Wilson Cruz e Anthony Rapp falam sobre volta de Culber

O episódio passado de Star Trek Discovery, “Saints of Imperfection”, trouxe o personagem Dr. Hugh Culber de volta dos mortos. Em uma série de entrevistas, Wilson Cruz e Anthony Rapp falaram sobre o que isso significa para a segunda temporada.

Culber pode não ser o mesmo Dr. Culber

Wilson Cruz foi o convidado do The Ready Room desta semana, onde ofereceu muitos detalhes dos bastidores de seu retorno como Dr. Culber em “Saints of Imperfection”, incluindo como ele cresceu seu cabelo e barba. Queria um visual ainda mais complicado e adicionou extensões e uma peruca. Cruz disse que para se preparar para seu retorno, ele assistiu a um documentário sobre PTSD (stresse pós-traumático) e releu o romance The Road, sobre “solidão e desespero”.

Cruz também esclareceu alguns pontos da trama, como a forma como as árvores que eram venenosas para o JahSepp eram nativas da Rede Micelial e o resultado de sua incursão.

A casca da árvore só dói para o JahSepp. Para mim era apenas uma espécie de alcatrão. É uma substância produzida pela árvore e tem efeitos nocivos para o JahSepp e para suas espécies e quando eles tocam, eles morrem. Então, Culber entende esse mecanismo porque era, na ausência de expressão melhor, anexado pelo JahSepp e para se defender cobre completamente a casca. Essa árvore faz parte da rede do micélio, faz parte da floresta

Em relação a sua aparência, Cruz contou como foi a preparação:

Nós temos artistas de maquiagem espetaculares. Nossa cabeleireira Shana é incrível. E já havia essa ideia na mesa quando cheguei. Nós elaboramos isso para determinar quanto de casca você deve ter. Eu também tive maquiagem protética, aplicada em locais onde a pele foi exposta, porque nestes pontos o JahSepp estava, literalmente, tentando me comer vivo. Também usei esses apliques de cabelo. Deixei meu cabelo real e barba crescerem tanto quanto possível. Mas eles viram que precisa de mais. Então, para torná-lo mais espesso eles aplicaram esses pelos postiços na barba, fizeram uma peruca. Demorou um pouco. Quer dizer, eu estava coberto da cabeça aos pés desse material preto e foi necessário encontrar o equilíbrio certo, para deixar meu rosto descoberto, mas me mostrar, no entanto, coberto pela substância. No início levamos três horas, que depois passou a duas horas e meia. A parte traumática foi tirar essas coisas ao final do dia. Eu tive que tirar a roupa e praticamente ficar nu, esfregando tudo com uma esponja. Foi uma experiência glamorosa.

Quanto ao que Culber estava fazendo durante os meses presos na rede, disse:

A maior parte estava tentando permanecer vivo. O que isso significa? O que é vida para ele? É a vida? E realmente no começo, onde estou? Isso é o paraíso? Isso é o inferno? É real? Isso é mesmo uma possibilidade. Se eu estou morto, porque ainda estou consciente? Existe confusão. Existe desespero. Há raiva e medo, acho que muito disso é medo do desconhecido. O que estou tentando fazer, estou tentando permanecer vivo, estou tentando ficar aqui ou estou tentando sair. E então, de vez em quando, ele vê a Discovery chegar e tenta chamar sua atenção, esperando que haja uma maneira de sair dali. É uma existência solitária, solitária e assustadora.

Cruz também falou sobre como este episódio configurará o resto da temporada, até mesmo para o visual de Culber:

Apenas visualmente, entendemos que este homem passou por um trauma e vai demorar um pouco para entender como isso o impactou. Eu acho que conseguimos isso. E o que eu realmente me orgulho é que montamos o resto da jornada dele pelo resto da temporada, da qual eu tenho que dizer que estou extremamente orgulhoso. Provavelmente o trabalho de que mais me orgulho em minha carreira.

Segundo Cruz, Culber “passou por um trauma” e terá um grande impacto na relação entre ele e Paul Stamets (Anthony Rapp). Cruz afirmou:

Nós seremos testados. E há consequências para o que aconteceu com Culber, enquanto ele estava nessa rede. Nós não o amarramos em um lindo laço rosa depois desse episódio, que realmente lidamos com essas conseqüências. E não apenas com Stamets. Todo mundo tem que lidar com isso. Ele está na vida de todos. Ele era médico de todos. Ele teve um relacionamento com Tilly, ele tem um relacionamento com Michael. Então, ele tem que lidar com Ash. Então, há muito o que lidar … Eu sinceramente acho que alguém que passou por um trauma como esse tem que questionar tudo sobre sua existência. Quem eles são. Quem eles amam. O que eles fazem. Por que eles estão aqui? Eu acho que ele está fazendo todas essas perguntas nesta temporada.

