Clique aqui para visitar o
Acervo de colunas



 









 

Uma nova nave e um novo inimigo

Chega finalmente ao Brasil a terceira temporada (1994/1995) de Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine, pelo canal USA, dando continuidade a uma das mais importantes sagas de ficção científica da televisão americana. A terceira temporada de DS9 é normalmente lembrada como a temporada que introduziu a nave estelar Defiant e estabeleceu o Dominion como a grande raça de vilões da série. Entretanto, se olharmos com mais atenção, teremos inúmeros pontos a considerar.

Com o final de A Nova Geração, DS9 foi a única série de Jornada no ar entre setembro de 1994 e janeiro de 1995, quando foi exibido o piloto de Voyager, "Caretaker". Isso serve de pouco consolo, em virtude da imensa publicidade envolvida na estréia do filme "Generations" e da rede UPN (tendo Voyager como seu carro-chefe). Daí o estúdio passou a exercer uma forte pressão sobre os produtores de DS9, tanto direta (para a série "carregar o bastão" na TV em geral --mesmo que brevemente-- e como série fazendo sua primeira exibição em syndication --isso de forma definitiva, já que Voyager estaria fixada em uma rede) quanto indireta, com a grande publicidade que os outros segmentos do franchise estavam recebendo na época.

O estúdio apontou uma direção mais de ação e aventuras fora da estação e menos histórias envolvendo Bajor. Obviamente os executivos do estúdio não se opuseram à introdução da Defiant. De fato, 5 entre os 5 primeiros (e 9 entre os 12 primeiros) episódios da temporada se passam em sua maior parte fora da estação, cortesia dos serviços da nova nave de DS9. O aspecto Bajoriano da série também foi reduzido, mas não de forma tão dramática.

Esse quadro inicial aponta para uma certa descaracterização da série e uma perda da sua identidade e unidade. Felizmente, com o tempo, a Defiant passou a ser utilizada de uma forma mais transparente e sem dar aquele "ar tradicional de Jornada" a série. De fato é difícil imaginar a série sem ela. Manter as histórias Bajorianas na série foi um tributo à perseverança dos produtores --o estúdio sempre foi contra. 

Além de uma certa inconsistência no tom geral da série, a própria escrita dos episódios andou dando as suas derrapadas. Trocas na equipe de roteiristas e a indecisão de Piller de deixar ou não a série também tiveram o seu impacto na qualidade dos roteiros da temporada, bem como num considerável aumento do nível de "tecnobaboseira" dos episódios.

A terceira temorada tem um episódio "vencedor" a menos do que a segunda temporada (15 contra 16), porém existe uma melhor distribuição do material que evita as grandes "valas" de qualidade daquela temporada (o estilo aqui é o de uma "enlouquecida montanha-russa" mesmo). Apesar de também não termos uma grande seqüência de "vencedores" como a dos oito últimos episódios da temporada anterior. 

Para introduzir essa nova temporada, seguimos agora com uma breve descrição do conflito (sem entrar em maiores detalhes) entre a Federação e o Dominion ao longo da série, os principais destaques entre os personagens e os detalhes por trás das câmeras que levaram a produção desta temporada.

Temos em seguida uma descrição episódio a episódio da temporada (com direito a algumas curiosidades sobre os segmentos).


O que promete o arco de história envolvendo o Dominion?

Esta nova temporada posiciona o Dominion como a raça antagônica principal da série. Em particular foi tomado um certo cuidado em deixar Sisko e cia. sempre atrás em qualquer aspecto do conflito neste início, uma situação que foi se modificando muito lentamente ao longo das temporadas (afinal do que adianta introduzir um "super-inimigo" em um episódio se já no episódio seguinte "nossos heróis" conseguem dar cabo dele com um punhado de tecnobaboseira?).

