Clique aqui para visitar o
Acervo de colunas



 









 

É fácil ser santo no paraíso... (Final)
A completa história dos Maquis

Ouvimos falar novamente dos Maquis no clássico da quinta temporada de Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine - "Blaze Of Glory".

O general Martok comunica a Sisko a interceptação de uma mensagem codificada Maquis, o que surpreende a todos, pois se acreditava que os Maquis haviam sido completamente dizimados pelos Jem'Hadar (após o estabelecimento da aliança Cardassia/Dominion um pouco antes nesta mesma quinta temporada, no excelente episódio "By Inferno's Light"). A mensagem, gravada por uma mulher, é destinada a alguém chamado Michael, avisando-o que mísseis foram lançados e estão em rota da capital cardassiana e chegarão ao alvo em 13 dias.

Martok está preocupado e confessa a Sisko que os Klingons (quando ainda em guerra com Cardassia) cederam dispositivos de camuflagem aos Maquis, o que aliado ao fato de que os Maquis tiveram acesso ao longo de sua existência a um sem-número de armas de destruição em massa pode significar uma perda de vidas da ordem de milhões pelos cardassianos. Tal perda de vidas, dos seus agora cidadãos, pode produzir uma violenta reação por parte do Dominion, o que pode produzir uma catástrofe para todo o Quadrante Alfa.

Em vista disto, Sisko decide recrutar a ajuda de um agora prisioneiro em uma base estelar: Michael Eddington. Eddington não parece nem um pouco sensibilizado com a mensagem e ele têm suas razões:

"- Eu gastei todas as minhas lágrimas quando os Jem'Hadar massacraram os Maquis. Eu sentei aqui nesta cela por três dias e escutei todos os informes que chegavam. Naqueles três dias, tudo e todos que me importavam foram erradicados."

Sisko não acredita que Eddington realmente não se importe com a perspectiva de guerra com o Dominion e com a sua própria vida. Decidido ele consegue a soltura de Eddington sobre sua autoridade.

Os dois seguem em um explorador para as Badlands e quando Eddington inicialmente se nega a oferecer qualquer tipo de cooperação, eles novamente discutem a exaustão. Eddington diz a Sisko que Cal Hudson foi morto pouco antes dele ser preso e que Hudson havia perdoado Sisko, algo que Ben nunca conseguiu em relação ao seu velho amigo. Sisko faz o que pode para controlar as suas emoções.

Ao chegar nas BADLANDS Sisko detecta duas naves Jem'Hadar e, achando que o desejo de morte e de começar uma guerra Federação vs. Dominion é um blefe de Eddington, calmamente tira as algemas de Eddington e vai tomar um café. Sisko estava certo e na última hora Eddington toma o leme do explorador e usa uma tática de despistamento Maquis para fugir dos Jem'Hadar.

Eddington faz um acordo com Sisko, vai levá-lo ao local de lançamento dos mísseis e ajudar a detoná-los à distância, ainda em curso e longe do alvo. Porém ao final deste trabalho ele quer um último e definitivo, até a morte, confronto com Sisko. Sisko concorda.

Os Jem'Hadar não desistem e acabam na cola do explorador outra vez, Eddington propõem um plano muito louco e arriscado em que Sisko tem que realinhar os motores enquanto em funcionamento, de forma que uma exaustão controlada possa detonar uma das muitas espirais de plasma no interior das BADLANDS, enquanto Eddington tenta manter uma rota estável ao leme. O plano funciona e as naves Jem'Hadar são postas fora de combate, porém por um breve momento Eddington pensa que Sisko morreu na explosão. Logo em seguida Ben reaparece para literalmente esfregar a cara de Eddington na parede lembrando a ele que era para manter uma rota estável.

Os dois chegam ao local de lançamento, Athos IV, um local com tanta interferência que os sensores simplesmente não funcionam. Eles abrem seu caminho através de guardas Jem'Hadar, os quais ambos não esperavam encontrar ali, até uma câmara onde encontram dezenas de corpos de Maquis empilhados, sem-vida.

