Após um início de segunda temporada meio confuso, com relação ao comando de produção de Star Trek Discovery, o mês termina com mudanças significativas dentro da série. De acordo com o site Deadline, James Duff é o novo produtor por trás das câmeras, além de outras promoções na equipe produtiva.

Os showrunners Aaron Harberts e Gretchen J. Berg, além de Akiva Goldsman foram dispensados da equipe de produção no mês passado. Não se sabe o motivo da saída dos produtores que estiveram no comando da série por toda a primeira temporada. Os rumores dão conta de problemas com o estilo de gerenciamento da dupla com os escritores e orçamentos excessivos. O fato é que a CBS contratou o criador da série The Closer, James Duff, como novo produtor executivo.

De acordo com o noticiário, Duff assinou um novo contrato global de desenvolvimento com a CBS, e começará ajudando o produtor executivo e co-criador Alex Kurtzman na sala de roteiristas. Kurtzman foi nomeado recentemente como showrunner depois que Harberts e Gretchen saíram.

Duff, de 62 anos, tem muitos créditos como escritor e produtor de teatro, cinema e televisão nas últimas três décadas. Ele criou o processual The Closer (ou Divisão Criminal) para a TNT, bem como o spin-off Major Crimes. Duff trabalhou como produtor executivo e escritor de ambos, que teve um total de 13 temporadas entre 2005 e 2018, além de dirigir um punhado de episódios para cada um. Em 1992, recebeu uma indicação ao Emmy por escrever para a minissérie Doing Time on Maple Drive, baseada em sua peça de mesmo nome.

James Duff também tem alguma experiência com Star Trek, tendo escrito do episódio “Fortunate Son” para  a primeira temporada de Enterprise,  em 2001. Duff também aparece no documentário de 2016 sobre Leonard Nimoy,  Love of Spock.

Mas as mudanças não terminaram em Duff. O produtor co-executivo Olatunde Osunsanmi foi promovido a produtor executivo. Osunsanmi dirigiu o quarto e décimo terceiro episódios da primeira temporada e de acordo com o Deadline, agora servirá como produtor e diretor da série em Toronto.

A CBS também promoveu Jenny Lumet para produtora co-executiva. Lumet, filha do famoso diretor Sydney Lumet, entrou para Discovery como produtora de consultoria no início da segunda temporada. Seus créditos incluem escrever o filme Rachel Getting Married e a história de The Mummy, dirigida por Kurtzman.

Fonte: TrekMovie