Enterprise
Temporada 3

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Episódio abandona conversação e
parte para a ação e a conclusão

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Como Hoshi se mostra pouco cooperativa para lhe auxiliar a quebrar o código que falta para Dolim poder armar a Esfera, ele providencia parasitas que injetados em Hoshi, a fazem colaborar mais. Enquanto isto, Archer elabora um plano para comprometer o sistema de Esfera dos Construtores de Esferas, bem como precisa impedir os Xindi Insectóides e Répteis de tornarem operacional a Esfera, mas ele precisará de auxílio Xindi para isto. Já contando com a colaboração de duas das espécies Xindi, Archer pede a ajuda dos Aquáticos, que depois de alguma discussão a respeito, se juntam ao plano do humano.

Dolim finalmene consegue dobrar Hoshi com os parasitas, e consegue obter os códigos necessários para a ativação da arma. Contudo, a Enterprise lidera um ataque em duas frentes: enquanto as naves Xindi agora aliadas a Archer e a Enterprise engajam as forças répteis e insectóides, Hayes lidera os MACO em uma insurtida para resgatar Hoshi. O time tem sucesso em a resgatar, mas a retirada é problemática – com problemas de teleportagem, apenas dois de cada vez estão podendo ser evacuados para a Enterprise. O grupo finalmente consegue escapar quase completo, mas no que Hayes se preparava para ser o último a teleportar para a nave, é mortalmente ferido, e acaba morrendo de seus ferimentos na Enfermaria.

As renegadas forças Xindi lideradas pelos Répteis e Insectóides conseguem a cobertura dos Construtores de Esferas, que providenciam a geração de uma série de anomalias para assegurar que a Esfera esteja segura para ativação. A Enterprise consegue passar pelas anomalias, mas não antes de finalmente a arma ser ativada e partir em um vortex espacial em direção à Terra. Questionado por um dos seus lugares-tenente insectóide sobre as eventuais reais intenções e capacidades dos Construtores, Dolim providencia a destruição da nave insectóide da qual sentiu que a lealdade do seu Capitão estava em dúvida.

Considerando que Dolim agora está com a vantagem e já a caminho da Terra, Archer seleciona um grupo de seus tripulantes para tentarem alcançarem a Esfera utilizando para isto a nave de Degra, e assim que a conseguirem interceptar, providenciar uma sabotagem. Archer não tem outra escolha a não ser incluir uma ainda muito abatida Hoshi no time, uma vez que a sua expertise irá ser fundamental para o plano do Capitão da Enterprise ser levado a cabo. Preparativos feitos, os grupos partem em suas missões, com Archer liderado a nave Xindi com o grupo encarregado de interceptar a Esfera, enquanto T'pol se encarrega de captaniar a Enterprise para engajarem a Esfera que irá colocar o sistema dos Construtores em colapso.

 

Comentários:

Agora sim. Sem mais delongas, o arco Xindi abandona a parte das conversações e resolve ir direto para as ações, com "Countdown". O cenário deixado pelo episódio anterior era o melhor possível para um segmento recheado de emoções. O que dá para dizer, logo de cara, é que a seqüência não decepciona.

Primeiro, vale dizer que foi uma boa jogada ter Hoshi Sato seqüestrada pelos Reptilianos para que ela decifrasse a encriptação do código de acionamento dos Aquáticos, que se mantiveram neutros até aquele ponto. Além de reforçar a importância da oficial de comunicações para a Enterprise (num reconhecimento a seus talentos incomuns), permite que o personagem apareça mais e dê novas provas de sua lealdade e de sua força de caráter e resistência. O que se faz por ela aqui nunca pôde ser feito por Mayweather, durante toda a série...

Também foi interessante manter os Aquáticos neutros, obrigando o capitão Archer a tentar uma cartada final para trazê-los para a briga. Ao contrário da maior parte da argumentação do capitão perante o Conselho Xindi, aqui ele soa realmente convincente -- não é à toa que os Aquáticos resolvem se aliar aos Primatas e aos Arbóreos na caça à arma Xindi roubada pelos Reptilianos e pelos Insetóides.

