Enterprise
Temporada 3

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Cliffhanger fora de época leva
NX-01 para o centro da ação

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Após chegarem a Azati Prime, o local de construção da Esfera Xindi, a tripulação precisa determinar uma maneira de penetrar o perímetro de segurança Xindi no sistema. Após determinarem que é possível se utilizar um shuttle Xindi-Insectóide capturado algum tempo antes, Trip e Mayweather partem na naveta para uma insurtida de reconhecimento. Após penentrarem no oceano de um dos planetas onde a arma está sendo preparada, a dupla faz algumas varreduras e retornam para a Enterprise. Enquanto estudam o seu próximo movimento, Archer tem que decidir pela destruição de um posto avançado Xindi em uma lua perto, que havia os detectado.

Após determinarem as características da arma e outros detalhes, Archer prepara um plano no qual é previsto que o shuttle irá retornar até um certo ponto da Esfera, e armado com torpedos, irá destruir todo o conjunto. Como esta é uma missão suicida, Acher sente-se no dever de ele mesmo levar a cabo o plano, apesar de toda a tripulação rejeitar a possibilidade.

Mas antes que pudesse partir, Daniels leva Archer para o futuro, com ambos surgindo em um corredor abordo de uma nave federada da época, a Enterprise-J. O viajante temporal informa a Archer que os construtores da Esfera são seres transdimensionais que estão planejando modificar o espaço na expansão délfica para suas próprias necessidades, em uma prévia de uma invasão. Daniels informa que a Federação, da qual os humanos e também Xindis fazem parte, travaram uma guerra na qual conseguiram impedir o avanço desta espécie, e sendo capazes de viagem no tempo, desenvolveram um plano no qual convenceram os Xindi do século 22 que a humanidade é quem teria sido responsável pela destruição de seu planeta-natal, o que faria com que eles atacassem a humanidade. Daniels pede para Archer encontrar uma saída pacífica com os Xindi, e para isto, ele não deve atacar a esfera como um kamikase, mas o capitão está decidido a agir como originalmente planejara. Ainda assim, Archer recebe de Daniels uma pequena medalha Xindi pretencente a um tripulante da Enterprise-J.

Após se despedir da tripulação, Archer prossegue com seu plano de ação, mas descobre que a arma fora removida do local, e logo em seguida, cai prisioneiro dos Xindi. Archer resiste a um intenso interrogatório pelos répteis, e pede para falar com Degra, o humanóide-Xindi com o qual já se encontrara antes. Archer discute com Degra o que aprendeu com Daniels, inclusive a respeito da medalha que recebera, mas antes que pudessem pensar em algo, o réptil retorna para continuar seu questionamento, e informa que encontraram e engajaram a Enterprise em combate. Degra ordena o ataque ser interrompido, mas este é posto sob custódia dos répteis, enquanto a Enterprise continua a ser castigada em um forte ataque.

 

Comentários:

Descrito em poucas palavras, "Azati Prime" é um episódio com gosto de cliffhanger. Trata-se de uma qualidade que, mesmo nos reais desfechos de temporada, é difícil de capturar. Aqui, a coisa funciona com perfeição.

Começando pelo final, vemos a Enterprise sendo seriamente atacada e avariada por um ataque maciço Xindi. Até onde podemos notar, não há saída para a NX-01 e seus tripulantes. Archer foi capturado, torturado e interrogado, enquanto o resto da tripulação enfrenta um massacre.

E não que Daniels não tivesse avisado.

O viajante temporal favorito de Enterprise retorna para costurar os enredos das duas principais linhas desenvolvidas durante o terceiro ano da série: o mistério da Extensão Délfica e suas Esferas, e a ameaça Xindi à Terra. Para ofertar explicações a Archer, Daniels o transporta até o século 25, onde, a bordo da Enterprise-J (!), ele assiste a uma batalha travada entre a Federação e os criadores das Esferas.

Daniels suplica a Archer que desista de seu plano para destruir a arma Xindi e em vez disso tente uma solução diplomática. Caso ele não faça isso, os planos dos criadores das Esferas terão sucesso, a Extensão Délfica se tornará inabitável e os Xindis serão extintos. Não é assim que deve acontecer, segundo o viajante temporal, e para isso Archer precisa tentar abrir uma via diplomática para o fim do conflito, explicando aos Xindis que a informação de que a Terra irá atacá-los no século 25 é uma mentira perpetrada pelos construtores das Esferas justamente para que eles possam ter sucesso no futuro.

Para que o capitão cumpra esse objetivo, Daniels dá a ele um artefato Xindi vindo do século 25, de um tripulante desta raça que serve na Enterprise-J. Mas Archer está irredutível: não pode arriscar ser capturado pelos Xindis num esforço diplomático, pois isso condenaria a Terra à destruição certa, em caso de fracasso.

