Painel ‘Visionários’ e Video preview de Discovery na WonderCon

Após algum tempo sem grandes notícias, Star Trek: Discovery ressurge no WonderCon 2018 com o painel “Visionários”, preenchido pela turma de produção. A galera por detrás dos bastidores refletiu sobre a primeira temporada da série e deu dicas de como veremos a segunda temporada, compartilhando algumas novidades com a plateia, incluindo uma apresentação do showrunner Aaron Harberts de uma “cena secreta” no episódio final “Will You Take My Hand?”.

No sábado tivemos o painel “Visionários”, cujo tema era a série Discovery. Moderado pela atriz da série Mary Chieffo, o painel de produtores de produção e arte foi formado por Gretchen Berg e  Aaron Harberts, pelo mestre Mario Moreira, pela figurinista Gersha Phillips, pelos maquiadores Glenn Hetrick e James MacKinnon, pela desenhista de produção Tamara Deverell, compositor Jeff Russo e o supervisor de efeitos visuais Jason Zimmerman .

A metade inicial do painel foi uma retrospectiva sobre a  primeira temporada, de adereços a cenários e figurinos. Hetrick contou sobre sua empolgação em saber que teria a oportunidade de trabalhar na série, chamando-a de “experiência fora do corpo”, mas aproveitando a chance de contribuir para a  franquia de Jornada.

Moreira falou sobre sua proposta favorita da última temporada, a redesenhada bat’leth Klingon, e referenciou com humor as habilidades de fornecedores externos que ajudaram a fornecer alguns dos adereços mais intrincados e de alto nível como a espada de Georgiou, dizendo que é “mais fácil” conseguir trabalho top quando os artistas são informados que se trata de Star Trek .

A desenhista de produção Tamara Deverell comentou sobre o “dia triste” do departamento de arte de Discovery, quando o cenário da “Nave dos Mortos” – também conhecida como Nave Sarcófago – seria demolido depois que as filmagens foram feitas no set. Muitos elementos desse cenário, mais tarde, acabaram como partes da decoração de outros cenários, como o acampamento base dos rebeldes do Universo Espelho em Harlak ou no final da temporada em Qo’noS.

O compositor Jeff Russo disse à platéia que ele finalmente parou de ler os roteiros antes das filmagens, então ele poderia se surpreender quando recebesse os cortes finais dos episódios para compor. “Isso me fez sentir o que os personagens sentiriam”, disse ele. Em uma observação mais engraçada, Russo também mencionou que tem um boneco de Spock em seu piano, brincando que ele fala com ele – “Isso é estranho?”

Como Discovery se encaixará na linha do tempo original na segunda temporada

Respondendo as perguntas da platéia, o assunto principal foi sobre a Prime Timeline e como a série se encaixa. Um fã sugeriu que a série poderia acontecer em uma linha de tempo paralela, e citou como exemplo o episódio “Parallels” de A Nova Geração.

Aaron Harberts confirmou novamente que a série está ambientada na Prime Timeline, ou seja, no universo original, e também observou que a segunda temporada vai tornar isso ainda mais claro.

A ideia era estar sempre na linha do tempo principal. Obviamente, existem questões e preocupações e coisas diferentes. Nossa tecnologia é um pouco diferente. Nós temos uma nave que funciona de maneira muito diferente. Nós somos nossa própria série de muitas maneiras. A segunda temporada é realmente emocionante para nós. Esta é a nossa oportunidade de realmente mostrar como Discovery se encaixa nessa linha do tempo. Estamos firmemente comprometidos com isso.

Quando perguntados sobre o tom mais sombrio da série,  Aaron Harberts e Gretchen J. Berg  disseram que isso não foi feito para causar choque, mas também apontou para uma mudança na segunda temporada:

Gretchen J. Berg: Estamos cientes de que é uma era diferente e um formato diferente para a série. Eu não acho que estamos fazendo para provocar uma reação de choque. Tudo sempre sai do personagem e da história. Se parece com algo que aconteceria naquele mundo e nesse contexto, nós vamos nessa direção. Não é um grupo que leva com a intenção de chocar as pessoas ou horrorizar as pessoas.

Aaron Harberts: A primeira temporada foi uma temporada interessante porque foi cenário contra o pano de fundo da guerra. Uma das coisas que estamos ansiosos para a segunda temporada é um tom em que agora podemos colocar em uma fase mais exploratória e uma fase mais diplomática – talvez um pouco mais de um capítulo Trekiano… mas tudo para nós é realmente guiado pelo personagem.

