Doug Jones fala sobre Saru na segunda temporada

Na sequência de entrevistas durante a premiere da segunda temporada de Discovery em Nova York, os sites Trekmovie e TrekCore conversaram com Doug Jones que falou sobre o seu personagem e seus relacionamentos. Veja também uma entrevista com o maquiador MacKinnon.

Sabemos que haverá mais missões nesta temporada. Saru é o cara que fica na nave para ficar de olho nas coisas, ou ele conseguirá explorar?

Jones: ambos. Eu tenho que ficar  na nave, eu posso explorar alguns lugares. Eu particularmente começo a explorar quando fazemos uma visita ao meu planeta natal Kaminar, que é um grande conflito para Saru porque, como você viu no Short Trek da minha história de fundo, quando fui arrebatado pela tenente Georgiou, que me encontrou e me levou para a Frota Estelar, me disseram que naquela época eu nunca mais voltaria. Porque eu estou saindo de uma sociedade pré-dobra secretamente e me juntando a uma sociedade de dobra. E então agora o que? Eu não posso voltar com o conhecimento que tenho. Isso arruinaria seu próprio crescimento natural, certo? Então, como eu volto para Kaminar? Isso vai ser um conflito e – sim, há muito em jogo aqui, para Saru. E eu aprendo coisas este ano sobre mim mesmo, e algumas coisas surgem desafiando minha percepção do que é ser um Kelpiano, o que eu achava que sabia sobre ser um Kelpiano. Há muito, meu mundo está um pouco abalado. E voltando a Kaminar: posso compartilhar o que sei? Uau, certo? Mistério! Esta é uma temporada misteriosa, com certeza. E estes sete sinais no céu espalhados pela galáxia … cada vez que seguimos um, há algo a ser consertado, uma catástrofe a ser remediada. E eles estão conectados? Essa é uma pergunta.

Falando ao lado de James MacKinnon, seu maquiador na série

Jones: Esse é James MacKinnon, claro, que você conhece, como meu principal maquiador. Vou lhe dizer uma coisa: sendo Saru, é uma honra interpretar esse personagem suave e delicioso, mas a aparência dele não pode acontecer dentro do meu próprio rosto. James é responsável por colocar isso em mim no set e ele tem uma equipe inteira atrás dele.

MacKinnon: É engraçado que você acabou de dizer isso, eu acabei de dizer exatamente a mesma coisa sobre você quando você não estava aqui. Então é um esforço de equipe. Glenn Hetrick, da Alchemy Studios, cria todas essas maravilhosas criaturas e Neville Page projeta todas elas. Nós todos não podemos fazer isso sem o outro, é preciso cada camada e cada artista em todos os aspectos para criá-lo. E então é ele (indicando Doug) e então vai para a câmera, então é como uma daquelas coisas que nos importamos tanto, porque se você pensar sobre isso, esta não é uma série que vai para 12 episódios, ser cancelada, talvez não sair em DVD.

Jones: Vai durar para sempre. E as pessoas me perguntam o tempo todo “Então, quanto tempo demora para se tornar Saru todos os dias?” E eu digo ‘meses’ por causa do que ele acabou de dizer. Foram meses de design e escultura e pintura dessas peças na loja. Então James os coloca no set, ele tem que aplicar para mim. Isso é cerca de uma hora e meia agora, porque ele é tão rápido e maravilhoso nisso. Ele fez mais Star Treks antes do que isso, ele tem bastante pedigree. Então, ter as mãos no meu rosto é uma grande honra. Este é o nosso primeiro trabalho juntos, nós nos conhecemos há décadas, mas nunca chegamos a trabalhar juntos até agora, então tem sido um verdadeiro prazer para mim.

MacKinnon:  O aplicativo costumava ser de quatro horas, então reduzimos o tempo ao longo das duas temporadas. Como maquiador, enquanto estou fazendo a maquiagem, Doug desaparece lentamente e, no final, estamos falando com ele como Saru.

Doug jones e james mackinnon no star trek: segunda temporada de descoberta estréia

Agora que há outros Kelpianos [no Curta “The Brightest Star”], você chegou a ser o único a ensiná-los a ser uma nova raça?

