Para Doug Jones Saru não deveria ser capitão (ainda) da Discovery

Quando a primeira temporada de Star Trek: Discovery terminou, uma das questões deixadas no ar refere-se ao novo capitão da USS Discovery. Saru, personagem de Doug Jones, ficou como interino até a chegada a Vulcano. Mas alguns fãs questionam se Saru não poderia ser efetivado no comando da nave. Na visão de Doug Jones, o kelpiano ainda não estaria pronto para essa função.

O primeiro oficial do Discovery é um Kelpiano – uma espécie designada como presa em seu próprio planeta, que evoluiu para aumentar a consciência do perigo, detectada por protuberâncias na parte de trás de sua cabeça, chamadas “gânglios de ameaça”. Como tal, alguns acreditam que Saru tem um dom natural para detectar problemas em potencial. Ele serviu como capitão interino da Discovery durante a ausência do Capitão Lorca na 1ª temporada e acabou sendo uma das peças-chave para o fim da guerra contra os Klingons (tendo sido até premiado com a Medalha de Honra da Frota Estelar).

No entanto, falando em uma entrevista ao Screen Rant, Jones disse que prefere Saru tenha em um papel de apoio:

“Eu acho que o personagem Saru quer muito ser capitão. Ele está no deck há tanto tempo, na pista de comando e como o primeiro de sua espécie a ter passado pela Academia da Frota Estelar e ter saído como um oficial de alta patente em uma nave, ele é o primeiro de sua espécie a chegar perto disso, então ele tem muito a provar e tem muito a dizer. Mas, pessoalmente, como Doug Jones, fã de Star Trek, acho que a dinâmica desse personagem funciona muito bem como primeiro oficial; como segundo violino para um capitão. E sou eu pessoalmente.

Saru demonstrou ser extremamente ambicioso e determinado a aperfeiçoar suas habilidades de liderança. Na temporada 1 episódio “Choose Your Pain”, ele pediu ao computador da Discovery para comparar seu próprio desempenho como os capitães em ação através dos registros dos comandantes mais condecorados da Frota Estelar. No entanto, após suas duras decisões terem levado os tripulantes da Discovery quase a morte, Saru cancelou a avaliação de desempenho, dizendo solenemente: “Eu sei o que fiz“. Depois disso Saru mostrou mais humildade, e Jones diz que o Kelpiano ainda tem muito a aprender antes que esteja pronto para uma posição de capitão permanente:

“Eu acho que Saru terá a cadeira de capitão um dia. No começo, estamos apenas começando a filmar a segunda temporada, ainda há muito espaço à nossa frente. Então, acho que, por enquanto, ele ainda tem mais a aprender no departamento de liderança e no departamento de coragem de um capitão que esteve lá e fez muito isso, um capitão experiente.”

A identidade do próximo capitão da Discovery ainda é desconhecida, então Jones pode estar dando dicas com sua menção a “um capitão experiente“. Que capitão desta época você gostaria de ver em ação, tirando Christopher Pike e Kirk, claro?

Fonte: TrekMovie