Cruz resumiu o futuro do personagem, dizendo:

O Dr. Culber que conhecemos pode não ser o Dr. Culber que conhecemos.

Mais Wilson Cruz falando sobre como fazer o episódio.

Quando volto, não sei quem sou. Então, uma das perguntas é, quando eu descobrir quem eu sou, você ainda vai amar essa pessoa. E a outra pergunta é: você ainda é o tipo de pessoa com quem quero estar? Você chega a um ponto em que começa a perguntar, estamos nos distanciando ou estamos crescendo juntos? E eu acho que o Hugh está fazendo essa pergunta ao longo desta temporada.

O futuro de Culber e Stemets.

Falando ao  The Hollywood Reporter, Cruz e Rapp falaram mais sobre o que podemos esperar de Culber e Stamets na  segunda temporada:

Rapp:  Encontramos uma maneira realmente interessante de explorar a ideia de que, se você voltar à vida, como é? O que você vai aprender é que é o Hugh, mas é um novo corpo. Como é ser a mesma pessoa dentro de um novo corpo? E como é ter sua consciência em um reino diferente por um tempo? É como se alguém saísse do coma. Como é viver e respirar de novo neste universo quando você vive e respira de maneira tão traumatizada?

Cruz:  Nós vamos descobrir não apenas quem são eles um ao outro, mas quem eles são individualmente. Na última temporada, foi justo dizer que Culber estava muito a serviço da ambição do Stamets. Mas nesta temporada, nós realmente conseguimos ver quem é Hugh Culber, por que ele faz o que faz. Eu quero que as pessoas imaginem como é ter passado por tudo isso na rede e agora estar de volta onde tudo começou. Essa experiência afetou como ele se sente sobre sua vida, carreira, relacionamento e quem ele é. Vamos aprender que há consequências para ele, como deveria haver. Nós não damos socos, e acho que nós entregamos uma história de amor digna desse relacionamento

Falando com Syfy Anthony Rapp fala sobre como Stamets se sente em como a unidade de esporos pode ser prejudicial para os JahSepp, que vivem na Rede Mycelial:

Eu sempre senti que o Stamets é muito sensível à biologia. Ele é incrivelmente confiante e tem uma opinião muito forte sobre as coisas, mas eu não acho que ele nunca tentou dobrar nada à sua vontade. Ele está sempre tentando encontrar maneiras de fazer funcionar. Eu acho que é confuso e perturbador, sim. Mas ao mesmo tempo eu acho que é apenas um instinto natural para ir: “Uau, se isso for verdade, eu preciso fazer isso direito”. Então, eu pensei que alguém como Stamets, que sempre vai tentar responder a informações e dados, tentaria encontrar o melhor caminho. Ele tentaria acertar. Ele é levado a uma solução.

Falando para o TVInsider Cruz comentou sobre ser o primeiro ator a mostrar sua bunda inteira na tela em Star Trek:

risos ] Não sei. Talvez. Eu sei isso. Quando você vê aquela cena, há Sonequa (Martin-Green), Anthony e Mary (Wiseman). Eles estão lá e eu tenho minha bunda para eles. A primeira vez que fiz isso, tive que me despir, e eu fico lá, e Sonequa está em uma posição onde ela vê tudo. Acabei de me voltar para ela e disse: “Bem, nós somos da família agora”. E ela ficou tipo “Baby, é tão linda. Eu amo tudo em você.”

Cruz agradece aos fãs

Após o episódio, Wilson Cruz também entrou em contato com as redes sociais para agradecer por todo o feedback que estava recebendo, através de sua página no instagram.

Honestamente, eu não tenho palavras para a resposta incrivelmente generosa e esmagadora para o episódio de ontem à noite @startrekcbs. Obrigado por suas palavras. Elas realmente significam muito para mim. Estou muito orgulhoso de fazer parte dessa franquia icônica e trabalhar com todos esses artistas inspiradores, do nosso elenco e os escritores e produtores, aos nossos clientes, cabelo e maquiagem, para os nossos serviços da tripulação e do ofício! Todos eles colocam todo o seu coração em seu trabalho.

Fonte: TrekMovie