O design da USS Enterprise no universo de Discovery

A projetista de produção Tamara Deverell e o supervisor de efeitos visuais Jason Zimmerman ofereceram alguns insights sobre a abordagem para o desenvolvimento da aparência da USS Enterprise no final da primeira temporada:

Tamara Deverell: Para a Enterprise, nós a baseamos inicialmente na série original. Nós estávamos realmente tirando muito do nosso material disso. E então nós, particularmente, fomos mais para os filmes de Jornada, que é um pouco mais gorda, um pouco maior. No geral, acho que expandimos o comprimento dela para estar dentro do mundo da nossa Discovery, que é maior, então nós a enganamos como uma nave maior.

Jason Zimmerman: Começa com eles dando-nos designs para trabalhar e depois há um monte de idas e vindas entre o VFX e o departamento de Tamara para nos certificarmos de que acertamos tudo. Houve muitas conversas e mais e-mails do que eu poderia lembrar sobre como o design evoluiria e corresponderia ao nosso universo, e é assim que chegamos onde estamos agora.

Novos uniformes sugeridos (possivelmente para a equipe da USS Enterprise)

Um fã perguntou se os uniformes da Frota Estelar poderiam “evoluírem e ficarem um pouco mais familiarizados”, o que provocou algumas dicas dos produtores:

Gretchen J. Berg: Bem, estamos na mesma linha do tempo. Este é o universo principal e estamos muito perto de quando a série original acontece.

Aaron Harberts: Bem, nos deparamos com a Enterprise no final do nosso “season one finale”, e sabemos que tipo de uniformes eles usam. Então, vamos deixar por isso mesmo.

Mais sobre Saru na segunda temporada

Aaron Harberts comunicou que há mais a ser revelado sobre Saru, de Doug Jones:

Você aprenderá mais sobre Saru nesta temporada. Tivemos que botar quente com ele no início do episódio 2 [da primeira temporada]. Quais são esses gânglios de ameaça? O que eles fazem? O que eles representam no Império Terráqueo e muitas dessas coisas voltarão quando voltarmos ao ar.

Klingons estarão de volta

Quando perguntado sobre a aparência diferente dos Klingons em Discovery, o designer de maquiagem do FX, Glenn Hetrick, se aprofundou nos detalhes, e sugeriu que haverá mais sobre o Império na segunda temporada:

O ímpeto (de ter essa aparência) está nas primeiras conversas com escritores e produtores e Bryan Fuller. Nós estávamos falando sobre qual seria a diferença, se você for dar outro passo. Eu sou tão fã quanto vocês e quando Neville Page e eu entramos esse mundo, sabíamos que não poderia ser algo completamente diferente. Você precisa honrar e manter o máximo da integridade do conceito dos klingons.

Então, o que fizemos foi começar a dissecar através das lentes do cânon. Qual é a espécie deles? Qual é o DNA deles? É uma espécie de cruzamento entre réptil e aviário. E uma vez que nos deparamos com esse conceito, como acontece com todos os nossos alienígenas, o imperativo evolucionário conduz nossa decisão. Cada coisa tem que ser por um motivo. Não pode ser apenas porque parece legal. Precisa ter função e forma segue isso.

Então, foi assim que começou. Eu também não vou mentir para você. Tanto Neville quanto eu somos grandes fãs [Hans Ruedi] Giger. Então, esse é o tempero. Então, se você olhar dessa maneira, você pode ver muitos designs do tipo Giger, que são uma espécie de detalhes terciários em cima de toda a forma e sub-forma. Ainda há muito para ser visto e ainda é uma conversa em curso. O Império Klingon é vasto e há tantas coisas que eu quero te dizer, mas não posso.

Um casal do mesmo sexo feminino escondido?

Durante a seção perguntas e respostas, um fã teve um momento comovente falando sobre como o Discovery tem seu propósito, e expressou seu agradecimento pelo relacionamento de Culber e Stamets e perguntou se “teremos mulheres estranhas na série”. Em resposta, Aaron Harberts respondeu que eles já lançaram as bases para fazer exatamente isso:

Em termos de sua pergunta sobre casais do mesmo sexo, no lado feminino, você pode muito bem já estar assistindo um e simplesmente não saber. Como gay, o que é realmente importante para mim em apresentar personagens gays é que eles sempre lidam com sua competência e seu caráter primeiro, e não com sua sexualidade. Então, isso é verdade para todos os nossos personagens na nossa ponte. Todos os nossos personagens que são tão diferentes, eles lideram com seu profissionalismo e seu caráter forte em primeiro lugar. Então, você pode já ter uma janela para um relacionamento e você simplesmente não saber disso.