"Nós estávamos vencendo. O Império Cardassiano estava caindo no caos. As colônias Maquis estavam para se declarar uma nação independente."
[Eddington]

"- Talvez nós todos tenhamos falhado como eles."
"- Talvez nós pudéssemos ter evitado que isto acontecesse. Não sei. Vai levar um longo tempo, um bocado de busca espiritual, até que eu possa responder a esta pergunta. Mas agora, nós temos uma missão a cumprir."
[Sisko]

"- Gostaria de saber com certeza que matando você eu me sentiria melhor. Mas acho que posso esperar uma outra hora."
[Eddington apontando o rifle para Sisko]

Refeitos do choque eles chegam a "sala de controle" da instalação para encontrar um bando de refugiados Maquis, incluindo a mulher da mensagem, revelada ser Rebecca Sullivan, a esposa de Eddington (eles se casaram duas semanas antes de Eddington ser capturado). A mensagem não passou de uma farsa, uma forma de avisar Eddington de que eles estavam vindo para este planeta, o mais remoto posto Maquis, guardado para servir de último refúgio se o pior viesse a acontecer, e mesmo este não escapou do ataque devastador dos Jem'Hadar. Eles chegaram três dias atrás e dizimaram todos os Maquis no refúgio, menos este último grupo aparentemente sendo guardado como um presente especial para os Cardassianos. Sisko está infinitamente aliviado pela ameaça dos mísseis nunca ter existido mas, como detesta ser manipulado, ele
esmurra Eddington que cai ao solo.

Mas não existe tempo a perder pois uma guarnição Jem'Hadar foi chamada por rádio e eles têm que sair dali o mais rápido possível rumo ao explorador, que está no solo. Sisko e Eddington ficam para trás para deter os Jem'Hadar, porém quando Eddington é ferido ele aponta a arma para Sisko e pede que ele vá embora e tire os refugiados do planeta. Eddington fica para trás ganhando tempo suficiente para a fuga do explorador. Suas últimas palavras são o nome de sua esposa.

De volta à estação, Jadzia pondera que Eddington teve a morte heróica que sempre sonhou em vida. Sisko lembra que um dia o chamou de traidor mas de uma certa forma ele foi o homem mais leal que ele já conheceu, um verdadeiro Maqui até o amargo fim. Jadzia continua dizendo que Sisko e Eddington têm mas em comum do que qualquer um deles jamais admitiu e deixa Sisko sozinho pensando em Eddington.

Também existe no episódio uma pequena e inofensiva trama secundária envolvendo Nog, servindo como oficial de segurança em DS9, tentando ganhar algum respeito dos Klingons. 

Um pouco mais cedo na temporada, no excelente episódio "By Inferno's Light", Gul Dukat, peça fundamental no estabelecimento da aliança Cardassia/Dominion, prometeu ao povo Cardassiano expulsar os Klingons do território Cardassiano e dizimar todas as colônias Maquis na DMZ(Zona Desmilitarizada). Naquele mesmo episódio observamos as forças Klingon em retirada passando por DS9. Aqui, no episódio "Blaze Of Glory", contemplamos as conseqüências da segunda parte da promessa de Dukat, a extinção dos Maquis.

Sobre lançar um ataque final a Cardassia, podemos ter certeza de que após serem literalmente ESMAGADOS pelos Jem'Hadar, seja por pura vingança ou para encobrir uma fuga, os Maquis têm sólidos motivos para tanto. Foi estabelecido anteriormente que os Maquis tiveram acesso a sofisticada tecnologia militar, claramente estabelecendo os meios para tal ataque. O que funciona também muito bem é a ironia do fato de que foram os Klingons que forneceram dispositivos de camuflagem aos Maquis quando isto era interessante para eles durante a guerra Klingon/Cardassiana. Em vista da possibilidade real, de que tal ataque possa ser de fato realizado com sucesso, e das suas possíveis e devastadoras conseqüências, é bastante natural a tentativa de Sisko de recrutar o agora prisioneiro aguardando julgamento, Eddington, para ajudar a resolver tal situação.

A grande virada da trama do episódio, que não havia nenhum ataque de mísseis, também faz absoluto sentido devido a forma de agir dos Maquis. Eddington e Sisko "jogaram a sua melhor mão" na tentativa de obter o que queriam um do outro, com resultados dramaticamente excelentes.

Mas o que fato faz do episódio algo especial são as interessantes e apaixonadas discussões entre Eddington e Sisko, especialmente durante o trajeto do explorador, em que descobrimos as reais motivações por trás da atitude de cada um.