Desde o último episódio da segunda temporada, todas as subsequentes iniciaram e terminaram com enfoque na superpotência do quadrante Gama. Nas temporadas 3, 4 e 5 tomamos conhecimento do lado extremamente manipulativo do Dominion, à medida que ele ia colocando as potências do quadrante Alfa umas contra as outras e assinando tratados e pactos de não-agressão mútua quando e com quem fosse conveniente.

Um ótimo exemplo de continuidade em DS9 é o seguinte: Em "The Die is Cast", um Fundador (se passando por um Romulano) diz a Odo e Garak que (após os eventos daquele episódio) as únicas reais ameaças restantes ao Dominion no quadrante Alfa seriam a Federação e o Império Klingon, e mesmo essas não o seriam por muito tempo. Mais à frente, através de Fundadores infiltrados, que semeiam desinformação e paranóia, o Dominion consegue levar os Impérios Klingon e Cardassiano a um conflito e colocar a Federação no meio dele, como visto em "The Way of the Warrior" (que abre a quarta temporada e está disponível em vídeo no Brasil já faz algum tempo) e melhor explicado no começo da quinta temporada, em "Apocalypse Rising".

Em meados da quinta temporada, no duplo "In Purgatory's Shadow" & "By Inferno's Light", uma enfraquecida Cardássia acaba fazendo uma aliança com o Dominion, dando aos Fundadores uma base de operações em pleno quadrante Alfa. A guerra entre o Dominion e a Federação só começa realmente no último episódio da quinta temporada, "Call To Arms", e continua durante as duas últimas temporadas inteiras. 

O arco envolvendo o Dominion descreve um conflito que iria redesenhar o mapa do quadrante Alfa inteiro e uni-lo, como nunca antes, contra o maior inimigo da sua história. Se você leitor, quiser realmente saber o papel que os federados, os Klingons, os Romulanos, o Dominion (Fundadores, Vortas e Jem'Hadars), os Cardassianos, os Breen (aguardem), os Maquis, a Seção 31 (aguardem), os Bajorianos, os Profetas, e os Pagh-Wraiths (aguardem) desempenham em tal conflito, você não pode perder tempo e começar a assistir a um episódio atrás do outro, sem perder nenhum (o que, convenhamos, não é difícil, com múltiplas reprises semanais). Ainda faltam 130 episódios inéditos, contendo alguns dos mais premiados e bem produzidos segmentos da ficção televisiva americana de todos os tempos, de uma saga que vai deixar saudades (tenho certeza) em muitos de vocês.

Os destaques, dentre os personagens nesta temporada, vão para Odo (que o estúdio apontou como o personagem mais popular e sobre o qual os fãs gostariam de saber mais a respeito) e Sisko.

Odo ganha com a descoberta de que a sua raça é exatamente a dos Fundadores do Dominion. E o nosso comissário tem que lidar com a primeira parte do seu dilema pessoal, fazer parte de uma raça responsável por incomensurável destruição e morte (situação pessoal que só piora ao longo da série, com a guerra entre a Federação e o Dominion). A segunda parte, e ainda mais delicada, vem de encontro ao fato de que, apesar de tudo que o Dominion representa, ele ainda assim retornaria para o seu povo se não fosse por seu amor por Kira. Odo tem que lidar com tudo isso até o último episódio da série. 

Ben Sisko também recebe inúmeros desenvolvimentos interessantes, nesta que é a "temporada da virada" para o personagem. Falaremos mais disso adiante.


Mudanças atrás das câmeras

Os roteiristas Peter Allan Fields (o melhor da série nas duas temporadas iniciais) e James Crocker são substituídos por Ronald D. Moore (hoje em dia em "Roswell") e René Echevarria (hoje em dia em "Dark Angel", após uma passagem pela ótima, porém cancelada em sua primeira temporada, "Now and Again"), vindos de A Nova Geração.

O cinegrafista Jonathan West (hoje em dia em "C.S.I") substitui Marvin H. Rush, que estava de saída para Voyager (e hoje trabalha em Enterprise). West passou a utilizar um diferente tipo de lente que permite ver com mais detalhe o "fundo" de cada tomada.

