TAS 1×07: The Magicks of Megas-Tu

No centro da galáxia, a Enterprise encontra uma criatura misteriosa

Sinopse

Data estelar: 1254.5

Com o objetivo de investigar a teoria sobre a contínua criação de matéria no núcleo da Via Láctea, a USS Enterprise parte em missão para o centro da galáxia. Spock espera encontrar forças e fenômenos além da compreensão humana. Ao chegar a seu destino, o capitão Kirk ordena um alerta amarelo. A tripulação testemunha explosões ao redor da nave, uma ocorrência natural da região. Todas as teorias sobre o lugar parecem estar corretas. A nave é atraída por um redomoinho de matéria-energia, impossibilitada de escapar. Confirmando as suspeitas de Spock, o olho do redemoinho apresenta calmaria.

A Enterprise se desmaterializa e surge em um local onde tempo e espaço estão além do entendimento. O rádio subespacial e os cronômetros da nave não funcionam. Os motores de dobra estão inoperantes. As leis da física não mais se aplicam. O sistema de suporte de vida começa a falhar. Assim que a tripulação começa a desmaiar pela falta de ar, surge na ponte de comando uma figura com aparência demoníaca e casco no lugar dos pés. É Lucien, que expressa sua fascinação pela humanidade restaurando os sistemas de suporte de vida. Ele dá as boas vindas à tripulação.

Lucien transporta Kirk, Spock e o doutor McCoy para um planeta desconhecido. O estranho lugar causa desorientação na tripulação. O alienígena transforma o ambiente em um local mais convidativo, com árvores, grama e uma cidade: Megas-Tu, um mundo que opera com regras diferentes do universo convencional, o que humanos chamariam de mágica. E foi a mágica de Lucien que fez os sistemas da Enterprise voltarem a funcionar.

O povo de Megas-Tu é calmo, pacífico e contemplativo. Cada um especialista em um tipo de magia., suas habilidades únicas não têm comparação em todo o universo. Mil anos atrás, quando os meganos buscavam companhia, passaram por um ponto entre dimensões e chegaram à Terra. Logo se tornaram conselheiros ao redor do mundo. E, para ajudar a humanidade, usaram o poder originário de seu universo. Mas, eventualmente tiveram que partir. Lucien era um generalista entre especialistas, um ruaceiro, como era chamado; que sempre amou o povo da Terra.

Sem fornecer explicações, Lucien urge que a tripulação retorne à Enterprise para não serem descobertos. De volta à nave, Scott informa que não podem ser detectados devido uma nuvem misteriosa que cobre o planeta a impede que sejam sondados. Mas a Enterprise está desprotegida, apenas o suporte de vida funciona.

Spock decide usar os recursos à mão: a mágica abundante nesse universo. Ele desenha um pentagrama no chão e consegue mover uma peça de xadrez vulcano. O feito atrai a atenção de Lucien que os adverte: a energia mental usada nos atos de magia pode ser rastreada.

Os temores de Lucien são confirmados e a Enterprise é descoberta pelos habitantes de Megas-Tu. Os tripulantes são transportados para o planeta e presos. O cenário é semelhante à Salem, Massachusetts, do ano 1691, ondem enfrentarão julgamento pelas ações de seus antepassados, junto a Lucien, por ter tentado ajudar os humanos. Asmodeus, especialista em ética da magia conduzirá o julgamento.

No passado, o povo de Megas-Tu visitou a Terra com intenções pacíficas. Mas onde quer que fossem, encontravam humanos tentando usá-los para obter poder para servir sua ganância. Diante da recusa, os terráqueos passaram a persegui-los, com medo e ódio; chamando-os de demônios e feiticeiros. Os sobreviventes instalaram-se na cidade de Salem, na tentativa de levar uma vida normal, mas, ao usar seus poderes, foram queimados como bruxos. Os meganos então combinaram seus poderes e retornaram à Megas-Tu.

Por ser vulcano, Spock se voluntaria para defender os humanos. Sua primeira testemunha é Lucien. Perguntado porque não teme ou odeia os terráqueos, Lucien diz que são semelhantes a si mesmo, cheios de perguntas a serem respondidas, com um desejo insaciável por conhecimento. A próxima testemunha é o capitão Kirk, que comenta sobre como humanos mudaram, e ainda buscam mudanças, desde os tempos de Salem, e buscam entender e respeitar todas as formas de vida. Kirk cita a Primeira Diretriz e convida os meganos a acessarem os registros da nave.

