Enterprise
Temporada 3

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Episódio abandona conversação e
parte para a ação e a conclusão

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Enquanto viajam para interceptar as forças Xindi de Dolim, Archer e o seu grupo trabalham em um plano para destruirem a Esfera através de uma sobrecarga nos sistemas energéticos da arma. A atenção de Archer a seu plano é temporariamente desviada quando Daniels, o agente temporal envolvido na assim chamada Guerra Fria Temporal novamente lhe paga uma visita. Desta ver, Archer se encontra com ele em um grande hall, onde Daniels explica que é a cerimônia de formalização da Federação de Planetas Unidos, uma aliança na qual a participação de Archer será fundamental para se tornar realidade. Considerando isto, Daniels pede para Archer não se arriscar na missão a frente, e enviar outro operativo seu no lugar, uma vez que a sobrevivência dele é crucial para os eventos futuros. Archer, contudo, não se mostra disposto a colaborar com Daniels e se mantém ao plano original.

Enquanto avançam contra a Esfera 41 dos Construtores, Phlox nota que as contramedidas que os Construtores colocaram em torno do espaço ao redor da Esfera irá ser fatal para a tripulação, mas ele pode providenciar uma enzima que irá lhes garantir coisa de 15 minutos. Trip providencia que o disco defletor emita um pulso energético de modo a desabilitar a Esfera, mas o plano do engenheiro começa a sofrer a interferência de vários dos seres Construtores de Esfera invadindo a engenharia, enquanto os MACO engajam os intrusos seguindo instruçõs de Phlox sobre como poderem afetar a fisiologia dos invasores. Trip consegue manter o pulso o bastante para a Esfera 41 ser destruida, o que gera uma reação em cadeia que faz com que todo o sistema de esferas mantendo a Expansão Délfica entre em colapso, levando consigo os demais seres intradimensionais que ainda estavam na Enterprise.

Uma inesperada ajuda chega para Archer, quando este estava prestes a interceptar a nave de Dolim: forças andorianas sob o comando de Shran se juntam a batalha, e engaja a nave réptil, servindo de boa cobertura para Archer manter sua atenção na Esfera, a qual o grupo então pode abordar. Os MACO oferecem cobertura de fogo necessária para Hoshi e Archer providenciarem sua sabotagem nos sistemas da arma. Uma vez terminado o serviço, Archer providencia para o retorno do time para a nave de Degra. Contudo, Dolim pessoalmente encontra Archer e ambos começam uma luta a bordo da Esfera, mas o Capitão da Enterprise consegue o sobrepujar, e a esfera finalmente começa a entrar em colapso e se destroi completamente, mas não há garantias que Archer tenha conseguido escapar a tempo. A Enterprise se encontra com a nave de Degra e são informados que o sistema de esferas na Expansão Délfica foram destruídas e os Xindi estão se recompondo politicamente após todos estes eventos, mas todos ali tem que considerarem que aparentemente Archer tombou na luta.

Retornando para a Terra, a Enterprise tem que investigar qual seria a razão de a Frota Estelar não estar respondendo aos chamados da nave. Tucker lidera um shuttle em direção a São Francisco para investigar, mas a nave é interceptada por um grupamento de caças americanos P-51D Mustang da Segunda Guerra Mundial, enquanto por sua vez, um ferido Archer surge prisioneiro de um grupo de oficiais alemães dentre os quais um deles claramente não é um humano, mas sim um alien de espécie desconhecida.

 

Comentários:

"Zero Hour" é um episódio de ação. Enquanto tal, ele cumpre seu papel, solucionando a contento o longo arco da ameaça Xindi. Mas faltam os toques de brilhantismo que poderiam ter transformado a conclusão dessa aventura num clássico da franquia.

O andamento da história já está configurado desde o episódio anterior. Desde o início, o enredo se desenrola em duas frentes. Numa delas, Archer, na nave de Degra, tenta impedir os Reptilianos de lançarem sua arma contra a Terra. Na outra, a Enterprise precisa destruir as Esferas e pôr um fim na Extensão Délfica. As duas andam lado a lado ao longo do episódio, e o ritmo impresso a cada uma dessas histórias é adequado. Cria-se bem o efeito da "corrida contra o relógio", que era a principal intenção dos roteiristas aqui.

Nos detalhes, no entanto, tem muita coisa que não cola. A "sabotagem" que Archer precisa fazer para desativar a arma Xindi não parece muito convincente, se alguém pára para pensar nela. É uma versão high-tech da famosa cena em que é preciso cortar o fio certo numa bomba. Mas não cola -- esse negócio de ficar desatarrachando lâmpadas e virando de cabeça para baixo não parece particularmente sofisticado, e a premissa toda lembra um pouco aquelas dos planos infalíveis dos inimigos do Batman na velha série de televisão dos anos 1960, em que sempre há uma margem, deixada de propósito pelo bandido, para que o homem-morcego pudesse escapar.

De novo, numa primeira assistida, esse detalhe não é suficiente para estragar a experiência. O mais importante aqui é o ritmo, que funciona. E a conclusão de seqüência é boa, com a cena do embate final entre o general Reptiliano e Archer. A forma como o humano vence a luta, prendendo uma bomba nas costas de seu adversário excessivamente paramentado, é perfeita. Scott Bakula faz uma expressão indescritível ao pressionar o botão do controle remoto na frente de seu algoz. É o tipo da cena que só funcionou porque o ator teve qualidade para interpretá-la. Mas funcionou, isso é o que importa.