A terceira temporada marca também a saída do co-criador Michael Piller (hoje em dia preparando a estréia de sua nova série, "The Dead Zone") das suas funções como produtor-executivo, passando a atuar apenas como consultor (o que curiosamente ocorreu durante a produção do duplo "Improbable Cause" & "The Die is Cast"). Com isso, Ira Steven Behr (o real mentor da série, hoje em dia preparando um novo projeto, após o fracasso da comédia "Bob Patterson") recebeu "carta branca" para liberar todo o potencial de DS9, daquele momento em diante.

A TEMPORADA, EPISÓDIO A EPISÓDIO

01 - The Search, Part I -- Com a chegada da Defiant à estação, Sisko e Cia. partem em uma missão ao quadrante Gama para contatar os Fundadores do Dominion, o que acaba levando a um eletrizante encontro com os Jem'Hadars, do qual escapam apenas Odo e Kira. Os dois acabam descobrindo, em uma cena final de cair o queixo, o planeta habitado pela raça de Odo. A partir deste episódio, Ben Sisko passa a considerar verdadeiramente a estação como o seu lar.

02 - The Search, Part II -- Enquanto Odo tenta achar as suas "raízes familiares", no planeta errante dos Fundadores no quadrante Gama, Sisko e cia. presenciam negociações (feitas a toque de caixa) entre a Federação e o Dominion que literalmente entregam o sistema Bajoriano de bandeja à potência do quadrante Gama. O final é muito mais decepcionante que surpreendente, pondo por terra boa parte do que veio antes. Ainda assim o episódio permanece como uma eficiente plataforma de lançamento para futuras histórias envolvendo Odo e, é claro, o Dominion.

03 - The House of Quark -- Quark mata por acidente um Klingon bêbado e herda a "casa" do Klingon e a sua esposa (de nome Grilka). Após ajudar a Klingon a resolver uma disputa com uma "casa" rival, Quark recebe o "divórcio" e os dois permanecem amigos. O episódio é de fato engraçado e consegue fazer a interação entre Klingons e Ferengis sem ferir as duas culturas. Participação de Gowron, Chanceler do Império Klingon.

04 - Equilibrium -- Um desequilíbrio entre o hospedeiro e simbionte coloca Jadzia a beira da morte. Alucinações da Trill apontam para memórias suprimidas de um outro hospedeiro (até então desconhecido) e para um segredo guardado a "sete chaves" da população Trill. No teaser deste episódio, Ben Sisko cozinha (uma tradição familiar) para toda a sua tripulação. O mundo natal Trill é visitado pela primeira e única vez neste episódio.

05 - Second Skin -- Kira é raptada pela Ordem Obsidiana (o serviço secreto Cardassiano) e acorda com as feições de uma Cardassiana. A Ordem quer convencer Kira que de fato ela é uma agente Cardassiana que sofreu uma profunda transformação física e lavagem cerebral para trabalhar em Bajor nos tempos da ocupação. Kira fica na casa do pai de tal agente, um importante Cardassiano de nome Ghemor. Um episódio que poderia ter facilmente degenerado em um total fracasso, deve grande parte do seu sucesso as atuações sinceras de Nana Visitor e Lawrence Pressman como o Legado Ghemor.

06 - The Abandoned -- Odo encontra um bebê Jem'Hadar em uns destroços comprados por Quark. Rapidamente o bebê cresce e quer dar vazão à sua natureza guerreira. Odo decide tentar ensinar o Jem'Hadar a lidar com seus instintos como uma maneira dele próprio lidar com o fato de ser um dos Fundadores do Dominion. Bastante bem intencionado e relevante, porém muito ingênuo e não tão competente em sua execução.