- A direção de Kim Friedman é excelente, principalmente a forma como imprimiu uma dinâmica toda especial ao diálogo de Eddington e Sisko em um cenário tão limitado quanto um explorador, as belas tomadas de perseguição nas BADLANDS, bom uso de fumaça e filmando a perspectiva de Eddington na cena em que Sisko está lutando com o Jem'Hadar e os momentos finais de Eddington. Kim foi a primeira mulher a dirigir episódios de DS9. Foi responsável pela talvez segunda melhor seqüência de ação de toda a série, o combate entre a Defiant e as naves Jem'Hadar no episódio "The Search, Part I" que abre a terceira temporada da série.

Para aqueles pensando qual seria provavelmente a melhor seqüência de ação da série, o episódio "The Siege Of AR-558" da sétima temporada, dirigido por Winrich Kolbe, fica com a honra.

- Novamente grande parte do sucesso do episódio é devido às excelentes atuações de Marshall e Brooks e aos fantásticos diálogos.

- Sobre Sisko: ele se afastando do leme, quando os Jem'Hadar estavam se aproximando, para pegar um raktajino. "-AGORA?" "- Minha garganta está um pouco seca.", a sua presença de espírito em lembrar-se da capacidade de camuflagem dos Jem'Hadar, o seu posterior sangue-frio em limpar o local antes de prosseguir para a "área de lançamento" e sua reflexão sobre Eddington ao final do episódio.

- Sobre Eddington: o contínuo uso de "Ben" por parte dele quando falando com Sisko, seus comentários sobre comida replicada vs. comida natural, quando na realidade estava comparando a ideologia da Federação vs. a ideologia Maquis, a forma como trouxe a tona o nome de Cal Hudson e informou a Sisko da morte do seu velho amigo e os seus momentos finais de vida.

- REALMENTE a cena quando Eddington e Sisko encontram os corpos dos Maquis na base de Athos IV é fantástica. A tentativa dos dois de encontrar uma resposta onde não existe de fato nenhuma é simplesmente inesquecível.

- A história secundária envolvendo Nog e Jake não é ruim, (é razoável) mas é uma distração, um pouco intrusiva, na história principal infinitamente mais interessante e intensa.

- Também não fica claro como os Jem'Hadar encontraram a base de Athos IV. Uma linha de diálogo sobre a confissão ou traição de algum membro dos Maquis seria suficiente.

"Blaze Of Glory" têm, assim como "For The Uniform", uma trama bem amarrada, apesar da perda de intensidade com a trama secundária, grande interação entre Eddington e Sisko e excelente execução. Mas vai além, no sentido de que se aproveita muito bem do panorama geral construído ao longo da série e da dinâmica dos governos envolvidos para pintar um quadro trágico e caótico que representa o estágio final de uma instável situação política gerada por um TRATADO assinado por dois governos física e humanisticamentes distantes de seus cidadãos.

Agora devemos responder a duas perguntas e retornar a palavra aos próprios Maquis para as suas despedidas (na realidade são apresentadas amostras selecionadas de diálogo dos episódios discutidos nesta série de colunas).

QUEM FORAM OS MAQUIS?

Os Maquis foram uma organização primariamente formada por colonos, (principalmente da DMZ) da Federação, e mesmo de oficiais da Frota Estelar, os quais se tornaram renegados quando os seus planetas-colônias foram cedidos a Cardassia como parte de um TRATADO entre os governos da Federação e de Cardassia (conforme "Journey's End"). Eles entraram na luta armada contra os Cardassianos, e foram considerados foras-da-lei pelos governos da Federação e de Cardassia. Os Maquis utilizavam freqüentemente táticas terroristas no que era considerado por eles como defesa de seus lares. 

Eles anunciaram pela primeira vez sua existência em 2370 quando assumiram a responsabilidade sobre o rapto de Gul Dukat (como visto em "The Maquis, Part I"). O fato de os Maquis lutarem por uma causa nobre e contra extremas circunstâncias adversas, bem como uma noção cada vez mais forte de que o TRATADO foi um erro por parte da Federação, começou a atrair a simpatia de inúmeros oficiais da Frota Estelar como Cal Hudson ("The Maquis") em 2370, Ro Laren ("Preemptive Strike") em 2370, Thomas Riker ("Defiant") em 2371, entre outros. Depois da invasão Klingon à Cardassia em 2372(iniciada em "The Way Of The Warrior") os Maquis tiveram um momento para respirar e estabelecer inúmeras bases nas BADLANDS, uma sofisticada operação Maquis em DS9 onde eles obtiveram um grande número de replicadores industriais ofertados pela Federação e que seriam enviados para Cardassia marcou a revelação do maior traidor dentre os oficias da Frota Estelar que desertaram: Michael Eddington (conforme "For The Cause"). 

