USS Callister, paródia de Star Trek, pode virar série

O episódio “USS Callister”, primeiro da quarta temporada de Black Mirror, pode se tornar uma série própria, segundo o diretor Toby Haines. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Haines confessou que uma ideia de série derivada envolvendo a premissa do episódio foi levantada entre os produtores.

Esta é a primeira história espacial de Black Mirror. Você é fã de Star Trek e como conseguiu esse equilíbrio de colocar easter eggs suficientes, mas também mantendo isso um Black Mirror original?

Provavelmente sou um grande fã de Star Trek mais do que Charlie (Brooker). Quando criança, eu era um super geek para todas as coisas de ficção científica na TV, particularmente Dr. Who. Eu conhecia muito bem a série original de Star Trek dos anos 60. Eu era um fã, e sou um pouco reverente sobre isso, então fiquei feliz em trabalhar rápido e solto com esta versão. Eu sabia coisas que Charlie não sabia, e é por isso que colocamos a Michaela Coel (Shania) em uma roupa vermelha. Michaela teve que estar com uma roupa vermelha porque ela é a primeira da tripulação a ser morta. Em Star Trek, o cara de vermelho sempre é detonado. [Daly também está usando vermelho na nave]. Eu conhecia essas camadas em detalhes, então eu me assegurei de que estivessem elementos lá. Eu nem tenho certeza de ter comunicado isso a Charlie, mas era apenas algo que tinha que ser. Ele é muito inteligente em detalhes e sobre a integridade do conceito. Isso foi impressionante. Charlie e Annabel são muito particulares, mas você realmente começa a falar seu idioma depois de um tempo, e é um prazer trabalhar com eles. Toda reunião que você tem com eles, você sempre gasta o tempo todo rindo. Foi um dos projetos mais estressantes, mas também um dos mais divertidos. Espero que aconteça novamente; Foi um momento mágico.

Quais foram alguns dos desafios de deixar claro para os telespectadores quando estavam no mundo real e quando estavam no jogo?

Uma das coisas estilísticas que tentei fazer com o episódio ao passar de um mundo a outro foi com a câmera: quando você está no modo Star Trek, fica muito fixa; No mundo real, é muito portátil. Construir uma lógica de filmagem como essa, realmente ajuda você a navegar onde você está na história. Então, enquanto entramos na história, o portátil entra no modo Star Trek. No planeta quando Daly recebe a chamada para sua pizza, ela começa em um tripé e então, quando ele faz uma pausa no jogo, a cena é desbloqueada e depois vem a portátil, e esse momento é a colisão dos dois mundos de uma só vez.

Plemons (Robert Daly) pesquisou Star Trek e sua estrela William Shatner muito, observando velhos episódios e vídeos. Como você acha que ele moldou o personagem Daly?

Claramente, Daly é um fã e ele está imitando a maneira como seu herói fala. Também foi um equilíbrio muito bom sobre como conseguimos o estilo Shatner. Nós trouxemos um treinador de voz. Trabalhamos com muito cuidado. Jesse dizia: “Você me avisa se desejar ligar para o Shatner”. Nós fizemos uma ou duas vezes, onde ele foi Shatner, quando ele diz “Fire” na abertura. Isso é direto para Star Trek VI: The Undiscovered Country. Adoro esses filmes. Estou citando meus heróis. Então vem de um lugar de amor. Nós não estamos denegrindo, estamos animando com novas ideias.

Você acha que existe uma sequência ou um potencial cruzamento de Black Mirror com “USS Callister”?

Eu estava conversando com Louise Sutton, que produziu isso e “Metalhead”, e ela preparou uma brilhante ideia de fazer uma série de TV. Eu adoraria fazer uma série de TV “USS Callister” – provavelmente é um dos melhores pilotos para um espetáculo espacial de todos os tempos. E eu fiz isso! Então eu estou ansioso para vê-lo como uma série de TV. Eu acho que Charlie pode revisitá-lo como Black Mirror. Se eu sou o único a fazer isso, não sei. Sendo um fã da série tanto quanto eu, e sendo uma parte de fazer isso, eu adoraria trabalhar com essa equipe e lançar novamente. É um presente para um diretor.

A atriz Cristin Milioti (Nanette Cole) já disse que iria aceitar a chance de fazer uma série. Você teria que encontrar uma maneira de manter o Daly de Plemons ao redor?

Isso é divertido, não é? É assim que é essa ideia. Há esta brilhante ideia de que ele ainda está vivo, e sua tentativa de homicídio é fixada em alguém. De quem são as impressões digitais que encontram no apartamento? Há tanto que você poderia fazer. Dedos cruzados, você nunca sabe.