Livro Star Trek: Lost Scenes mostra cenas cortadas da série original

O livro da Titan Books, Star Trek: Lost Scenes, promete revelar novas fotos coloridas de bastidores e gravações de episódios nunca antes vistos sobre a Série Clássica. As fotos, a partir de frames de fitas que ficaram no chão da sala de corte, foram digitalizados e restaurados para suas cores originais. Para quem é colecionador é um prato cheio.

Os negativos dos originais da série são mantidos, até hoje, em uma instalação de armazenamento climatizada, mas parte dos negativos das filmagens não utilizadas não foram salvos. Esse material foi, na época, sendo considerado lixo e descartado pouco a pouco. Mas graças a persistência de fãs dedicados, alguns negativos encontrados sobreviveram.

Inúmeras tentativas de restaurar quimicamente os filmes desbotados vinham falhando. No entanto, com o avanço da tecnologia de softwares de imagens digitalizadas é possível recuperar ou restaurar, com a fidelidade de cores originais, boa parte deste material.

Esse trabalho está sendo mostrado em imagens pelo livro Star Trek: Lost Scenes. Escrito por David Tilotta e Curt McAloney, Lost Scenes apresenta mais de 50 cenas excluídas, muitas pela primeira vez, montadas a partir de centenas de fotos e trechos originais de roteiros da Série Original, com fotos inéditas dos efeitos óticos, filmagens em miniaturas, maquiagem, filmagem exterior, bloopers e muito mais.

A imagem abaixo mostra o trabalho de restauração de uma cena que foi parar na sala de corte na época. Aqui vemos o episodio “Elaan of Troyius”, da terceira temporada.

Ou como esta outra imagem que mostra o número de cena riscado para efeito de localização durante a edição e que foi inteiramente restaurada.

Uma olhadinha nas páginas do livro e nas imagens de bastidores não mostradas.

O livro de capa dura possui 272 páginas e chegará em agosto nos EUA ao preço de US $ 39,95 dólares.

Fonte: Star Trek.com e Star Trek History