Video de bastidores mostra detalhes da Enterprise

A CBS trouxe novo vídeo promocional mostrando os trabalhos de bastidores. O vídeo é intitulado “Reporting For Duty: Sonequa Martin-Green” (Reportando para o dever: Sonequa Martin-Green) e apresenta, além de um bate papo com a atriz, alguns vislumbres da USS Enterprise.

Durante os comentários de Sonequa, vemos o que parece ser a edição de uma cena, acompanhada por Kurtzman. Na tela temos Burnham mencionando “sensores mostram 203 tripulantes a bordo”.

A quantidade de pessoas a bordo da Enterprise NCC 1701 sempre foi ponto de discussão entre os fãs. Depois de “The Cage”, no qual o capitão Pike diz que está “cansado de ser responsável por 203 vidas”, o número foi “canonicamente” expandido para 430. Em “The Squire of Gothos”, Kirk diz: “Há 400 homens e mulheres a bordo daquele nave”. Ele faz uma referência a “mais de 400 rapazes” em “A Piece of the Action”.

Manual Técnico da Frota Estelar de Franz Jospeh estabeleceu 430, o que acabou sendo aceito pelo fandom, embora o livro não seja considerado canônico.

Fica a dúvida se eles quiseram aproximar o número dito em “The Cage” ou se a nave sofreu pesadas baixas.

Outra informação constante no vídeo refere-se a uma aparição rápida da tela da Discovery contendo mais alguns detalhes técnicos da Enterprise.  O status da Enterprise mostra “Todos os Sistemas Offline” em vermelho, o que significa que a nave está com problemas.

Outras informações importantes mostradas na tela: A Enterprise é uma nave classe Constitution e dita ser uma Heavy Cruiser. A data de lançamento é o ano de 2245, e que Robert April foi o primeiro capitão da missão inaugural de 5 anos de 2245-2250 (círculo em vermelho). Christopher Pike é, naturalmente, o atual capitão de 2250 até 2257, que é o ano em que ocorre a segunda temporada.

Robert T. April foi o nome original dado por Gene Roddenberry ao capitão da Yorktown, quando escreveu o primeiro rascunho do piloto. O nome do capitão foi posteriormente alterado (assim como o da nave) para Christopher Pike e depois para James T. Kirk.

April criou vida, pela primeira vez, no episódio da Série Animada, “The Counter-Clock Incident”. Ele também surgiu nos quadrinhos prequel do filme Além da Escuridão Star Trek.

Na série Discovery seu nome foi mencionado no episódio “Choose Your Pain” da primeira temporada e no romance Drastic Measures temos April no ano de 2246, ajudando a colônia de Tarso IV, após o infame massacre de Kodos, o carrasco.

Agora podemos considerar Robert April como o primeiro capitão da nave Enterprise. Uma aquisição há muito tempo solicitada pelos fãs.

Já os detalhes técnicos da Enterprise parecem ter sido retirados do livro de Franz Jospeh,  Manual Técnico da Frota Estelar,  com os suportes das naceles retos, o que não bate com a Enterprise mostrada em Discovery.

          

Embora a imagem não tenha muita nitidez, podemos ver as medidas do casco secundário (até onde podemos ler) de aproximadamente 103 metros, com o casco primário com um diâmetro de 127 metros e naceles de 153 metros de comprimento; isso parece alinhar a Enterprise perto dos 289 metros de comprimento do design clássico.

Também podemos ver que os armamentos da nave incluem dois bancos phaser e dois lançadores de torpedos fotônicos, indicando um lançador de torpedos de ré – nunca apresentado na Série Original, mas visto em uso pela Defiant em “In a Mirror Darkly”, da série Enterprise.

Também no vídeo, vemos o produtor executivo Alex Kurtzman, que dirige Martin-Green no primeiro episódio da temporada, no cenário do quartos de Spock na Enterprise.

O twitter oficial da série postou uma imagem de Saru fazendo a contagem regressiva de um mês para a segunda temporada ir ao ar.