Trek Brasilis lança seu primeiro livro: FASCINANTES

A apenas um mês de completar seu vigésimo aniversário, o Trek Brasilis está audaciosamente indo aonde nenhum portal de Jornada nas Estrelas jamais esteve. Vem aí Fascinantes, o primeiro livro com a marca do site.

Ao longo de suas 256 páginas, a publicação mergulha fundo em 20 personagens marcantes colhidos ao longo de todas as eras de Star Trek, além de trazer um capítulo especial sobre a Enterprise (no bloody A, B, C, or D!). Neste momento a caminho da gráfica, o livro ficará pronto a tempo da comemoração do vigésimo aniversário do site, em 24 de setembro. Mas a pré-venda já começou, e você pode garantir o seu exemplar por um preço promocional de lançamento aqui (de quebra ajudando a gente a arcar com os custos de produção, que, dica, não são pequenos).

“Que enorme prazer comemorar os 20 anos do TB com uma produção tão especial”, diz Salvador Nogueira, editor-chefe do site e um dos três organizadores do volume, ao lado de Gustavo Gobbi e Susana Alexandria. “Procuramos uma forma de honrar nossas tradições e focar no conteúdo da própria saga, abordando-a de um modo jamais feito antes, numa coletânea de análises sobre algumas das figuras mais fascinantes criadas ao longo das últimas cinco décadas. É um livro que pode ser lido sequencialmente ou consultado como obra de referência.”

O projeto começou a ser gestado em abril, a partir de uma sugestão de Gobbi, um dos editores do site. Um brainstorm da equipe resultou no formato adotado, e cada um dos colaboradores ficou encarregado de escrever sobre um personagem, apresentando uma biografia detalhada e uma análise de bastidores. Um box sobre o(s) intérprete(s) de cada um deles e um quadro com indicação dos três principais episódios envolvendo o biografado arrematam o conteúdo.

As ilustrações e o projeto gráfico são uma obra à parte. Cada um dos personagens é retratado no traço apaixonante do artista Will Rios, também colaborador do TB, e o visual das páginas é resultado do apuro visual de Will (é outro!), já conhecido no meio trekker por ter sido também o diagramador dos livros Almanaque Jornada nas Estrelas (2009) e Jornada nas Estrelas: O Guia da Saga (2016), ambos de Salvador Nogueira e Susana Alexandria. Quem gostou daqueles livros certamente há de curtir este aqui!

“Este livro marca não só uma celebração das duas últimas décadas, mas também uma nova etapa para o site”, diz Nogueira. “Se sentirmos receptividade, já estamos aqui com várias ideias de como produzir mais conteúdos especiais para os fãs. A propósito, se alguém aí tem ideias e quer sugerir para a gente, estamos ouvindo! Sei que tem uma demanda forte para que a gente conclua os guias de episódios das séries antigas, e aposto que há interesse também em saber tudo que vem aí das séries novas… O céu é o limite!”

Confira abaixo o sumário de Fascinantes: 20 personagens marcantes de Jornada nas Estrelas selecionados pelo Trek Brasilis.

Prefácio
Salvador Nogueira

1 Jonathan Archer
O explorador que fez história a cada ano-luz
Salvador Nogueira

2 Christopher Pike
O primeiro capitão de Gene Roddenberry
Gustavo Gobbi

3 Michael Burnham
Uma órfã dividida entre a lógica e a emoção
Carlos Henrique Santos

4 Saru
O kelpiano que escolheu abraçar o desconhecido
César Lima

5 James T. Kirk
O capitão, a lenda, o homem de sentimentos fortes
Ivanildo Pereira

6 Spock
De todas as almas, a mais humana
Ana Rosa Leme

7 Leonard H. McCoy
Ele queria ser só um médico, mas o destino tinha outros planos
Hollander Ramos

8 Jean-Luc Picard
O coração de um explorador e a alma de um poeta
Ralph Pinheiro

9 Data
O androide que sonhava ser humano
Susana Alexandria

10 Deanna Troi
Alma, consciência e bússola da USS Enterprise-D
Marina Amaral

11 Worf
O desafiador encontro de dois mundos
Roberta Manaa

12 Benjamin Sisko
Pai, emissário dos Profetas de Bajor e soldado
Luiz Castanheira

13 Kira Nerys
Defensora da liberdade e da justiça
Mariana Gamberger

14 Odo
O transmorfo que moldou o destino da galáxia
Fernando “Odo” Rodrigues

15 Miles O’Brien
A saga de um homem comum
Luiz Felipe do Vale Tavares

16 Gul Dukat
O glorioso herói de sua própria história
Francisco Paulo Fiorentino

17 Garak
Um simples alfaiate
Ricardo Delfin

18 Michael Eddington
Visionário ou rebelde sem causa?
Leandro Magalhães

19 Kathryn Janeway
A capitão que mais desbravou nossa galáxia
Daniel Leb Sasaki

20 Sete de Nove
Uma ex-borg numa jornada à procura da sua humanidade
Ricardo Jurczyk Pinheiro

BÔNUS USS Enterprise
A nave capitânia do coração trekker
Fernando Penteriche

Para adquirir seu exemplar, clique aqui.

Be the first to comment on "Trek Brasilis lança seu primeiro livro: FASCINANTES"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*