07 - Civil Defense -- Um antigo programa do computador da estação, dos tempos da ocupação, é reativado por engano, confundindo a nova tripulação com trabalhadores Bajorianos em fuga. Um radiante Dukat chega à estação, querendo "mundos e fundos" para liberar o computador. Aí o feitiço vira contra o feiticeiro e o computador acaba por considerar Dukat um traidor. Daí todos têm de se juntar para resolver o problema. Ainda que o fechamento não seja nenhuma maravilha, é diversão garantida a maior parte do tempo, com o bônus de esmiuçar mais a rivalidade entre Dukat e Garak.

08 - Meridian -- É um dos piores momentos da série. Nele Sisko e cia. encontram um planeta que vai e volta de nosso Universo, permanecendo um breve espaço de tempo aqui e uma literal eternidade em "outro lugar". Dax (no curso de uma hora de televisão) se apaixona perdidamente por um nativo, decide jogar tudo pro alto (inclusive a sagrada vida do seu simbionte) e arruma um meio de voltar com o seu amado e o seu planeta para este "tal lugar". Obviamente o plano falha e Dax termina o episódio inconsolável, para não lembrar de nada no resto da série. Perfeito!

09 - Defiant -- O tenente Thomas Riker (uma duplicata exata do primeiro oficial da Enterprise que foi criada por um bizarro acidente de transporte em "Second Chances", da sexta temporada de A Nova Geração), se passando pelo comandante William Riker, rouba a Defiant como parte de uma missão dos Maquis. Sisko e Dukat devem novamente se unir, para evitar que tal missão acabe levando a uma guerra entre os seus dois governos.

10 - Fascination -- É também um dos piores episódios da série, um verdadeiro (e tristemente realizado) "DS9 apresenta: Sonhos de uma noite de verão". A embaixadora Lwaxana "Queima tubo de imagem" Troi (interpretada por Majel "Quem foi que deu autorização pra esta mulher trabalhar como atriz?" Barrett) visita a estação, para estar com Odo durante o festival de gratidão Bajoriano. Ela começa a ter problemas com suas habilidades telepáticas, fazendo todos os personagens ficarem apaixonados por alguém. O resto vocês podem imaginar. Uma amostra: imaginem um Bareil, no cio, tentando agarrar Dax e agredir Sisko (por quem a Trill fica apaixonada) e acabar sendo nocauteado por Jadzia. Perfeito ao quadrado!

11 - Past Tense, Parts I & II -- A caminho de uma reunião no comando da Frota Estelar na Terra, Sisko, Bashir e Dax sofrem um acidente de transporte que os coloca na São Francisco de 2024, em um dos períodos mais negros da história dos Estados Unidos e da Terra. Nesta época, doentes, desempregados e sem-teto são (literalmente) amontoados pelo governo em verdadeiros campos de concentração urbanos e sujeitos a condições desumanas. Sisko e Bashir vão parar em um destes "santuários", poucos dias antes de uma rebelião dos "detentos" que tomaram a administração e fizeram os funcionários de reféns. Tal situação terminou em tragédia quando a Guarda Nacional invadiu o local, com a perda de centenas de vidas. Entretanto as ações de um "detento", Gabriel Bell, que não permitiu a morte de nenhum dos reféns, sensibilizaram o país e o mundo, levando ao banimento dos "santuários" e a uma total reforma social. Entretanto, em uma reviravolta do destino, Bell acaba sendo morto e Sisko decide tomar o seu lugar, apesar de os registros históricos indicarem que Bell não sobrevive ao confronto. Talvez o mais direto e cru dos episódios de Jornada com relação a questões sociais e o ponto alto de Ben Sisko até aquele ponto na série.

13 - Life Support -- Um acidente em uma nave auxiliar fere mortalmente o vedek Bareil poucos dias antes da assinatura de um importante tratado entre os Bajorianos e os Cardassianos, ato que pode não se oficializar sem a participação efetiva de Bareil. O doutor Bashir realiza um virtual milagre que permite a sobrevida do líder religiosa, porém com inúmeras seqüelas.

