Hannah Cheesman comenta seu papel como Airiam

O episódio “Project Daedalus” (Projeto Daedalus) de Star Trek Discovery mostrou um pouco mais da personagem Airiam e seu destino final na série. A atriz canadense Hannah Cheesman interpretou esse papel. Numa entrevista ao site StarTrek.com ela falou de seu trabalho na franquia e com o diretor Jonathan Frakes.

Você conhecia Star Trek antes de se envolver com Discovery ?

Eu sabia muito bem porque eu cresci assistindo A Nova Geração com minha família, e Jonathan Frakes foi meu primeiro … bem, eu deveria dizer o Number One, porque eu não sabia o nome dele na época, mas ele foi minha primeira paixão na tela. Ele foi a primeira paixão que eu tive quando estava assistindo televisão quando criança. Minha irmã e eu também assistíamos a série original nos finais de semana, às reprises e assistíamos a alguns de Deep Space Nine. Sete de Nove sempre foi super legal em Voyager. Então, definitivamente, Jornada tem sido uma parte da minha vida desde que eu era jovem, o que é maravilhoso porque significa que eu não tive que fazer lição de casa. Eu já estava bem familiarizada com muitos dos personagens, especialmente de A Nova Geração, e saber que Airiam era uma espécie de precursora de Data era infinitamente excitante.

Todo ator no Canadá parece ter feito um teste para Discovery. Você já estava preparada para qualquer outra coisa antes de fazer Airiam?

Eu já fiz (o teste) uma vez, mas para ser honesta, não me recordo quem era esse personagem, e porque a segurança é tão apertada. Eles são muito corretos mesmo quando você entra na sala de casting sobre quem é esse personagem e o que exatamente vai acontecer. Você tem que assinar um … Eu acho que é alguma versão de um acordo de não divulgação. Então, eu fiz uma vez, mas nem recebi um retorno de chamada. Quando eu fiz o teste, é claro, eu fiz um pouco de lição de casa (sobre Discovery) … mas à medida que avançávamos nesse processo de teste, ganhei uma compreensão melhor do que estaria fazendo, que não era ortodoxo por si só. – entrando em um papel que já estava predeterminado e preexistente, juntando-se à equipe.

Sara Mitich originou o papel. Como você manteve a essência e os elementos físicos que ela introduziu enquanto ainda fazia sua Airiam?

Poucos dias antes de começar, Sara e eu recebemos uma ligação telefônica onde ela me falou sobre seu processo e sua compreensão do passado do personagem. Então, passamos meio dia juntos no set. Fomos para a ponte, e ela literalmente, peça por peça, me mostrou: “É aqui que está a pulsação do esporo. Esses são os botões …” Ela criou sua própria língua, então ela disse: “Quando este comando é perguntado, eu pressiono esses botões e imagino que eles façam isso”.

Depois disso, passamos pelo processo físico. Como ela está? Como ela se mexe? Onde estão seus braços? O que é legal sobre Sara é que ela cresceu como uma bailarina semi-profissional, até uma lesão no final da adolescência, então ela está muito no comando de si mesma fisicamente. Eu também, felizmente, tenho uma década a mais, talvez duas décadas, de treinamento de dança, por isso pudemos falar a mesma língua quando ela me transmitiu essa informação. Senti-me bastante apoiada, mas ela também foi maravilhosa em dizer: “Este é o seu papel agora, pegue-o e faça o que quiser com ele. Estou animada para ver o que você faz.”

Enquanto eu passava a temporada, apenas fazendo treino todos os dias no set, encontrei Airiam. Eu não entrei com uma compreensão predeterminada dela porque tinha que me sentir confortável com o que já estava lá. Ao longo da temporada, consegui isolar muitos dos movimentos da cabeça e do pescoço. O baú de Sara era bastante sólido e ela se movia em uma só peça. Então, acho que trouxe um pouco de fluidez para ela, mas mais rigidez no pescoço e na cabeça. Honestamente, parecia que eu tinha muita autoria e propriedade para o personagem no momento em que eu estava saindo, certamente. E parecia que eu sabia aonde estava voltando toda vez que entrava na máscara.

Você tinha feito papéis pesados ​​antes, incluindo Lev em Defiance e seu papel em Mama. Foi muito diferente essa experiência de ser transformada em Airiam?

