Deep Space Nine
Temporada 1

Análise do episódio por
Luiz Castanheira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Piloto dá introdução sensível e coerente
para personagens e ambiente de DS9

Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 46379.1.

Durante a batalha de Wolf 359, o comandante Benjamin Sisko perdeu sua esposa, tendo sido obrigado a cuidar sozinho de seu único filho, Jake. Três anos depois, ele é ordenado a seguir para Deep Space Nine, uma velha estação de mineração Cardassiana em órbita de Bajor, planeta que passou as últimas décadas sob a cruel jurisdição de Cardássia.

A Federação administraria a estação atendendo a um pedido do governo provisório bajoriano, para ajudar a proteger e a reconstruir o planeta devastado.

Após se encontrar com a líder espiritual local, Kai Opaka, Sisko sai à procura do "Templo Celestial dos Profetas". O que ele encontra é um buraco de verme, a "Fenda Espacial", que liga a região de Bajor ao quadrante Gama, do outro lado da galáxia.

No interior do fenômeno, vivem estranhos alienígenas. Após contatá-los, o comandante Sisko consegue fazer com que a passagem permaneça aberta em definitivo, trazendo nova importância econômica e cultural para Bajor e Deep Space Nine.

 

Comentários:

"Emissary"
é um grande episódio, não só como piloto para uma nova série, mas também como uma grande história de ficção científica.

No plano filosófico, um dos fortes de Jornada nas Estrelas, o episódio apresenta alguns temas interessantes. Em primeiro lugar, levanta uma questão no melhor estilo de Erich von Daniken, autor do livro "Eram os Deuses Astronautas?". Nesta obra, Daniken propõe a teoria de que muitas das divindades existentes nos diversos mitos e religiões da Terra sejam baseados na visita de seres extraterrestres ao planeta durante a Antiguidade.

Da mesma maneira, "Emissary" mostra o impacto que pode ter um buraco de verme ao lado de um planeta, habitado por estranhos seres alienígenas. É a realidade inspirando a religião.

Não é difícil entender por que os bajorianos vêem os alienígenas do "Templo Celestial" - como eles chamam a Fenda Espacial - como "Profetas" - trata-se de uma espécie que não percebe o tempo linearmente, como o fazemos.

Para quem não conhece a noção de tempo, não há passado, nem presente e muito menos futuro. Tudo é definido como "existência". Para alguém nessas condições, não é difícil conhecer e antecipar o futuro, meio de vida de um profeta.

A idéia, além de dramaticamente interessante, não é um delírio de pseudo-ciência. Embora improvável, é possível a existência de seres sem a noção que nós temos de tempo, já que este não passa de uma impressão de uma quarta dimensão em um ambiente tri-dimensional. Seres quadridimensionais poderiam facilmente eliminar o tempo como uma noção distinta do espaço em si. Ir ao passado ou ao futuro seria o mesmo que ir para a esquerda ou para a direita.

A discussão entre Sisko e os Profetas é simplesmente sensacional, pois define a condição humana a partir de um ponto de vista singular: nosso maior parâmetro de definição é a linearidade, ou seja, a incapacidade de transcender o presente.

Para explicar isso, Sisko usa como exemplo um jogo de beisebol. De fato, a graça, como ele explicou, está em que não sabemos o que vai acontecer na próxima jogada. Por isso, somos obrigados a refletir, na tentativa de superar nossas deficiências e antecipar todas as situações possíveis. É a falta de conhecimento do futuro que nos obriga a raciocinar!

Saindo do campo da reflexão e voltando ao campo da construção dos elementos da série, vemos que o episódio não perde sua riqueza. Além da introdução consistente e sensível de todos os seus personagens regulares, fica a certeza de que a ida de Sisko a Deep Space Nine não é apenas uma obra do acaso.

O encontro de Sisko com os Profetas, seres que fazem perguntas como "quem é você", "o que é você" e "por que você existe aqui" parecem indicar o tom para uma série com grande foco em seus personagens, suas motivações, crenças, dilemas e conflitos internos.

O eco disso está no próprio episódio. Em 90 minutos, descobrimos a essência de Odo - a busca de outros transmorfos -, a relação conflituosa de Kira Nerys com o governo provisório de Bajor, Cardássia e a Federação, o espírito aventureiro do doutor Bashir, a natureza simbiótica de Jadzia Dax e a relação de amor e ódio entre Quark e Odo.

Desde suas primeiras horas, Deep Space Nine já prometia aventuras dignas do nome de Jornada nas Estrelas e que iriam além, navegando em águas que nem a Série Clássica, nem A Nova Geração ousaram transitar.

Citações:

Odo - "You are a gambler... and a thief!"
("Você é um jogador... e um ladrão!")
Quark - "If I am, you haven't been able to prove it for four years!" ("Se eu sou, você foi incapaz de provar em quatro anos!")

