Mary Chieffo fala sobre futuro de L’Rell em Discovery

Mary Chieffo, que interpreta a personagem L’Rell, está confirmada para a segunda temporada de Star Trek Discovery. Durante a WonderCon mês passado, Mary conversou com o site TrekMovie e deu sua opinião do que podemos esperar de L´Rell e do Império Klingon.

Um plano para liderar os klingons

As coisas aconteceram muito rapidamente no final da primeira temporada de L’Rell. Quão frágil você acha que ela está no Conselho Superior Klingon?

Estou muito interessada em ver como eles explorarão isso na segunda temporada. Eu acho que pode acontecer de várias maneiras, e o que é divertido estar nessa parte da linha do tempo é que há muito espaço para descobrir por que as coisas terminaram do jeito que estão (na série original) em dez anos. Eu acho que é muito divertido… Eu amo que eles tenham o momento em que eu digo “eu sou o líder” e eles riem de mim… e o fato de minha última linha ser “a reunificação de nossa raça começa agora”. Eu acho que L’Rell é muito trabalhadora, muito determinada e feroz. Ela começa com o plano A, B e C, mas geralmente volta para X, Y e Z, mas ela terá um plano! Estou muito interessada em ver como isso se desenrolará. Eu estou meio no escuro como vocês! (risos)

A vida amorosa complicada de L’Rell

Como você vê o relacionamento de L’Rell com Tyler agora, você os vê voltando a ficar juntos?

Estou muito interessada em ver o que eles inventarão. Da minha perspectiva no season finale, eu realmente não achei que houvesse qualquer remanescente de Voq, até ele falar comigo em Klingon. No final do episódio 12, quando eu faço a cirurgia, que foi um “Adeus Voq”, ele não estava mais lá. Eu escolhi fazer esse sacrifício, para que o Voq não sofresse, então é uma grande surpresa ele ainda ter essas memórias, mesmo que sejam memórias silenciadas. É complicado. Não é um típico triângulo amoroso. Voq e L’Rell tiveram um relacionamento legítimo e Tyler e Burnham tiveram um relacionamento legítimo e L’Rell é inteligente o suficiente para entender isso. Eu certamente não acho que eles caminham para um pôr do sol naquele momento [no final da temporada]. Eles não estão no “Tudo está bem”, eles entendem a complexidade. As possibilidades são infinitas.

Você tem que ter o colapso antes do avanço. Eu acho que L’Rell teve esse colapso e está se recompondo e tenta fazer a coisa certa. Em última análise, a coisa certa no episódio 15 foi trazer a paz, ou entender que essa colaboração era mais importante do que qualquer queixa pessoal. Líderes, fazendo sacrifícios pessoais.

As cenas que você teve com o Voq / Tyler eram de natureza muito sexual, como você se preparou para isso? Qual foi sua opinião sobre isso?

Essa foi uma grande jornada para mim também, considerando que Klingons são criaturas naturalmente inatas de uma maneira que os humanos não são. Isso é parte do que os fez lindamente estranhos e parte do que eu era capaz de justificar. Certamente, na cena de “Despite Yourself” – episódio 10 que Jonathan Frakes dirigiu de forma surpreendente – aquela cena era tão complexa e eu não queria que fosse uma espécie de situação assustadora, Hannibal Lecter. Para mim ela está usando sua sexualidade porque ela não é a americana puritana que eu aprendi a ter uma certa vergonha por causa disso.

Ela está usando isso porque isso também é amor, essa conexão com o Voq não é apenas carnal, é pura e genuína. Então, o jeito que ela navega é mais alienígena do que humana. Eu acho que é uma linha muito interessante e o belo presente de ficção científica é que você pode explorar esses temas de uma maneira diferente do que se fossem apenas dois seres humanos. Também é interessante ver que o seu empoderamento é mal interpretado pelos seres humanos. Eu achei que seria uma mensagem interessante. Para mim e falando com Gretchen [J. Berg] e Aaron [Harberts], e Bo [Yeon Kim] e Erika [Lipoldt] – era importante que não fosse o Tyler que estivesse nessa relação, era sempre o Voq que tinha suas memórias bagunçadas. Esse também foi o meu mal, com as cirurgias. Da perspectiva de L’Rell, ela não cruzou a linha. Mas é complexo.

A equipe de L’Rell incluiria Grilka e Cornwell

Se você ou a L’Rell pudessem formar uma equipe missionária com qualquer personagem Star Trek, que cinco personagens você escolheria?

Para L’Rell, acho que ela gostaria de unir os outros Klingons femininos. Ela falaria com as irmãs Duras e Grelka. São três. Então há K’Eheylr e B’Elanna. Eu acho que com meio Klingon, ficaríamos bem com isso.

Eu acho que [L’Rell] está em um ponto de virada. Eu acho que no início da temporada, ela teria escolhido um monte de Klingons, mas no final ela está começando a olhar mais para fora e perceber que há mais para os humanos. E se houver mais para os humanos, talvez haja mais para os romulanos ou os andorianos. E então eu acho que L’Rell escolheria Cornwell. Esse é um dos meus relacionamentos favoritos que ela tem na série. Há um respeito real lá.

