"Shadows of P'Jem"
(A.K.A. "Os Vulcanos assaltam o galinheiro: Parte II")

Anteriormente em "Porthos' Log":

"Rick e eu decidimos fazer mais uma história de reféns, pois afinal era uma seqüência a 'The Andorian Incident', que era uma história com reféns também."
[O mentor de Enterprise explicando as suas opções criativas.]


 









 

 

 

 

 

 

 

 

 
Mensagem da semana:

"Todo mundo sabe que os Shadows são de Z'ha'dum. Será que dupla B&B não se manca?"
[Joe Michael Straczynski fazendo o que faz de melhor.]

Abanando o rabinho:

O "teaser" do episódio foi espetacular, dando prosseguimento à maioria dos pontos relacionados no "Porthos' Log" de "The Andorian Incident". Um belo detalhe foi que Archer não era a primeira opção dos Vulcanos para comandar a Enterprise (o que pode servir de munição para episódios futuros).

Isso impressiona tanto que até podemos ignorar o fato de Gary Graham continuar péssimo como o Vulcano Soval e de termos demorado tanto para ver em tela tais conseqüências. Isso deveria ter acontecido logo em "Breaking the Ice", que, infelizmente, ignorou solenemente os eventos de "The Andorian Incident".

Ouvindo o almirante Forrest se referir à Frota Estelar, fica a antecipação de vermos tal "frota" em ação, pois até agora ela teve uma única nave em tela.

O primeiro ato também não começa mal (apesar da comunicação em tempo real e com sinal cristalino com a Terra), mas a indicação de que T´Pol vai deixar a nave dá a clara impressão que o episódio vai fracassar (e que as conveniências e soluções fáceis vão imperar). Uma cena entre T´Pol e Phlox (sempre ele -- oferecendo mais uma faceta do seu extremo positivismo) logo no início também é interessante.

Levantando a perninha:

Abundam conveniências: Archer "acha" o planeta Coridan no Banco de Dados Vulcano e decidi ir visitá-lo. Coridan "calha" de ter um Governo suportado pelos Vulcanos e vive uma virtual guerra civil, não reconhecida como tal por este governo (tal situação política permanece indefinida e as partes envolvidas permanecem sem face no curso do episódio). Archer e T´Pol são seqüestrados e justo o Andoriano Shran (de todas as criaturas do universo) vai dar uma mão. Sem falar que tudo isto acontece logo após os Vulcanos reagirem à destruição do templo de P´Jem, onde os Andorianos apareceram anteriormente. Tanta manufatura tira totalmente o gosto pelo episódio.

Continuando: terrorista Andoriano é tão bonzinho (eles avisaram os monges e os agente da inteligência Vulcana sobre a destruição do templo de P'Jem -- Shran deve ter uma coleção de Teletubbies azuis em algum lugar)... Por que os Vulcanos não se comunicaram diretamente com T´Pol sobre o ocorrido em P´Jem, dando-lhe diretamente as novas ordens? Qualquer possível tensão envolvendo o cativeiro de Archer vai para o ralo, com toda aquela esfregação entre Archer e T´Pol (incluindo aí um "sanduíche mamário"), em um cenário que não é engraçado, pois é claramente manufaturado, e mata a tensão, porque serve como um letreiro de: "Não levem nada disto a sério!" (idem para os dois comendo a comida como animais -- será que não dava para Shran e cia. arrumarem um sinalizador menos exagerado?). 

E mais: Ok, que Tucker é um cara sossegado todo mundo sabe, mas se continuar no pique atual ele vai acabar falando com o próximo capitão Vulcano, enfiando um dedo no nariz e coçando o saco. Ele foi muito tolo em não aceitar a ajuda de Sopek. Tucker não tinha a menor idéia da situação local, desceu (sem plano algum) em uma "dupla de choque" com Reed (apesar do armeiro da Enterprise ter prometido um destacamento) e foi preso em um piscar de olhos, pelos Andorianos. 

Economizando um dinheiro: As máscaras (vendas) de T´Pol e Archer e as de Tucker e Reed parecem as mesmas (de verdade) e aparentemente o quarto (no planeta) também (isso sem falar na parede com furos). O esconderijo dos terroristas é essencialmente um galinheiro, nos fazendo imaginar qual a real natureza do acordo comercial entre os Vulcanos e o pessoal de Coridan. Mike Vejar (um dos diretores favoritos de muitos em Jornada) aparentemente recebeu ordens claras para não dar closes nas faces dos nativos de Coridan e filmar com muito pouca luz (para esconder os abismais valores de produção desta semana). Infelizmente o velho Mike patinou feio, usando um "slow", na telegrafada "cena de bravura de T´Pol" (como se a gente não soubesse como o episódio iria acabar). 