13 episódios para a segunda temporada

Aaron Harberts informou que a CBS revelou a ordem para a segunda temporada, dizendo: “Estamos fazendo 13 episódios.” Este é o mesmo número inicial de episódios na primeira temporada, mas durante a produção, a CBS estendeu a ordem para 15, que foram então divididos em dois “capítulos”, com um intervalo de dois meses entre os episódios nove e dez.

A produção começa de fato em abril

Harberts respondeu afirmativamente quando perguntado se a produção na segunda temporada ainda está sendo planejada para começar em meados de abril, acrescentando que “vamos começar a filmar em cerca de um mês”. Isso coincide com o que o produtor executivo Alex Kurtzman disse em fevereiro. Na semana passada, o ator Shazad Latif disse que a produção começaria em maio, então é possível que ele estivesse se referindo ao seu trabalho, especificamente.

Nove dias atrás, Harberts compartilhou uma imagem mostrando como “A construção continua em ritmo acelerado” para a segunda temporada.

Não há meta de lançamento para a segunda temporada

Quando perguntado se eles têm uma data prevista para a estréia da segunda temporada, Harberts disse: “Nós não”, acrescentando “Eu desejo, eu realmente desejo” havia um confirmado. A co-produtora executiva Gretchen J. Berg observou que eles estão esperando pela CBS para definir uma data de segunda temporada.

Em setembro passado, bem antes de ser anunciado, Alex Kurtzman estimou que uma segunda temporada não poderia estrear até o início de 2019. É possível que tal estimativa tenha dado muita margem de manobra à equipe após enfrentar críticas pelos múltiplos atrasos na primeira temporada. Com base nos tempos necessários para produzir a primeira temporada, o início de 2019 parece ser facilmente atingível, e o final de 2018 é certamente plausível, possivelmente já em outubro/novembro.

No entanto, os tempos de produção e pós-produção de Discovery não são a única consideração para escolher uma data de estréia. A CBS tem várias outras séries para a All Access em vários estágios de desenvolvimento e afirmou que gostaria de liberar seus novos lançamentos. É bem possível que uma data definitiva ainda vai demorar para sair.

Misteriosa Seção 31 dá as caras em cena pós créditos de Discovery

Finalmente, como uma surpresa, Aaron Harberts revelou uma cena não mostrada em “Will You Take My Hand?”.

A cena se dá logo após o encerramento do episódio, onde vemos a Imperatiz Georgiou (Michelle Yeoh) num cabaré Oraniano em Qo’noS, recebendo uma visita inesperada.

Um homem que parece ser um Trill (interpretado pelo ator Alan Van Sprang) se aproxima dela. Georgiu aparenta descobrir seu disfarce dizendo que ele “não anda como Trill e nem fala como Trill”. Ele aperta um botão e suas manchas de Trill desaparecem, revelando ser humano. Georgiou diz a ele “pensei que [a Federação e eu] tivéssemos um acordo”.

O misterioso homem responde afirmativamente e acrescenta “andar num cabaré em Kronos não é o melhor uso de suas habilidades”

Mas adverte que ainda é um universo perigoso, apesar do cessar fogo da Federação com o Império Klingon. “Eu quero a paz galáctica … mas não acredito que isso venha sem vigilância, ou um custo moral”, diz o visitante.

“Você não parece da Frota Estelar”, replica Georgiou, e ele confirma que não faz parte dessa organização. “Somos muito mais engenhosos … e sabemos como manter um segredo”, diz ele. “Acreditamos que você seria um ativo valioso para nós.”

O homem (chamado de “Leland” nas notações da CBS) puxa uma pequena caixa, deixando-a sobre uma mesa para que Georgiou abra. A caixa contem uma insígnia negra. Ele vai embora com uma mensagem sinistra: “Bem-vindo à Seção 31”.

Van Sprang apareceu no painel da WonderCon, e descreveu a dificuldade de manter o segredo desde que ele filmou a cena no outono passado, e pareceu confirmar que ele estará aparecendo em Discovery para a segunda temporada: “Se você me perguntar alguma coisa, eu ‘ Vou apenas acenar com a cabeça” – disse ele -, “não posso dizer nada”.

Fique atento ao TB que estaremos repassando todas as novidades sobre a série e sua segunda temporada, assim que forem surgindo.

Fonte: TrekMovie e TrekCore