Kai Opaka - "I can not give you what you deny yourself."
("Não posso dar o que você nega a si mesmo.")

Bashir - "This is where adventure is... this is where heroes are made... right here... in the wilderness."
("Aqui é onde está a aventura... aqui é onde os heróis são feitos... bem aqui... na região selvagem.")
Kira - "This wilderness is my home."
("Essa região selvagem é o meu lar.")

Trivia:

int.jpg (476 bytes) O episódio abre com cenas da batalha de "Wolf 359" que foi referida, mas não mostrada, no episódio de A Nova Geração "The Best Of Both Worlds".

int.jpg (476 bytes) Presença de Patrick Stewart, como Jean Luc Picard e como Locutus, e da Enterprise-D.

int.jpg (476 bytes) A introdução do personagem Gul Dukat (vivido por Marc Alaimo), antigo comandante de DS9 (naquela época ainda chamada de Terok Nor) quando da ocupação Cardassiana. Dukat é o grande vilão da série.

int.jpg (476 bytes) A introdução de Morn (Mark Allan Shephard), o mascote da série, Mark nunca proferiu uma linha de roteiro sequer, sendo por isto sempre pago como um "extra", apesar de ser uma piada recorrente na série o fato de Morn "falar demais", mas sempre fora de cena.

int.jpg (476 bytes) A introdução do sobrinho de Quark: Nog (vivido por Aron Eisenberg). A introdução do irmão de Quark, Rom (vivido por Max Grodénchik). De fato, Armim e Max foram os finalistas para o papel de Quark, Armim ficou com o papel de Quark e Max com o de Rom.

int.jpg (476 bytes) A presença de Felecia M. Bell como Jennifer Sisko, que voltaria a série ainda por mais duas vezes como a contraparte de Jennifer do Universo do Espelho, visto pela primeira vez no episódio da Série Clássica, "Mirror, Mirror".

int.jpg (476 bytes) Presença de J.G.Hertzler (que depois seria bem conhecido como o General/Chanceler Martok), como o capitão Vulcano da Saratoga.

int.jpg (476 bytes) Os runabouts (traduzidos por "exploradores") "Rio Grande" (o famoso "runabout indestrutível", que sobreviveu às sete temporadas da série), "Yangtzee Kiang" e "Ganges" são introduzidos neste episódio.

int.jpg (476 bytes) Introdução da personagem Kai Opaka (vivida por Camille Saviola), que voltaria por mais três vezes durante a série.

int.jpg (476 bytes) Picard diz claramente que a missão de Sisko é promover a entrada de Bajor na Federação sem violar a diretriz primeira.

int.jpg (476 bytes) Dos nove "Orbs"("Lágrimas dos Profetas") enviados pelos Profetas, oito estão em poder dos Cardassianos, segundo Kai Opaka.

int.jpg (476 bytes) "Fenda Espacial" é o mesmo que o "Templo Celestial" e os "Alienígenas da Fenda Espacial" são conhecidos pelos Bajorianos como os "Profetas".

Ficha técnica:

História de Rick Berman e Michael Piller
Roteiro de Michael Piller
Direção de David Carson
Exibido em 04/01/1993
Produção: 001

Elenco:

Avery Brooks como Benjamin Lafayette Sisko
René Auberjonois como Odo
Nana Visitor como Kira Nerys
Colm Meaney como Miles Edward O'Brien
Siddig El Fadil como Julian Subatoi Bashir
Armin Shimerman como Quark
Terry Farrell como Jadzia Dax
Cirroc Lofton como Jake Sisko

Elenco convidado:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Camille Saviola como kai Opaka
Felecia M. Bell como Jennifer Sisko
Marc Alaimo como gul Dukat
Joel Swetow como gul Jasad
Aron Eisenberg como Nog
Stephen Davies como oficial tático da Saratoga
Max Grodénchik como Rom
Steve Rankin como oficial Cardassiano
Lily Mariye como oficial do OPS
Cassandra Byram como oficial de manobra
Joah Noah Hertzler como capitão Vulcano
April Grace como chefe de transporte da Enterprise
Kevin McDermott como um alienígena
Parker Whitman como um oficial Cardassiano
William Powell-Blair como um oficial Cardassiano
Frank Owen Smith como Curzon Dax
Lynnda Ferguson como Doran
Megan Butler como tenente
Stephen Rowe como um monge
Thomas Hobson como jovem Jake Sisko
Donald Hotton como um monge
Gene Armor como burocrata Bajoriano
Diana Cignoni como uma garota de Dabo
Judi Durand como voz do computador Bajoriano
Majel Barrett como voz do computador da Federação

Próximo episódio