Resultado de imagem para Lev DefianceMuito. Estamos lidando com algo feito especificamente para o meu rosto. Eram duas horas mais todas as manhãs, pré-chamada, antes de eu entrar no set, e isso estava muito envolvido. O que é ótimo é que você acaba conhecendo sua equipe de próteses. É um jeito legal de manhã, uma boa maneira de facilitar o papel. Eu tenho um boné careca. Eu tenho um capuz que desce para o meu peito e sobre os meus ombros. Lábios que são adicionados, bem como orelhas e um capacete. Você começa a definir e de repente você está colocando em contatos de 18 milímetros que são maiores que suas próprias córneas. A parte mais surpreendente é que, de certa forma, era muito físico. É uma experiência física ter isso em seu rosto e ter certeza de que você está se desdobrando. Doug (Jones) é um mestre porque você lê tantas emoções apesar de tudo isso em seu rosto.

O outro aspecto é que as próteses mudam a maneira como todos com quem você trabalha interagem com você. Eles olham para você, eles vêem algo estranho, algo diferente. Mesmo com meus colegas de elenco que me abraçaram desde o primeiro dia, havia uma barreira literal, onde eu não podia mostrar quem era Hannah. Foi essa estranha dissonância cognitiva entre quem eu penso ser, o que eu sei atuar, e essa outra camada, não apenas é esse personagem diferente, mas uma maneira totalmente diferente como o mundo interage comigo. Foi realmente algo para experimentar.

Resultado de imagem para trekmovie Hannah Cheesman

 

Vimos vislumbres da personalidade de Airiam em “Projeto Daedalus”. O que você aprendeu sobre ela de sua canção do cisne?

Antes deste episódio, eu sempre estava me perguntando onde está essa dança, esse equilíbrio entre ser humano e androide, porque ela não era totalmente androide. Ela era parte humana. Ela era um humano aumentado. Então descobrir onde eu era humana, como eu era humano, e como eu não era humana, era provavelmente a parte mais interessante. E, em Daedalus, a maior curva de aprendizado foi que, de fato, ela era humana por trás de tudo. Quando vimos mais dela, pudemos ver que ela teve uma resposta emocional à sua história, a essa luta que estava acontecendo internamente. “Eu tenho que essencialmente me sacrificar pelo melhoramento da minha equipe e pela totalidade da Discovery.” Aprender que ela tinha tanta humanidade nela era uma grande parte daquele episódio para mim.

Você teve a cena da morte. Que emocionantes para todos foram aqueles momentos para filmar, primeiro a sequência da queda de ar, e depois você flutuando no espaço?

A sequência da eclusa de ar, isso foi bastante emocionante porque Sonequa [Martin-Green] é uma atriz muito habilidosa. Sentir sua emoção é o que me levou a um lugar de combiná-la lá. Houve um silêncio austero que disparou, e depois aplausos, depois de termos feito uma das tomadas completas, porque era muito grande e pesado. Sua amizade veio à tona, junto com a importância de Airiam para sua equipe veio à tona. Para mim, foi um papel poderoso e bonito de se fazer parte, e o roteiro de Michelle Paradise subiu na ocasião. A última cena de mim flutuando no espaço foi a mais incomum, porque foi meu último dia no set. Era só eu em um pequeno pódio, presa em meus quadris, usando músculos das costas em uma grande tela verde antiga. Foi estranho encenar seus últimos suspiros no espaço, porque isso não é algo que eu possa realmente imaginar acontecer. E … você tem a gentileza e abertura da sua equipe, mas você está jogando esse momento pesado. Foi estranho combinar essas emoções naquele dia.

Como você gostou de trabalhar com Jonathan Frakes novamente, e você contou a ele sobre sua paixão de infância?

Ele dirigiu um episódio no início da temporada, e eu estava no set no meu full Airiam drag. Ele passou e imediatamente me apresentei. “Eu sou HannahResultado de imagem para Hannah Cheesman jonathan frakes Cheesman, a nova Airiam. A propósito, você foi minha primeira paixão sempre na tela quando eu era criança”. Ele riu e disse: “Seria ótimo ser recebido assim todos os dias”. Ou algo assim. Ele é um grande brincalhão, um cara muito divertido de se trabalhar. Então ele sabia disso. Foi a primeira coisa que saiu da minha boca para ele, e definitivamente eu estava animada para dizer isso.

Nós também conseguimos ver Airiam em forma humana. Quão importante foi para você e para o personagem?