14 - Heart of Stone -- Enquanto procurando por um membro dos Maquis em um planeta ermo, Kira se vê aprisionada em uma estrutura cristalina que ameaça envolvê-la por completo e levá-la a morte. Odo tem que achar um meio de libertar a major antes que seja tarde demais. Neste episódio também o Ferengi Nog (sobrinho de Quark e filho de Rom) decide ser o primeiro de sua espécie a entrar na Academia da Frota Estelar.

15 - Destiny -- Nas vésperas da primeira missão científica conjunta Bajoriana-Cardassiana, um vedek procura Sisko e conta sobre uma antiga profecia que, segundo a interpretação dele, aponta para a possível destruição da Fenda Espacial (o "Templo Celestial" segundo os Bajorianos) no curso de tal missão. Inicialmente cético Sisko acaba tendo que refletir sobre a sua condição de Emissário dos Profetas, à medida que mais e mais evidências apontam para a realização de tal profecia. Com um final absolutamente perfeito, que coloca Sisko mais próximo de aceitar o seu papel na religião Bajoriana, o episódio levanta interessantes questões filosóficas e as trata com grande inteligência. Participação de Tracy Scoggins, a capitão Lockley de "Babylon 5", como uma Cardassiana.

16 - Prophet Motive -- O Grande Nagus Zek tem uma experiência com os Profetas, que o transformam em um ser mais esclarecido. Este novo Zek está decidido a reformar toda a sociedade Ferengi, transformando-a em uma mais generosa e bondosa. Quark fica horrorizado e acaba por convencer os Profetas a desfazer o ocorrido com o Grande Nagus e as cópias das Regras de Aquisição rescritas por Zek são todas destruídas. Apesar de não chegar a ponto de classificar o encontro dos Ferengis com os Profetas como "herético", o episódio não faz nada por mim, é muito ruim mesmo. A obviedade é a "força motriz" do episódio e apesar do confronto final entre Quark e os Profetas acabar tendo os seus méritos (por mais incrível que possa parecer), não consegue redimir tudo que veio antes.

17 - Visionary -- Nenhuma temporada de DS9 seria completa sem um episódio do tipo "vamos torturar O'Brien", uma das marcas registradas da série. Nesta clara e bem escrita história envolvendo paradoxos temporais, O'Brien visita, ao longo do episódio, por breves períodos de tempo, diferentes possíveis realidades algumas horas no futuro, vislumbrando acontecimentos que ajudam a resolver uma complexa situação de tensão política envolvendo Klingons, Romulanos e a destruição de DS9.

18 - Distant Voices -- Bashir sofre um ataque telepático e entra em coma em uma situação terminal. O único modo de se salvar é confrontar a si próprio nos confins de sua mente utilizando diferentes facetas de sua personalidade, as quais tomam a forma de seus colegas de tripulação. Somente a excelente atuação de Siddig El Fadil como Bashir se salva deste episódio, que parece tentar redefinir o termo "falta de sutileza". Episódio ganhador do prêmio Emmy de maquiagem.

19 - Through the Looking Glass -- Sisko tem de tomar o lugar da sua falecida contraparte do "universo do Espelho" para tentar convencer a Jennifer Sisko daquele universo (que é também esposa de sua falecida contraparte e uma cientista conceituada) a se unir aos rebeldes. No caminho ele tem de demonstrar um grande jogo de cintura e "oferecer serviços de alcova" às contrapartes de Jadzia e Kira. Participação especial de Tim Russ como o Mirror-Tuvok.