Do outro lado, a Enterprise vai se aproximando de uma Esfera, enquanto estabelece um meio de destrui-la e com isso iniciar uma reação em cadeia que destruirá toda a rede. Aqui o ritmo também é excelente (talvez ainda melhor do que na outra frente do episódio), mas o enredo não resiste a um escrutínio maior. Desde o começo da temporada, temos visto como a NX-01 é vulnerável às distorções da Extensão Délfica. Agora, é surpreendente que ela consiga atravessar essas mesmas distorções, intensificadas pelos Construtores das Esferas, a ponto de destruir uma das esferas com um disparo prolongado do refletor. Relembrando a temporada inteira, não soa muito convincente.

Além disso, o telespectador pode se perguntar por que os Construtores demoraram tanto a interferir com a NX-01, se podiam ter feito isso em outras ocasiões, com muito mais sucesso e tempo hábil para acabar com a missão de Archer e Cia.

Apesar desses problemas, o que conta é a diversão, e os efeitos especiais garantem que a seqüência da destruição das Esferas seja tão espetacular quanto deveria ser.

Os personagens ficam totalmente à margem da ação, com apenas toques periféricos. Trip e T'Pol revelam mais lances do aprofundamento de sua intimidade, Phlox demonstra prazer ao redigir seu testamento, e Hoshi tem uma chance de mostrar todo o seu sentimento de culpa e confusão por ter ajudado os Reptilianos a tomar o controle da arma.

Uma boa surpresa é a aparição de Shran, ajudando Archer na hora "H". Também soa um pouco conveniente demais, mas é sempre bom ter Jeffrey Combs em maquiagem azul para mais um episódio.

Outro pequeno detalhe incômodo (talvez o maior defeito de ritmo em todo o episódio). Por que diabos leva mais tempo para acionar a arma Xindi com três códigos, em vez de cinco? Não faz o menor sentido... E o que irrita mais é que esse detalhe podia muito bem ter ficado de fora, sem prejuízo do enredo.

No final, como era de se prever, tudo dá certo, a arma é destruída, as Esferas, idem, e a NX-01 está pronta para voltar para casa... sem seu capitão. Archer morreu? Num primeiro momento, até parece que sim. Mas terminamos o episódio em choque! A Enterprise é recebida por aviões da velha Força Aérea dos Estados Unidos, e o capitão foi parar num campo de prisioneiros comandado por alemães nazistas, apoiados por um misterioso alienígena de uma raça desconhecida. Que diabos? Lembra o final de "Planeta dos Macacos", o novo, de Tim Burton -- o que não necessariamente é algo ruim.

As respostas para o mistério, no entanto, ficaram para o início da quarta temporada.

 

Citações:

T'Pol - "Without humanity there will be no one to combat these Sphere Builders and their space will continue encompasing one system after another until it consumes even Vulcan."
("Sem a humanidade, não haveria ninguém para combater estes Construtores de Esferas, e o espaço deles iria continuar expandindo para um sistema depois do outro até que iria consumir até mesmo Vulcano.")

Archer - "I have no plans of dying on that weapon."
("Eu não tenho nenhum plano de morrer naquela arma.")

Dollum - "It's a shame. All that water. The Aquatics would feel at home here."
("É uma pena. Toda esta água. Os aquáticos sentiriam-se em casa aqui.")

Archer - "Remember, no heroics. Just get us in and then cover your ass."
("Lembre-se, nada de heroísmos. Apenas nos coloque lá e então salve o seu rabo.")

Shran - "Lets Fight back! Bring the forward cannons online... And tell Archer we're not even anymore! He owes me!"
("Vamos lutar! Coloque os canhões dianteiros em prontidão... e diga a Acher que não estamos mais quites! Agora ele me deve!")


Trivia:

int.jpg (476 bytes) De acordo com o produtor-executivo Rick Berman, o episódio inclui o setup de um mini-arco que virá a ser a abertura da quarta temporada de Enterprise.

int.jpg (476 bytes) O episódio contou com uma participação de extras em papéis de "walk-in", no caso, um vencedor de um concurso de uma rádio de Seattle, e um DJ.


Ficha técnica:

Escrito por Rick Berman e Brannon Braga
Direção de Allan Kroeker
Exibido em 26/05/2004
Produção: 076

Elenco:

Scott Bakula como Jonathan Archer
Jolene Blalock como T'Pol
John Billingsley como Phlox
Anthony Montgomery como Travis Mayweather
Connor Trinneer como Charlie 'Trip' Tucker III
Dominic Keating como Malcolm Reed
Linda Park como Hoshi Sato

Elenco convidado:

Scott MacDonald como Comandante Réptil
Rick Worthy como Xindi-Preguiça
Tucker Smallwood como Xindi-Humanóide
Josette DiCarlo como Construtora da Esfera
Bruce Thomas como Soldado Réptil
Andrew Borba como Tenente Réptil
Matt Winston como Daniels
Mary Mara como Construtora da Esfera
Ruth Williamson como Líder dos Construtores da Esfera
Jeffrey Combs como Shran
Gunter Ziegler como Doutor
J. Paul Boehmer como Oficial
Zachary Krebs como Andoriano

 

Sinopse, trivias e ficha técnica por Leandro M.Pinto

Episódio anterior   |   Próximo episódio