Roteiristas prometem respostas após The Brightest Star

Ao contrário dos dois curtas anteriores, “The Brightest Star” acrescenta mais um quebra-cabeça para a segunda temporada de Discovery. Felizmente, as roteiristas Bo Yeon Kim e Erika Lippoldt, dizem que haverá respostas.

O episódio desta semana de Star Trek: Short Treks nos deu a história de fundo de Saru com muitas novas informações sobre ele e os Kelpianos, mas também levantou várias questões.

A co-roteirista Bo Yeon Kim assegurou aos fãs que essas questões “não serão deixadas sem resposta” e a conta oficial dos roteiristas de Discovery prometeu que elas serão “respondidas a tempo”.

Há quanto tempo Burnham e Saru se conhecem?

A resposta, para os roteiristas, parece ser de cerca de 18 anos.

“Burnham é trazida a bordo da Shenzhou pela primeira vez em um flashback em ‘A Batalha das Estrelas Binárias’, e os eventos deste curta aconteceram cerca de uma década antes disso”, disse a roteirista da série Erika Lippoldt ao site SYFY WIRE.

“Saru precisaria de tempo para se adaptar a essa nova cosmovisão fora de seu planeta natal; ele só aprendeu que os humanos existem, afinal! Então ele não teria entrado na academia imediatamente.”

Em outra conexão da série original, no curta, o pai de Saru parafraseia uma citação clássica de Kirk quando diz: “Se fôssemos destinados às estrelas, teríamos asas”. Bo Yeon Kim disse que essa foi provavelmente uma referência subconsciente enquanto ela e Lippoldt escreviam o roteiro.

“Completamente não intencional, e nós só percebemos depois do fato. Mas amamos que isso mostra o quão diferente os Kelpianos pensam”, diz Kim. “Enquanto os humanos voavam porque precisavam, os Kelpiens não ousavam pensar assim.”

Para Kim, também era importante que “The Brightest Star” abordasse os aspectos sociais da história com um senso de profundo realismo e sensibilidade. “Como alguém com um fundo de antropologia, era importante para mim que nós não retratássemos a sociedade Kelpiana e seu sistema de crenças como ‘primitivo’ – uma história de baixo pendor quando se trata de escrever uma cultura alienígena pré-dobra”, diz Kim. “Erika e eu trabalhamos muito duro para construir o mundo intrincado de Kaminar, o qual esperamos que você ache estranho e familiar. Eu me peguei referenciando bastante a ocupação japonesa da Coréia, em particular, a opressão sistemática que ocorreu ao longo de 35 anos e que finalmente moldou a Coréia e como os coreanos se comportam hoje”.

Em “The brightest star”, os enigmas filosóficos que Georgiou e Saru enfrentam são profundos, mas são familiares. Cada uma das versões de Star Trek fez com que seus personagens enfrentassem a questão da Primeira Diretriz. Na verdade, vários elementos do enredo de “The Brightest Star” combinam com o  episódio “Pen Pals” de A Nova Geração, um fato que Kim e Lippoldt estavam cientes.

“À medida que começamos a explorar a história de fundo de Saru na sala dos escritores, ‘Pen Pals’, na verdade, surgiu muito quando lidamos com uma espécie pré-dobra”, diz Kim. “Conversamos longamente sobre a complexidade da Primeira Diretriz e como cada série de Jornada abordou essa noção icônica: como nossos personagens fazem a coisa certa, aderindo não apenas aos valores da Frota Estelar, mas também ao seu governo leis? Quais são as exceções, as brechas?”

Lippoldt acrescenta: “Parte da diversão de desenvolver esta história é que nós – esperançosamente – criamos um cenário que apresenta um grande dilema moral. Aqui, Georgiou defendeu uma exceção para Saru com base em vários fatores”.

“Primeiro, Saru é quem iniciou o contato, e pediu diretamente ajuda. Segundo, que durante sua interação, Georgiou chegou a ver que Saru demonstrava compreensão e conhecimento de tecnologia. E terceiro, Saru estava apenas perguntando por si mesmo. Seu povo, e especificamente seu pai, não demonstrou interesse em mudar seus caminhos. Então, aceitando ajudar Saru a deixar Kaminar sem o conhecimento de seu povo, Georgiou não está, de fato, interferindo no desenvolvimento normal da civilização do planeta.”

Mesmo assim, esse dilema moral deixa o Sr. Saru em uma situação em que ele não pode legalmente voltar para casa para visitar seu povo. Mas ele nunca vai voltar? Ele quer?

“Nos primeiros anos de ingressar na Frota, Saru sempre teve a intenção de aprender tudo o que podia e de retornar a Kaminar para ajudar seu povo”, diz Kim. “Mas com o passar dos anos, ele percebeu que a Primeira Diretriz existe por uma razão, e quebrá-la traria sérias repercussões, não apenas para sua carreira na Frota Estelar, mas para seu povo. Então esse é o peso da carga de Saru.”

O fardo isolado de Saru será mais explorado na segunda temporada de  Star Trek: Discovery? Nesse ponto, Kim e Lippoldt foram vagas. “Infelizmente, não podemos te dizer isso!” disse Lippoldt.

A segunda temporada de Star Trek: Discovery estreará no dia 17 de janeiro pela CBS All Access.