20 - Improbable Cause & The Die is Cast -- Este episódio em duas partes é o ponto alto da temporada e provavelmente o melhor episódio duplo da história de Jornada nas Estrelas. Uma investigação de Odo sobre um atentado contra a vida de Garak acaba por revelar uma verdadeira teia de intriga política, que acaba conduzindo (através de uma sucessão de fascinantes desdobramentos) o comissário e o "alfaiate" a bordo de uma Frota conjunta dos serviços secretos de Romulus e Cardássia, sob o comando do antigo mentor de Garak, Enabran Tain. Sua missão, destruir o planeta natal dos Fundadores do Dominion no quadrante Gama. Baseado em uma trama incrivelmente sofisticada (que utiliza elementos introduzidos desde pelo menos "The Wire" da segunda temporada), com direito a excepcionais diálogos e uma caracterização muita mais complexa do que aquela normalmente encontrada em Jornada. O episódio é uma verdadeira obra-prima. Como "bônus", o episódio apresenta o primeiro combate entre Frotas de naves da história de Jornada; mostra Sisko desobedecendo a uma ordem direta e mostrando a melhor forma da Defiant em combate e transforma o Dominion em um inimigo absolutamente formidável. Entretanto o que fica ao final do segmento, como sempre é o objetivo nesta série, é o drama dos seus personagens, aqui representado pela solidão (um dos maiores males de nossa era) compartilhada entre Odo e Garak. "Improbable Cause" foi indicado ao prêmio de penteados.

(Em tempo: este episódio duplo é tão importante para a saga de DS9 quanto o episódio "The Coming Of Shadows" o é para a saga de "Babylon 5").

22 - Explorers -- Sisko constrói uma réplica de uma antiga "nave solar" Bajoriana com o intuito de provar que os Bajorianos conseguiram chegar a Cardássia, 800 anos atrás. Levando Jake na aventura, o episódio se mostra um substantivo vencedor por mostrar de forma efetiva a relação entre pai e filho e apresentar inúmeros elementos que teriam desenvolvimentos futuros (tais como o futuro de Jake como escritor e o relacionamento de Sisko com a capitão Yates). Em uma trama secundária, O'Brien e Bashir terminam bêbados e cantando o clássico "Jerusalem" em uma cena absolutamente antológica. O episódio recebeu o prêmio "Melhor visão do futuro" de 1995 da "Space Frontier Foundation".

23 - Family Business -- Quark é levado ao planeta natal dos Ferengis (que aparece pela primeira vez em Jornada) para responder a acusações feitas contra sua mãe, tais como obter lucros e usar roupas, ambas proibidas pelas leis Ferengis. Após muita confusão e para ficar de bem com o "Leão" Ferengi, Ishka acaba confessando os seus "crimes" e devolvendo os seus lucros (porém Quark não sabe que ela devolveu apenas parte deles). Mais um péssimo episódio que não sabe se é uma comédia ou um drama familiar leve (falar da interação entre irmãos e entre mãe e filhos) e termina por não ser nenhum dos dois, uma perda de filme. Neste episódio Ben Sisko conhece a sua futura esposa, a capitã Yates.

24 - Shakaar -- A pedido de Kai Winn (recém-nomeada líder do governo provisório em virtude da morte do líder anterior), Kira tem que retornar à sua província natal em Bajor e convencer os seus antigos companheiros (dos tempos da resistência Bajoriana) a devolver equipamento agrícola do governo para que este possa ser colocado para uso comunitário. A intransigência de Winn aponta para uma guerra civil em Bajor.

25 - Facets -- Jadzia realiza o seu Zhian'tara, um ritual Trill que permite que ela possa interagir com os hospedeiros anteriores (do simbionte Dax), revividos nos corpos de seus vários amigos. Uma boa idéia prejudicada pela falta de foco no início, alguns óbvios furos e uma fatal falha na atuação de Terry Farrell como Jadzia Dax. O destaque fica para René Auberjonois como um surpreendente "Odo-Curzon".

26 - The Adversary -- Sisko é promovido a capitão e durante a cerimônia é procurado por um embaixador da Federação que comunica que ele deve partir imediatamente em missão para investigar um possível golpe de Estado no governo de uma raça não-aliada com a qual a Federação já guerreou no passado. Entretanto tudo não passa de uma manobra do Dominion para provocar uma nova guerra entre a Federação e os Tzenkethi, usando a Defiant como seu instrumento.

Luiz Castanheira é editor do Trek Brasilis