Enterprise
Temporada 3

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Enredo bem-estruturado mas pouco
surpreendente define heróis e vilões

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Prestes a se reunirem com o Conselho Xindi, Degra explica para Archer como a sua espécie veio a encontrar os Construtores da Esfera. Após a destruição do planeta-natal Xindi, esta espécie providenciou para recolher os sobreviventes e os realocarem em outros mundos habitáveis, gesto este que lhes valeu a gratidão Xindi a um ponto quase religioso.

Uma vez que encontram o Conselho, Archer procura vender o seu caso, explicando que a espécie que lhes está construindo a esfera estão na verdade os manipulando, e se preparam para colonizar a Expansão Delfica, e que em um ponto do futuro, tanto Xindi como Terráqueos irão os derrotar. Para evitar isto é que eles colocaram estas espécies uma contra a outra em primeiro lugar. O Conselho parece levar em consideração o que o capitão da Enterprise explica, mas os Insectóides e Reptéis se mostram céticos e colocam em xeque os dados demonstrados por Archer. Estes também estão armando para assegurarem que irão ter o controle sobre a Esfera, com a ajuda dos Construtores, que asseguram que no caso de uma guerra civil, com a ajuda dele irão ter a upper-hand para garantir o controle sobre todos os Xindi.

Entrementes, Degra demonstra preocupação sobre como o Conselho irá votar a questão, pois não acredita que os Aquáticos estejam completamente convencidos. Degra, com a ajuda de dados da Enterprise, providencia para que os Aquáticos possam ter uma percepção melhor da crise toda através de hologramas que demonstram melhor a natureza intradimensional dos seres com os quais estão todos lidando. Isto feito, o Conselho se mostra mais aberto a debate, e eles finalmente conseguem o número de votos necessário, e pelo que parece, a situação está sob controle, com o Conselho concordando em suspender por ora o lançamento da arma. Contudo, Dolim confronta Degra com o que sabe sobre a colaboração dele com Archer e seu grupo, inclusive sobre a destruição de uma nave Xindi, e este acaba por assassinar Degra.

Um time de infiltração vindo da Enterprise consegue obter mais informações sobre os Construtores das Esferas ao realizarem uma missão com um shuttlepod. T'pol, Reed e Hawkins conseguem obter dados da esfera na qual se infiltraram, mas os sistemas defensivos retaliam contra os tripulantes da Enterprise, e o time escapa mas tendo a baixa de Hawkins, morto no confronto.

A crise se alarga com os Répteis e Isectóides se retirando do Conselho, e começam a planejar uma maneira de se apossarem da arma, e Dolim coloca em prática uma idéia que lhes irá assegurar o comando e controle sobre a Esfera, e sendo assim, engajam a Enterprise e demais naves Xindi a escoltando, mas não sem antes sequestrarem Hoshi, para Dolim poder usar sua expertise de modo a conseguir completar a sequencia completa de códigos necessária para a ativação da Esfera.

 

Comentários:

"The Council" é o episódio que finalmente define contra quem a Enterprise está lutando e com quem poderá contar em seu confronto final para salvar a Terra. Por conta disso, é um episódio muito mais explicativo do que qualquer outra coisa. Aprendemos mais do que nunca sobre o Conselho em si e as cinco espécies Xindis.

A maior qualidade do segmento, sem dúvida, é a forma como ele encerra a trajetória de Degra, o cientista responsável pela criação da arma que deve destruir a Terra e que afinal reconhece a maneira como os Xindis têm sido manipulados pelos construtores das Esferas desde sempre.

Embora sua súbita mudança de postura ao longo do arco não tenha sido a coisa mais convincente do mundo, é certo que esse personagem deveria ter um fim trágico, pagando por seus erros do passado e ao mesmo tempo honrando seu discernimento do presente. E é o que acontece, na cena mais convincente de todo o segmento. Degra é assassinado pelo líder Reptiliano, depois que fica confirmado que sua nave atacou e destruiu uma nave Reptiliana. Depois do fato, a audiência sente uma certa justiça poética em sua morte.

Mais que isso, o assassinato de Degra serve como um ponto focal no episódio, o momento em que os Reptilianos decidem romper com sua estratégia enganadora e admitir que não seguirão as determinações do Conselho, lançando a arma de qualquer modo. É a transição que resgata o episódio de um perigoso flerte com diálogos pouco convincentes e pouco pungentes, enquanto Archer tenta convencer o Conselho de que não é seu inimigo.