Em nossa primeira cena juntas, há todo esse primeiro pedaço [que foi cortado], onde estávamos nos separando e ela realmente me prova que é inteligente e entende que eu não sou como os outros Klingons, e eu respeito isso.

Abraçando o lado sensível de L’Rell

Você tem um aspecto favorito do seu personagem?

Sim, muitos. Eu trato todos os meus personagens com muito respeito, mas também sinto que eles vêm a mim em um momento da minha vida quando eu preciso deles, e eu senti muito com L’Rell. Seu arco de viver nas sombras e trabalhar nos bastidores e não ter confiança em suas próprias habilidades e poder. Essa foi uma grande jornada para mim. É uma jornada contínua para mim, eu ainda estou tentando me apropriar de meu próprio poder em minha própria vida. E ao sair da escola há muita incerteza depois de se formar e ter esse papel onde eu posso manifestar todas essas inseguranças e medos, e finalmente culminá-lo com o fato de ser dado a este detonador um tipo de “bem, eu tenho que fazê-lo!”. Todos aqueles medos que eu senti fazendo esse discurso como a atriz que eu consegui manifestar no personagem.

Quanto de L’Rell veio de você, versus a maquiagem que você estava usando para entrar nesse personagem?

Definitivamente, a maquiagem externa ajudou muito a manifestar como ela se comportava. Eu fiz um monte de trabalho de máscara e movimento na faculdade, isso foi definitivamente algo em que eu me apoiei; um tipo de experiência muito externa. Mas, ao mesmo tempo, o que era tão bonito, quando se tratava das cenas enquanto eles escreviam, e particularmente do episódio quatro em diante, havia espaço para encontrar um tipo de suavidade e vulnerabilidade, apesar do fato dela ser essa Klingon de aparência intimidadora. Mas eu achei que era uma mistura de tudo, como o ator se aproximava e depois da história; que meio que desenvolvido, acho que todos nos conhecemos do lado dos roteiristas e dos atores. É realmente uma ótima mistura.

Não é fluente em klingon, ainda

É mais difícil aprender linhas em Klingon ou dizê-lo com seus dentes?

(risos) Eu gosto dos dentes! Eles me provocam no set também; é como dentes, olhos, eu não me sinto completa até estar tudo dentro. Então, eu definitivamente sinto que o próximo nível de dizer as palavras é …, eu não me sinto completa até que esteja tudo lá, mas eu definitivamente aprecio não ter que praticar minhas linhas na maquiagem completa e nos dentes! É ótimo, eu mencionei no painel que eu tinha essas sessões de duas horas com Rea Nolan, nosso treinador de dialeto, e isso é realmente sobre quebrar e obter a base dos sons. Eu realmente preciso ir para a parte de trás da minha garganta para certos ruídos. Mas esse é aquele momento final em que tudo está se juntando, que há uma certa liberação, então de certa forma isso parece mais fácil. Isso flui mais. No entanto, eu não diria “oh, foi moleza”, mas definitivamente parece que todo esse trabalho duro de antemão compensa.

As pessoas que falam Klingon vêm até você em convenções e começam a falar com você?

Eu não estive em convenções, mas tenho certeza que o tempo virá. Robyn Stewart – nossa tradutora klingon, disse isso para mim porque eu queria ter algumas falas para dizer respeitosamente “não sou tão fluente quanto gostaria que fosse”. E ela me encorajou a seguir essa linha.

Claro, quando você tem as linhas escritas para você, faz soar fluente. Faz parte disso também com uma franquia como essa. Existe essa linha que você sabe que é ficção, mas eu nunca quero pisar em uma direção que é desrespeitosa.

Interagindo com o fandom

Você tem sido muito ativa com a comunidade de fãs. Quais foram as suas expectativas quando você entrou em Star Trek e como você vê isso hoje?

Tem sido uma jornada incrível, particularmente começando essa jornada antes que qualquer coisa saísse, apenas o anúncio de que eu era parte da série. Agora que a temporada completa acabou, e havia uma grande jornada para o meu personagem, começam as reflexões, começando a fazer coisas assim, o tipo de discussão que aconteceu na primeira temporada. Meu grande objetivo sempre como alguém que cresceu amando certas franquias e apenas sendo apaixonada por coisas, eu queria dar esse nível de respeito aos fãs porque eu levo isso a sério e eu acho que é importante trazer todos nós para tudo o que fazemos, particularmente com algo que é tão amado por tanto tempo.

As interações, tem sido muito divertidas. Eu não tinha ido no Twitter antes de fazer a série, mas tem sido muito divertido. Eu conheci pessoas; fãs de todo o mundo; diferentes artistas que estão criando fan art; artistas que eu respeito em diferentes mídias que eu descubro estão assistindo a série e eu encontro. Tem sido incrível em toda a linha e acho que Star Trek é algo que é amado por muitos tipos diferentes de pessoas. E é divertido saber quem realmente foi um Trekkie por toda a vida e está adotando Discovery. Tem sido muito bonito e uma lição de humildade.

Fonte: Trek Movie