Embora seja estranho que Archer em nenhum momento cogite seguir a sugestão de Daniels, temos de admitir que é uma decisão difícil. Quando o capitão é devolvido à sua época, ele compartilha o drama com T'Pol, que surpreendentemente parece tentar fazer um contraponto à postura decidida de Archer, até mesmo abandonando seu ceticismo quanto às intenções ou à verdade do que costuma dizer Daniels.

Mas Archer está determinado a salvar a Terra, ou morrer tentando. Mais uma vez ele abandona a ética e promove até mesmo um ataque preventivo a uma instalação Xindi, para evitar que eles reportassem a presença da Enterprise. É uma ação de guerra, e o capitão, um explorador, não está acostumado a tomar esse tipo de decisão. Scott Bakula faz um bom trabalho ao transmitir isso, assim como a noção de que o esforço de Archer é todo para que um dia sua tripulação possa voltar a explorar pacificamente o espaço, como já fizeram no início de sua missão.

Agora, por mais que haja algum trabalho em torno de Archer e T'Pol (que chora secretamente pela partida de seu capitão, numa cena que chega a ser embaraçosa, exagerada e sem propósito dramático justificável), é óbvio que "Azati Prime" é principalmente um episódio de ação.

E que episódio de ação. As seqüências de batalha são espetaculares, assim como os mergulhos da nave auxiliar Xindi (capturada no episódio anterior, "Hatchery", no que parece ser o mais importante legado daquele segmento para o arco) no planeta-água que abrigaria a arma em construção. Quando chega, Archer não só descobre que o artefato gigantesco não está mais lá, como é perseguido e capturado. Ele passa a ser torturado por Xindis-insetóides, mas consegue convencer Degra a vir falar com ele, enviando um recado com uma referência que ele só poderia ter obtido com a ajuda de Daniels. Com isso, e de posse do pequeno artefato Xindi, ele planta uma dúvida na cabeça dos Xindis-humanóides e preguiças: poderia realmente Archer estar reportando informações vindas do futuro?

Como os próprios Xindis tiveram acesso a relatos do futuro, é razoável que eles não sejam céticos quanto a essa possibilidade. Entretanto, eles deveriam sim ser muito céticos quanto à possibilidade de Archer não estar mentindo para beneficiar seu povo. Eles mesmos colocam a questão: "Como acreditar numa proposta diplomática feita por alguém que estava prestes a realizar um ataque contra uma instalação Xindi e só decidiu dialogar depois de ser capturado?"

Apesar disso, Degra e seus similares compram rapidamente a versão de Archer, no que talvez seja a maior fraqueza do roteiro. Nem eu, no lugar deles, aceitaria o que o capitão da Enterprise está dizendo por seu valor de face. Ainda assim, fica claro que não basta convencer os humanóides e preguiças, que já parecem estar incertos da necessidade de extinguir a humanidade. Será preciso reverter a opinião do resto do Conselho Xindi, composto pelos aquáticos, e pelos violentos insetóides e reptilianos.

Independentemente desse sucesso, a pergunta imediata é: como a Enterprise irá sobreviver ao ataque maciço a que estava sujeita? Felizmente não será preciso esperar meses, e uma nova temporada, para saber a resposta; coisas de cliffhanger fora de época...

 

Citações:

Daniels - "There are Xindi here, serving on the Enterprise-J."
("Há Xindis aqui, servindo a bordo da Enterprise-J.")

Tucker - "What happens if you fail? Are we supposed to just keep sendin' people in 'til there's no one left?"
("O que acontece se você falhar? Nós temos que continuar enviando pessoas até que não reste mais ninguém?")


Trivia:

int.jpg (476 bytes) A produção se reiniciou após o período de feriados de fim de ano, e a fotografia principal incluiu o uso de todos os sets principais da Enterprise, bem como sets envolvendo os Xindi-Reptéis e a Enterprise-J do futuro, onde Daniels surge.

int.jpg (476 bytes) A direção ficou a cargo de Allan Kroeker, que já havia dirigido o episódio de início do arco, "The Xindi", bem como o episódio final de Deep Space Nine, intitulado "What You Leave Behind".


Ficha técnica:

História de Rick Berman, Brannon Braga e Manny Coto
Roteiro de Manny Coto
Direção de Allan Kroeker
Exibido em 03/03/2004
Produção: 070

Elenco:

Scott Bakula como Jonathan Archer
Jolene Blalock como T'Pol
John Billingsley como Phlox
Anthony Montgomery como Travis Mayweather
Connor Trinneer como Charlie 'Trip' Tucker III
Dominic Keating como Malcolm Reed
Linda Park como Hoshi Sato

Elenco convidado:

Matt Winston como Daniels
Randy Oglesby como Degra
Scott MacDonald como Comandante Réptil
Tucker Smallwood como Xindi-Humanóide
Rick Worthy como Xindi-Preguiça
Christopher Goodman como Thalen

Episódio anterior   |   Próximo episódio