecnologia simplesmente desapareceu ou parou de evoluir? Esta é basicamente uma etiqueta laser de alta tecnologia. E honestamente – estava na Série Animada. Então não consigo entender que seja grande controvérsia.

A tecnologia não se materializa subitamente durante a noite. Você evolui lentamente de máquinas de cartão-perfurado para computadores de mesa, para laptops, para smartphones. O que você está vendo aqui é um passo na jornada do desenvolvimento de holodecks. Isso é tudo.

Isto não é um holodeck.

A volta de Mudd.

Eu sei que você também estava no set na sua qualidade de produtor co-executivo para o episódio mais recente “Magic to Make the Sanest Man Go Mad “, como foi essa experiência?

Dave Barrett dirigiu um episódio épico diabólico em circunstâncias loucas. Eu fiz um filme de viagem no tempo, então eu sei em primeira mão o quão difícil é contar esse tipo de história. Além disso, tem nossa primeira cena de festa em Discovery. Eu fiz um milhão de cenas de festa em Revenge e Supergirl e deixe-me dizer-lhe, eles não são fáceis na Terra, muito menos na fronteira final. Mas ficou realmente impressionante.

Obviamente Rainn Wilson faz outra aparição como Harry Mudd. Foi uma grande emoção trabalhar com ele. Ele é a mistura perfeita de comediante e ameaçador. E ele é um ator malicioso que gosta de “sim e” tudo. Ele sempre adicionou linhas ou ações que tornaram as cenas infinitamente melhores.

Fonte: Trek Movie