Stan Lee e sua ligação com Star Trek

Morreu Stan Lee, criador dos heróis da Marvel. Embora nunca tenha trabalhado diretamente em Star Trek, Lee era um grande admirador do que Gene Roddenberry criou.

No documentário de 2013 Trek Nation, Lee compartilhou seus pensamentos com o filho de Gene Roddenberry, Rod Roddenberry.

“Toda vez que eu via um (episódio), pensava comigo mesmo: ‘Porra, isso é bom!'”, Disse Lee. “Inúmeras pessoas escreveram sobre naves espaciais e outros planetas e batalhas no cosmos, mas seu pai fez isso do ponto de vista da perspectiva dos personagens. Primeiro, você precisava conhecer os personagens. Você tinha que se preocupar com os personagens. Você tinha que estar envolvido nos personagens e entender os personagens e se preocupar com os personagens. Então você inventou uma história para eles e eu diria que seu pai era um mestre nisso.”

Adaptação de Star Trek The Motion Picture

A primeira conexão da Marvel com Star Trek veio em 1980, quando publicou uma adaptação do filme Star Trek The Motion Picture. Tendo sua página de abertura: “Stan Lee Presents”, The Full Color Comics Version of Star Trek The Motion Picture contém diálogos e cenas que não aparecem no filme porque a história em quadrinhos foi produzida enquanto o filme estava em produção, mas o livro consegue captar o espírito do filme.

A Marvel novamente adquiriu a licença de Star Trek em 1996 e publicou uma série Star Trek. séries cômicas, minissérie e standalones nos três anos seguintes.

Naquela época, a Pocket Books publicou um romance que fazia o crossover Star Trek: The Next Generation e X-Men, intitulado Planet X, escrito por Michael Jan Friedman. O romance incluiu um oficial de segurança chamado Lee, nomeado em homenagem a Stan Lee, bem como dois outros chamados Kirby e Ditko, em homenagem a Jack Kirby e Steve Ditko, antigos colaboradores da Lee.

Participação em fanfilm Star Trek

Em 2015, o pessoal do fansérie STARSHIP FARRAGUT arrecadou mais 15.000 dólares de apoiadores em um Kickstarter para financiar o final da série “Homecoming”.

A novidade veio por conta da participação especial de Stan Lee. Lee apareceu como um almirante da Frota na vinheta abaixo.

Veja também um trecho promocional do documentário Trek Nation em que Stan Lee comenta sobre a franquia.

Nossas homenagens a essa grande lenda.