Isso foi muito importante para mim como atriz, porque eu senti que tinha tomado posse real do personagem. Para mim, colocar minha marca também mostrando, “Ela era essa pessoa antes”, não foi importante apenas para o enredo, mas também emocionalmente importante para mim, porque acho que me sinto protetora em relação a isso: “Essa é minha. Essa é ela. Era ela antes e agora é ela ” Foi uma maneira maravilhosa de casar as coisas que não sabíamos sobre Airiam com o que aprendemos naquele episódio.

Você vai sentir falta do elenco e da equipe?

Muito. Este episódio é emocionante, mas ao mesmo tempo é um pouco triste, porque é um adeus. Há uma sensação de perda, que não vou voltar a esse set. Isso me deixa triste, mas também estou super honrada não apenas por ter feito parte disso, mas também por ter saído com tamanho impacto. Se há um caminho a percorrer, essa é a maneira de fazer isso.

O que vem a seguir para você?

Uma série na web que fiz há cinco anos, chamada Whatever, Linda, estou atualmente em desenvolvimento para transformá-la em uma série de uma hora com a Bell Media no Canadá. Meu produtor executivo é o showrunner de Snowpiercer, e foi o criador e showrunner de Orphan Black. Eu estou junto com ele para transformar Whatever, Linda em uma hora de duração. Na verdade, vou continuar escrevendo meu roteiro, terceiro rascunho, depois que eu desligar o telefone com você.

Um pouco mais de Airiam no The Ready Room

Hannah Cheesman também foi a convidada no after-show The Ready Room, desta semana, onde falou sobre interpretar Airiam e especialmente como foi filmar o episódio final. Ela também resumiu a natureza de Airiam, dando mais algumas informações sobre o que foi dito pela equipe de criação:

Ela é um humano aumentado. Foi no decorrer desta temporada que um dos escritores me disse: “Hannah, ela é 67% humana”. E eu disse: “Ótimo, eu tenho uma porcentagem”. Era algo para se trabalhar, especialmente em “Project Daedalus”, onde você vê tanta emoção de Airiam, enquanto antes nós não vimos muito dela, e nós não a conhecemos muito. Então, foi uma maneira muito legal de cavar as partes humanas desse humano aumentado.

Assumindo o papel da atriz Airiam original, Sara Mitich:

[Airiam] foi interpretada por Sara Mitich na primeira temporada e eu assumi o papel na segunda temporada. E Sara se tornou uma grande amiga desde então, porque ela entrou no papel da humana Nilsson. Sara é uma ex-bailarina e eu sou uma ex-dançarina também. O que é maravilhoso é que Sara é incrivelmente generosa. Ela realmente levou uma manhã inteira comigo quando eu peguei o papel. Ela me mostrou seus maneirismos, seus movimentos, que vêm de um pano de fundo de dança, entrando em um papel que não se move naturalmente ou muito humanamente. O que eu descobri é que eu comecei com o que ela me deu e durante a temporada realmente desenvolvi mais.

Explorando o personagem mais em seu episódio final:

Foi bonito. E foi lindo filmar também. Estou tão honrada que fui presenteada com um episódio como este. Por mais que não esteja mais por perto, foi um papel maravilhoso e um episódio maravilhoso. E você nunca sabe, é o espaço … Sempre há flashbacks. Eu tenho um rosto humano. Algo pode acontecer.

Elenco e equipe dizem adeus a Airiam e Hannah Cheesman

A CBS divulgou um vídeo com produtores executivos e estrelas de Discovery falando sobre a saída de Airiam da série, e a própria Hannah Cheesman.

Sonequa Martin-Green:

Aquele momento entre Burnham e Airiam foi realmente difícil de filmar… É um duplo adeus. Quando alguém sai, sentimos e dói. E então é difícil dizer adeus aos personagens também, por causa da impressão que eles fizeram na história. E Airiam fez tal impressão, porque é a primeira vez que realmente conseguimos ver alguém como ela, alguém que foi aumentada como ela. Nós a vemos como um ser humano em flashback e, em seguida, para saber que ela sofreu esse acidente horrível. Ela escolheu ser aumentada e agora dedicou sua vida ao serviço exploratório militar na Frota Estelar. Você sabe, eu acho que é realmente potente, muito poderoso.

A produtora Heather Kadin discutiu a ironia de como a construção de Airiam fez dela uma candidata a ser morta:

Eu acho que a qualquer momento há um personagem que você constrói e constrói e você cresce amando, infelizmente, para a história, é aquela em que você diz “Não seria impactante se?” É disso que você se livrou.

Fonte: Star Trek.com e TrekMovie