Após oito meses de contínua perseguição (já em 2373) o capitão Sisko conseguiu prender Eddington e interromper a utilização de armas Biogênicas pelos Maquis (conforme "For The Uniform"). Ao final daquele ano quando Cardassia aliou-se ao DOMINION, os Maquis foram amplamente massacrados pelos Jem'Hadar (conforme "Blaze of Glory"). Os Maquis como organização deixaram de existir, entretanto acredita-se que alguns membros possam ter sobrevivido. Um notável exemplo de sobreviventes Maquis, é o dos membros da tripulação da nave USS VOYAGER como Chakotay e B'Ellana Torres dentre outros, muitos dos quais constituem exemplos de oficiais da Frota Estelar que se juntaram à causa dos Maquis.

O QUE ELES DEIXARAM PARA TRÁS?

Uma noção de que a Federação está MUITO longe de ser perfeita e de que possivelmente muitas e muitas vidas foram perdidas para a manutenção do Paraíso na terra e nos demais planetas fundadores.

PALAVRAS FINAIS ...

I) Algumas falas de "The Maquis, Part I":

- A zona desmilitarizada.
- Não tão desmilitarizada, eu receio.
[Dukat, oferecendo o seu auxílio a Sisko na questão Bok'nor.]

- Educação é poder ... divertimento é vulnerabilidade.
[Dukat e mais filosofia Cardassiana pura.]

- Desamarrem minhas mãos antes de começar a me culpar senhor O'Brien! 
- Digam o que quiserem sobre a ocupação Cardassiana mas era mais seguro naquela época.
[Odo sobre a pressão da Frota sobre sua posição de chefe de segurança em DS9.]

II) Algumas falas de "The Maquis, Part II":

- Você não quer paz Cal; você quer vingança.
[Sisko]

- Em Cardassia o veredicto (que é sempre culpado) é sempre conhecido antes do início do julgamento.
- Então por que se preocupar com um julgamento?
- Por que o povo demanda isto. Eles adoram assistir a justiça triunfar sobre o mal, vez após vez. Eles consideram isto reconfortante.
- Não existe o risco de condenar um inocente por que Cardassianos não cometem erros.
[Estas falas de Dukat inspiraram os roteiristas a elaborar um episódio sobre o sistema de justiça Cadassiano mais tarde na segunda temporada de DS9 em "Tribunal".]

- Isto quer dizer (Dukat) que se os Maquis não tivessem executado você o Comando Central teria após um reconfortante julgamento, tenho certeza.
[Sisko]

- Porque Vulcanos não mentem?
- Como regra, não.
- Eles também não explodem cargueiros ... como regra.
[Dukat e Sisko. E esta doeu.]

- Eu pensei que você fosse forte, Comandante. Mas você não é. Você é um tolo, um tolo sentimental. Você me desaponta comandante. 
- Não espere que eu vá perder um segundo de sono por causa disto.
[Dukat e Sisko ao final do episódio]

III) Algumas falas de "Defiant":

- Esta nave foi feita para lutar. Acho que é hora dela ter sua chance.
[Tom Riker]

- Isto é sobre você, não é? Você e aquele outro Riker - aquele com a sua face, seu nome e sua carreira.
[Kira descobrindo as motivações por trás de Tom Riker.]

- Alguém tem que pagar pelo que aconteceu, e eu não quero que este alguém seja EU.
[Dukat. Vocês não podem reclamar da sinceridade dele.]

IV) Algumas falas de "For The Cause":

- Eu sou um oficial da Frota Estelar, o paradigma
da virtude.
- Você parece mais uma paródia da virtude.
[Sisko e Yates. Em um diálogo que assumiu diferentes conotações ao final do episódio.]

- Eu nunca me tornaria um terrorista, seria desonroso.
- Eu não diria isto próximo a Major Kira se eu fosse você.
[Worf e O'Brien.]

- Eu faço o meu trabalho, Chefe. A Frota Estelar diz para eu encontrar os Maquis, eu os encontro; eles me dizem para ajudá-los, eu os ajudo. O que importa pra mim é fazer o meu trabalho como um bom oficial. Qualquer outra coisa ... é uma indulgência.
[Eddington. Mais certinho impossível!]