Melhor ainda foi a atuação de Archer, porque criou um problema: a Enterprise agora precisaria de fato descobrir como desabilitar as Esferas, algo que na verdade eles não sabiam até aquele ponto. É mais uma prova do desespero do capitão para salvar a Terra, horas antes do fim do prazo.

Os Reptilianos claramente estão cegos pelo poder -- acreditam que os Guardiões querem ajudá-los a se tornarem os líderes supremos dos Xindis, e perdem completamente o senso crítico. Felizmente os Insetóides parecem não estar exatamente no mesmo barco. Quando os Guardiões decidem interferir e ativar suas Esferas para proteger a arma Xindi de um ataque combinado da NX-01, dos Primatas, dos Arbóreos e dos Aquáticos, os Insetóides notam que seus protegées de fato têm o poder de manipular as Esferas. A essa altura, no entanto, os Reptilianos não ligam mais para isso. Querem destruir a Terra a todo custo e assumir o comando do Conselho. Ao destruir uma nave Insetóide, eles provavelmente estão comprando ainda mais problemas -- mas isso vai ficar para o próximo episódio.

Um bom trabalho ainda é feito com Reed e Hayes, na esteira da perda de um MACO sob comando do oficial de armamentos da Enterprise, em "The Council". O major consegue salvar Hoshi Sato, mas não sobrevive à missão. Sua morte, na enfermaria, é uma cena tocante que revela os laços que, devagar e de forma tortuosa, acabaram se formando entre os "dois chefes de segurança" da NX-01.

O segmento termina com duas promessas: Archer, Sato, Reed e os MACOs usam a nave de Degra para tentar alcançar a arma Xindi e, num esforço final, sabotá-la por dentro e salvar a Terra; e Trip e T'Pol levam a Enterprise até a Esfera 41, num esforço para tentar derrubar toda a rede de Esferas e acabar com o sonho de seus malévolos construtores.

Não é difícil imaginar que as duas missões serão bem-sucedidas. Mas como e a que custo? As respostas ficam para o próximo segmento.

 

Citações:

Archer - "After all your deliberation you'll find that the reptiles have made your decision for you."
("Depois de todas as suas discussões, você vai descobrir que os répteis tomaram todas as decisões por vocês.")

Trip - "When this is all over, I'm all ears."
("Quando isto tiver acabado, eu sou todo ouvidos.")

T'Pol - "I've considered formalizing my standing with Starfleet."
("Eu estou considerando formalizar minha posição para com a Frota Estelar.")

Dollum - "Set a course for Earth."
("Marque um curso para a Terra.")


Trivia:

int.jpg (476 bytes) A equipe de produção reportou que o trabalho do grupo de dublês tem sido constante para o final da temporada, considerando o maior número de cenas de ação ocorrendo a medida que o arco está chegando a sua conclusão.


Ficha técnica:

Escrito por André Bormanis e Chris Black
Direção de Robert Duncan McNeill
Exibido em 19/05/2004
Produção: 075

Elenco:

Scott Bakula como Jonathan Archer
Jolene Blalock como T'Pol
John Billingsley como Phlox
Anthony Montgomery como Travis Mayweather
Connor Trinneer como Charlie 'Trip' Tucker III
Dominic Keating como Malcolm Reed
Linda Park como Hoshi Sato

Elenco convidado:

Steven Culp como Major Hayes
Scott MacDonald como Comandante Réptil
Rick Worthy como Xindi-Preguiça
Tucker Smallwood como Xindi-Humanóide
Josette DiCarlo como Construtora da Esfera
Bruce Thomas como Soldado Réptil
Andrew Borba como Tenente Réptil
Mary Mara como Construtora da Esfera
Ruth Williamson como Líder dos Construtores da Esfera
Paul Dean como Técnico Réptil

 

Sinopse, trivias e ficha técnica por Leandro M.Pinto

Episódio anterior   |   Próximo episódio