Jonathan Frakes fala sobre dirigir Picard e Discovery

Jonathan Frakes viveu por sete temporadas e quatro filmes de A Nova Geração, interpretando o comandante William Riker. Hoje, como diretor, Frakes está em Toronto, Canadá, dirigindo episódios para a terceira temporada de Star Trek: Discovery, além de ter atuado e dirigido na série Star Trek: Picard.

Numa entrevista ao Newsday, Frakes teceu comentários a respeito de seu trabalho nas duas séries Star Trek.

A história da franquia Star Trek tem sido de resiliência, repleta de finais aparentemente finais e renascimentos improváveis. Quão surpreso você ficou com a recente série Picard?

Frakes: “Fiquei surpreso quando Patrick apareceu pela primeira vez em Las Vegas, há alguns anos, em uma convenção para anunciá-la. Ele havia deixado bem claro que isso era algo com o qual estava tristemente, mas decididamente encerrado … Eles o convenceram de que poderiam encontrar uma nova história para contar e uma que ele realmente ficasse bastante intrigado. Tive o privilégio de dirigir alguns desses episódios iniciais, e depois atuei com ele no final da temporada, e ele sempre foi muito bom. Ele está absolutamente arrasando com essa nova versão, essa versão mais antiga, mais sábia e mais complicada do Capitão Picard”.

Vimos você nos trailers. Qual o papel que você teve nessa produção?

Frakes: “Dirigi os episódios quatro e cinco e atuei no episódio sete … Obviamente, é um privilégio, mas foi realmente divertido ver Patrick no topo de seu jogo novamente e sentir a empolgação dos fãs sobre o que está por vir”.

Frakes: Eu acho que eles irão gostar de quão complicada e densa é a história. É a complexidade do passado de Picard, sua vulnerabilidade, seus sonhos, suas assombrações. Como ele disse em uma das entrevistas que li recentemente, é Picard – um personagem forte, sólido, decisivo e bem-sucedido – e 20 anos depois, esse é um homem mais vulnerável e, portanto, mais interessante e mais complicado …

Eu acho que eles irão se adaptar – não tenho certeza se irão gostar – do fato de não haver Enterprise, ele não é mais o capitão Picard, mas há temperos do familiar. A presença de Jeri Ryan como Sete de Nove, acho que será um enorme sucesso. Ela é fabulosa na série e melhor do que nunca. Todo mundo está ansioso para ver [Brent Spiner como] Data – ele é provocado no trailer”.

Eu entendo que há um novo número 1 na vida de Picard.

Frakes: É um Pitbull!”

Você já foi provocado sobre isso?

Frakes: Todo dia”.

O desafio enfrentado pela equipe criativa não é diferente do que o criador de Star Trek, Gene Roddenberry, enfrentou quando lançou A Nova Geração em 1987 – crie algo novo que atrairia novos fãs sem desrespeitar a base de fãs dedicada a você. Agora já tem.

Frakes: Bem, não foi fácil na época, e não foi fácil para Discovery, após o sucesso dos filmes de JJ, depois dos dois primeiros filmes Star Trek de JJ Abrams. Eu acho que o que estou experimentando, se não me engano, é que o público está muito, muito inclinado a abraçar “Picard” de uma maneira que eles não fizeram em A Nova Geração e não fizeram em Discovery”.

Resultado de imagem para star trek discovery season 3Você acha que Discovery e agora Picard estão à altura desse desafio?

Frakes: A escrita é espetacular. Os escritores são brilhantes, inteligentes, criativos. As histórias são inventivas e em camadas, e os personagens de Discovery são de todas as esferas da galáxia – há muita coisa acontecendo nas duas séries… Discovery é muito a jornada de Michael Burnham, nas mãos incrivelmente capazes de Sonequa Martin- Green e Picard, obviamente, será a jornada de Picard. E acho que isso fornecerá o nível de continuidade e conforto para novos fãs de boa escrita e fãs antigos de todas as coisas de Star Trek e todos os demais”.

Você conheceu o criador de Star Trek, Gene Roddenberry. Como você acha que ele veria o trabalho que está acontecendo hoje?

Frakes: “Eu acho que ele ficaria emocionado ao ver que suas histórias ainda estão sendo contadas”.

A terceira temporada de Discovery salta tão longe no futuro que eles realmente foram aonde ninguém havia ido antes. O que você acha do que foi filmado até agora?

Frakes: Primeiro de tudo, o cliffhanger foi ótimo … e no retorno, direi que não se deve perder os primeiros episódios de Discovery nesta temporada”.

Ao longo de sete anos de episódios e quatro filmes, você e seus colegas do elenco de A Nova Geração desenvolveram não apenas uma ótima química, mas também grandes amizades e um apreço compartilhado por fazer travessuras no set. 

Frakes: O elenco de Discovery me lembra muito o elenco / família de A Nova Geração na maneira como eles se tratam e no cuidado que eles têm um pelo outro … Isso me lembra de nós”.

E isso nem sempre acontece, acontece?

Frakes: Oh não (risos). Oh não, não acontece”.

Resultado de imagem para star trek picard castAgora que você passa a maior parte do tempo do outro lado da câmera, algum arrependimento sobre a maneira como vocês torturaram alguns diretores de “A Nova Geração”?

Frakes: “Arrependimentos? Eu fui torturado. Você tem que ter uma pele grossa”.

Como ter atuado ou dirigido episódios das séries de Star Trek, criadas desde a série original o ajudaram como diretor?

Frakes: “A vantagem que tenho, se é que tenho, é que passei muito tempo como ator na ponte da grande nave, e acho que é particularmente útil para mim com outros atores, atores maravilhosos que dizem: ‘Oh meu Deus! Deus, o que eu faço? Diga-me onde eu devo sentar. O que eu faço” – e parece simples, mas poucos de nós gastamos tempo nessas gloriosas naves espaciais. É um lugar em que estou estranhamente confortável e posso compartilhar isso”.

Um dos filmes que você dirigiu, “Star Trek: First Contact” pode ser o melhor filme produzido pela franquia. É do trabalho que você mais se orgulha?

Frakes: ” Certamente. Foi o melhor roteiro, a Enterprise tinha acabado de sair de uma maravilhosa série. Era meu para estragar tudo”.

Existe um programa ou filme de Star Trek na sua cabeça que você gostaria de trabalhar? Nunca vimos “Os Rikers no Espaço”.

Frakes: Eu sei – a maravilhosa comédia de meia hora para câmera única, “Os Rikers no Espaço”. O maluco Tio Data e seu cachorrinho, Worf. Ainda há tempo.”