No final das contas, a impressão é que fica é a de que o enredo foi bem-estruturado, de uma maneira geral, como preparação para a conclusão do arco Xindi. Claro, há alguns problemas. Por exemplo, a estratégia de "mostrar" o construtor das Esferas aos Aquáticos pareceu mais uma "chuva no molhado" do que uma real apresentação de evidências que pudessem mudar os rumos do processo de decisão no Conselho -- uma forma longa de dizer que foi um "enchedor de linguiça".

As trocas entre Degra e Trip também carecem da força que deveriam ter, embora fique claro que o roteirista tenha tentado ao máximo destacar o quanto Tucker jamais poderia perdoar o Xindi pelo ocorrido. Acho que faltou coragem para admitir que o engenheiro jamais trabalharia com Degra, em circunstância alguma. Perdemos uma boa oportunidade de ver um conflito razoável entre ele e o capitão Archer.

Um pouco mais realista é o sofrimento de Malcolm Reed ao perder um MACO sob seu comando, depois de ter passado o ano todo batendo cabeça com os militares a bordo da NX-01. Seu desabafo, ao retornar ao Shuttlepod da missão na Esfera, pareceu bem razoável e compatível com o personagem.

Os demais personagens nem têm muito o que fazer. Como fica claro pelo final, estamos apenas vendo uma preparação para o verdadeiro filé. Hoshi Sato é sequestrada pelos Reptilianos, que, aliados aos Insetóides, decidem lançar a arma à revelia do Conselho. Os Humanóides e Arbóreos decidem apoiar a Enterprise e tentar impedir a destruição da Terra. Os Aquáticos, assim como começaram o episódio, ficam no meio do caminho. A NX-01 preocupa os construtores das Esferas com suas análises das fraquezas dos objetos. É mais do que óbvio que a ação de verdade ainda está para acontecer.

Nesse contexto, "The Council" faz um bom trabalho. Independentemente da previsibilidade do enredo como um todo, o episódio apresenta os fatos que levarão à conclusão de uma maneira por vezes sutil e sofisticada, como estabelecer a localização do Conselho em meio a antigas ruínas dos Avianos, os Xindis alados extintos pela guerra entre as raças. É interessante ver esses alienígenas como criaturas divididas entre o desejo de encontrar unicidade e as profundas diferenças entre cada uma das espécies.

 

Citações:

Reed - "Maybe we're getting a little too comfortable with the casualty rate."
("Talvez nós estejamos ficando confortáveis demais sobre a taxa de baixas.")

Conselheiro Réptil, para Degra - "The crew of that ship are the last Xindi you will betray. When the humans are dead and the Reptiles have replaced the council, I'll hunt down your family and end your traitorous bloodline."
("A tripulação daquela nave foram os últimos Xindi que você traiu. Quando os humanos estiverem mortos e os Répteis tiverem substituído o Conselho, eu vou caçar sua família e acabar com sua linhagem de traidores.")


Trivia:

int.jpg (476 bytes) A fotografia principal para "The Council" ocorreu entre 12 e 23 de fevereiro de 2004, fazendo uso de diversas novas locações, como uma visão mais ampla de onde o Conselho Xindi se localiza.

int.jpg (476 bytes) O elenco convidado está consideravelmente amplo para este segmento, incluindo todos os atores que compõem os personagens no Conselho Xindi, além do retorno de Sean McGowan como o Corporal Hawkins, do MACO.


Ficha técnica:

Escrito por Manny Coto
Direção de David Livingston
Exibido em 12/05/2004
Produção: 074

Elenco:

Scott Bakula como Jonathan Archer
Jolene Blalock como T'Pol
John Billingsley como Phlox
Anthony Montgomery como Travis Mayweather
Connor Trinneer como Charlie 'Trip' Tucker III
Dominic Keating como Malcolm Reed
Linda Park como Hoshi Sato

Elenco convidado:

Randy Oglesby como Degra
Tucker Smallwood como Xindi-Humanóide
Rick Worthy como Xindi-Preguiça
Scott MacDonald como Comandante Réptil
Josette DiCarlo como Construtora da Esfera
Sean McGowan como Hawkins
Bruce Thomas como Soldado Réptil
Andrew Borba como Tenente Réptil
Mary Mara como Construtora da Esfera
Ruth Williamson como Líder dos Construtores da Esfera
Eric Lemler como Tripulante do Leme

 

Sinopse, trivias e ficha técnica por Leandro M.Pinto

Episódio anterior   |   Próximo episódio