Jones: Quando você é o primeiro Kelpiano em uma série, sim. E eles lançam outras e coisas do tipo: “Tudo bem, como eu ando, como estou, como nos sentimos, como nós …” – eu montei a escola Kelpiana com qualquer um que fizesse um Kelpiano. Eu tive que fazer um vídeo de mim mesmo andando e em pé, para que eles pudessem compreender isso, e eu tive uma pequena conversa com minha irmã Siranna, e o cavalheiro que interpretou meu pai também, no Short Trek, para falar sobre os gânglios da ameaça – quando eles saem, por que eles saem – e como eu me considero como uma pessoa da Frota Estelar, mas nós tivemos que desenvolver o que é a vida em Kaminar antes de eu me juntar à Frota Estelar. Então, sim, muito a descobrir, muito para rever com alguém fazendo um Kelpiano. Hannah Spear, que interpreta Siranna, minha irmã, também é alta, esbelta, ágil e passou pelo processo de maquiagem lindamente também, James pode garantir isso. Ela era uma boa tropa com tudo isso.

MacKinnon: Ela tem uma ótima estrutura facial para a maquiagem também.

Jones: E foi a primeira vez dela fazendo um trabalho de maquiagem de prótese. Então, com isso em mente, ela fez… voar cores. E ela assumiu o comportamento de uma Kelpiana lindamente. Eu acho que você realmente vai se apaixonar por ela ainda mais.

Saru parece meio solitário na Discovery, ele vai forjar laços mais fortes com alguns outros personagens? E se sim, quais?

Jones:Nós já temos uma espécie de família escolhida a bordo. Mesmo o relacionamento irmão-irmã que eu tenho com Michael Burnham – nós estávamos em conflito muito um com o outro no ano passado na primeira temporada, nós tivemos a coisa competitiva um com o outro, nós tivemos a questão da confiança. é superado alguns na segunda temporada, onde nos concentramos nas camadas de amor e respeito e de fraternalmente um ao outro, o que é realmente amável e doce. Eu gostaria de nos levar até lá, então estamos lá. Ele também tem uma espécie de pai/filha dinâmica com Tilly, porque ela é essa nova cadete, que tem uma promoção para se alistar agora. Então, com a alferes Tilly – sua personagem é deliciosa, às vezes desastrada, então ele ajuda a focar nela. Ela está na linha de comando agora, então eu quero que ela seja a melhor capitã um dia em que ela possa ser.

Você pode nos contar sobre alienígenas familiares que podemos ver este ano?

MacKinnon: Não! Mas é uma quantidade legal. É uma coisa ótima, porque eu fiz cinco das outras produções Trek, voltando a Deep Space Nine, Voyager e no filme Star Trek: First Contact. Então é legal, como artista, se trouxermos de volta qualquer uma dessas maquiagens, eu faria isso pela segunda vez – e faria com um novo produto.

Nos anos 90, era tudo látex de espuma, e hoje é silicone, então é um novo meio. É lavado por cores, em vez das pinturas PAX que usávamos naquela época. Eu tenho que ser desafiado como maquiador agora para criar uma nova versão do que fiz naquela época, com Michael Westmore, nas séries mais antigas.

Há algo que você possa nos dizer sobre a Airiam 2.0, já que Hannah Cheesman assume o papel de Sara Mitich?

MacKinnon:  Eu não sei de nada [sobre o porquê da mudança de elenco ter ocorrido], mas quanto às próteses, é um redesenho e esculturas.

Como maquiador, você está sempre aprendendo maneiras de fazer coisas novas, novas técnicas, e às vezes depois de fazer uma maquiagem, você pensa de volta e diz: “Oh, eu gostaria de fazer de outra maneira”. Então agora, nós fazemos de outra maneira.

Às vezes há um efeito de estratificação, talvez onde aplicamos a porção do lábio antes do queixo, por exemplo. Como fazemos com Mary, depende de quanta ação ela tem – por isso, se eu colocar o lábio antes de colocar o queixo, o aspecto de camadas ajuda com a ação, sorrindo e abrindo a boca.

Então, parte do meu trabalho é observar essas coisas – mas com Airiam, este é apenas o próximo passo na evolução de uma maquiagem legal.

Sara Mitich aparece à esquerda e Airiam 2.0 à direita interpretada por Hannah Cheesman