V) Algumas falas de "For The Uniform":

- Olhe para eles, Capitão, eles são humanos.
[Eddington]

- Eu sou quem está no controle aqui, Capitão.
[Eddington.]

- Você deixou um vírus de cascata nos computadores da Defiant.
- Parece fácil, não é? Mas eu te asseguro que levou um bocado de tempo para projetar um vírus que não fosse detectado nem por Odo nem pelo Chefe O'Brien. Eu estou realmente muito orgulhoso dele.
- Eu vou acrescentar isto na lista de acusações contra você.
- Bem, já que você está fazendo uma lista ... por que não adiciona isto? 
[Neste momento Eddington, a bordo da Nave Maquis, abre fogo contra uma Defiant totalmente inativa e a deriva. O interlocutor é claramente Sisko.]

- Você ganha algumas, você perde algumas.
- você sempre teve alguns problemas com o 'perde algumas' deste ditado.
[Sisko e Dax.]

- Faça-me um favor.
- Certamente.
- Reserve uma cadeira na corte marcial dele.
[Pedido de Sanders a Sisko.]

- Eu tentei o "Corcunda de Notredame" uma vez, mas não consegui terminar. É tão melodramático, e suas heroínas são tão bidimensionais.
[Dax escalpelando Victor Hugo.]

- Você traiu o seu uniforme!
- E você está traindo o seu, agora mesmo! A triste parte é que você nem mesmo entende isto.
[Sisko e Eddington]

- Capitão, o senhor alguma vez lembrou a Frota Estelar de que eles colocaram Eddington aqui em DS9 porque ele não confiavam em mim?
- Não.
- Faça, por favor.
[Odo e Sisko. ESTA É ANTOLÓGICA.]

VI) Algumas falas de "Blaze Of Glory":

- É isto que você quer? Ser lembrado como o homem que ajudou a iniciar a pior guerra da história da Federação?
- Não é exatamente o legado que eu tinha em mente, mas eu posso viver com isto.
[Sisko e Eddington]

- Eu não estou aqui para me vangloriar.
- Você merece. Você ganhou. Eu trai a Frota Estelar me juntando aos Maquis ... você jurou que me pegaria e você o fez. Você teve a sua vingança.
[Sisko e Eddington]

- Então é isto? Você vai apenas ficar deitado aí e não fazer nada?
- É isto que você faz quando na prisão.
[Sisko e Eddington]

- Pode parecer com galinha, mas ainda tem gosto de moléculas de proteína replicada pra mim.
- Para um homem morto você fala pra danar.
[Eddington e Sisko]

- Cal Hudson pensava que você estava errado sobre os Maquis, mas ele perdoou você, o que é irônico, considerando que você nunca o perdoou.
[Eddington]

- Eles (os Maquis) morreram por que você encheu a cabeça deles com falsas esperanças. Você vendeu a eles sonhos de uma vitória militar quando o que eles realmente precisavam era uma paz negociada.
[Sisko]

- Nós colocamos os Cardassianos para correr!
- E eles correram... direto nos braços do Dominion. Final da história.
[Eddington e Sisko]

- Se você tiver um plano, eu garanto que aprenderei a adorá-lo.
[Eddington]

- Atacar dois soldados Jem'Hadar com um cano. Mas que idéia brilhante.
- Poderia ser pior.
- Eu sei. Poderia ser eu segurando o cano.
- Exatamente.
[Eddington e Sisko]

- Você têm olhos aguçados.
- Não realmente. Apenas esperei para ver qual caía primeiro e atirei no que ficou de pé.
- Obrigado pelo seu voto de confiança.
[Sisko e Eddington]

- Como eu queria ter certeza de que matar você me faria sentir melhor.
[Eddington]

- Eu não sabia que você era casado.
- Nós realizamos a cerimônia duas semanas antes da minha captura.
- Uma bela lua de mel, sem dúvida.
[Sisko e Eddington]

- Será que é realmente este o fim dos Maquis?
- Quem sabe podem existir ainda alguns, se escondendo do Dominion ... esperando.
- Você fala como se torcesse por isto.
- Existe algo atraente sobre uma causa perdida.
[Dax e Sisko]

- Rebecca ...
[Eddington]


Luiz Castanheira
é editor do
Trek Brasilis