Asmodeus pesquisa os registros e descobre que a chegada da Enterprise à Megas-Tu foi um acidente, e seria pouco provável que outras naves tivessem o mesmo destino. Mas determina que Lucien seja punido por ter traído seu povo, sendo confinado ao limbo por toda a eternidade, isolado. Kirk protesta, tal sentença para alguém como Lucien é como decretar sua morte. Asmodeus questiona se Kirk defenderia Lucien se soubesse seus outros nomes: Tinhoso, Demônio, Lúcifer. Mas o capitão não está interessado em lendas, Lucien é uma forma de vida inteligente e Kirk não participará de sua punição. Asmodeus e Kirk travam uma batalha de mágica em defesa de Lucien. O ato de Kirk, ao proteger Lucien, decidido até a morrer por ele, comove Asmodeus. A condenação de Lucien foi um teste para conhecer as verdadeiras intenções dos humanos, já que os registros da Enterprise poderiam ser forjados. A compaixão de Kirk foi a prova que os seres humanos evoluíram.

A tripulação é liberta e a humanidade agora é bem-vinda a Megas-Tu. Lucien propõe um brinde à amizade.

Comentários

A ciência sempre esteve presente em Star Trek, mesmo que em forma fantasiosa. A magia já havia sido tema da Série Clássica no episódio da segunda temporada “Catspaw”, envolvendo bruxas, gatos pretos e assombrações. Aqui a magia não é apresentada como algo fantástico, mas uma forma alternativa de ciência, natural aos habitantes de Megas-Tu. O elemento essencial para que essa forma de ciência funcione é a crença, é preciso acreditar que a magia funcionará para que tenha efeito. Dessa forma, ciência e fé passam a estar interconectadas no universo de Megas-Tu. Curiosamente, o primeiro a compreender esse mecanismo é Spock, mas é sua lógica que o faz compreender a magia local como uma forma diferente de ciência.

Lucien é sedento por conhecimento e companhia, possui um desejo de partilhar suas descobertas. Sua aparência é evidentemente demoníaca, colocando a busca pelo saber como algo mal e, como Lucien e a humanidade compartilham os mesmos anseios, os humanos por extensão poderiam ser visto como criaturas perversas. Mas em momento algum Lucien demonstra um caráter vil, seu amor pela humanidade é genuíno e é a compaixão que Kirk sente por ele que aproxima os habitantes de Megas-Tu e a Federação.

Em 1989, no filme Jornada nas Estrelas V: A Última Fronteira, a Enterprise e sua tripulação viajaram para o centro da galáxia em busca de Deus. É curioso notar que em ambas ocasiões o núcleo da Via Láctea esteve associado a questões de fé.

No episódio “Encounter at Farpoint” , piloto de A Nova Geração, a humanidade também enfrentou julgamento pelos atos de seus antepassados.

O ator James Doohan foi conhecido por sua proeza vocal, aqui esbanja talento ao interpretar Lucien. Ed Bishop, intérprete de Asmodeus, já era familiarizado com a ficção científica televisiva e cinematográfica, tendo participado da série inglesa UFO como o comandante Ed Straker e do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968).

Avaliação

Citações

“I find this scientifically fascinating.”
“At least I have the good sense to be scared, Jim.“
(É algo cientificamente fascinante.)
(Pelo menos tenho o bom senso de estar assustado, Jim.)
Spock e McCoy

“I’d forgotten how much bodily integrity means to you humans. This isn’t easy, you know, holding us together like this. It’s not even natural.”
“Being in one piece is very natural where we come from.”
(Eu tinha esquecido a importância da integridade física para os humanos. Não é fácil, sabe, nós nos mantermos assim. Não é nem mesmo natural.)
(Ficarmos inteiros é muito natural no lugar de onde viemos.)
Lucien e McCoy

“Spock , do you honestly believe that as long a we’re in this universe, we can work magic, too?”
“One uses the resources at hand, Captain.”
(Spock, acredita mesmo que, enquanto estivermos neste universo, também poderemos usar magia?)
(Usamos os recursos disponíveis, capitão.)
Kirk e Spock

“No more magic for us, Jim. It’s all back there.”
(Nada mais de mágica para nós, Jim. Ela ficou para trás.)
McCoy

Trivia

  • Esse foi o nono episódio produzido para A Série Animada e o oitavo exibido;
  • Asmodeus é um demônio da cultura judaica;
  • O roteirista Larry Brody escreveu o episódio “Tattoo” do segundo ano de Voyager;
  • Este foi o único episódio da Série Animada a mostrar a Terra;
  • Quando é encurralado pela criatura rochosa, Kirk está vestindo um uniforme vermelho.
  • O episódio foi adaptado por Allan Dean Foster no livro Star Trek Log Three publicado pela Ballantine Books em dezembro de 1974. A data estelar foi alterada para 5524.5.

Ficha Técnica

Escrito por Larry Brody
Direção de Hal Sutherland

Exibido em 27 de outubro de 1973

Título em português: “A Magia de Megas-Tu”

Elenco

William Shatner como James T. Kirk
Leonard Nimoy como Spock
DeForest Kelley como Leonard McCoy
George Takei como Hikaru Sulu/megano
Nichelle Nichols como Uhura
James Doohan como Montgomery Scott/Lucien

Elenco convidado

Ed Bishop  como Asmodeus

Revisitando

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Ricardo Delfin

Episódio anterior | Próximo episódio