A cruz do problema: O episódio deveria simplesmente tratar da imediata questão Vulcanos x humanos (envolvendo a destruição de P´Jem, sem mais uma pífia história de reféns e um caminhão de conveniências), de forma séria e inteligente (uma ida de T´Pol a Vulcano poderia ser muito interessante para vislumbrar uma diferente perspectiva da missão da NX-01; entretanto fica difícil esperar algo assim desta série, ao menos pelo que ela já apresentou até aqui). O planeta Coridan poderia ter um episódio só para ele (onde poderíamos ver os tais estaleiros e descrever o relacionamento entre o governo local, os rebeldes e os Vulcanos e os eventos históricos envolvidos), assim como Shran e cia. (em uma situação menos manufaturada, pelo amor de Deus -- colocando em foco o triângulo humanos-Vulcanos-Andorianos). Ficamos sim com uma grande e mal-acabada ZONA que une arbitrariamente as três histórias potencialmente interessantes, que não têm nada em comum a não ser envolver os Vulcanos, e joga no lixo o seu potencial.

A "Tropa de Choque" Vulcana (invadindo o tal galinheiro) foi uma das coisas mais bizarras que já foram vistas em Jornada. Mesmo tentando dar o máximo possível de latitude a dupla B&B nesta questão dos "Vulcanos do século 22" para ver onde eles vão chegar, fica difícil não temer que eles também não tenham a menor idéia de tal destino (e o ator que fez Sopek foi péssimo, como se tudo mundo já não soubesse).

Só espero que a tripulação tenha recuperado o Pod de T´Pol e Archer!

(Mayweather anda tão por baixo que foi Hoshi e não ele que se encarregou de enrolar Sopek em um dado momento do episódio. "Onde está Waldo?")

Entrevista da semana:

(Nossos enviados especiais, a dupla Nit&Picker, entrevistam os responsáveis por Enterprise, Rick Berman e Brannon Braga)

Nit&Picker: Alguns fãs ficaram insatisfeitos alegando que o episódio foi confuso e mal focado.
Berman: Definitivamente nenhum episódio de Jornada é autêntico sem ter um fã reclamando. 
Nit&Picker: Então episódios como "The Inner Light" e "The Visitor" não são típicos de Jornada em sua opinião. 
Berman: Os episódios que você citou estão entre as raras exceções que produzimos temporada a temporada.

Braga (interrompendo): No episódio de hoje tivemos a volta dos Andorianos, com a participação de Jeffrey Combs.
Nit&Picker: Alguns fãs acreditam que mesmo Combs não pode ir muito além do pífio material fornecido ao seu personagem.
Braga: O material foi adequado e a fala "não consigo dormir devendo um favor a um humano" foi ótima.
Nit&Picker: Mas a repetição de tal fala parece levar à conclusão de que de fato ele dorme mal há meses.
Braga: Sim, isto explica o alto nível de estresse dele.
Nit&Picker: Entendo... Alguns fãs têm curiosidade sobre a fisiologia dos Andorianos. Para que servem as antenas? Esta é uma pergunta recorrente desde os anos setenta, uma que valeria a pena ser respondida.
Braga: Isto é o tipo de coisa que não pode simplesmente aparecer, precisamos de um episódio que "necessite" de tal função.

(Berman limpa a garganta)

Berman: Nós tivemos um episódio bastante sensual esta noite.
Braga: Fizemos algo que não poderia ter sido feito em nenhuma das séries anteriores.
Nit&Picker: Poderiam falar mais sobre isto.
Berman: Imaginem "as cenas do cativeiro" com Kirk e Spock, elas nunca funcionariam, nem com Picard e Riker. Existe uma química entre Scott e Jolene que salta aos olhos. Que vende a cena de uma maneira única.
Braga: Imaginem em Voyager, Robert nunca demonstrou muito interesse pelo seu personagem, ele nunca poderia corresponder completamente em cena. Kate é sendo dúvida uma grande atriz, mas a cena também não funcionaria com os personagens de Voyager.
Nit&Picker: E DS9?
Braga: Não conheço. Você tem uma opinião Rick?
Berman: Acho que o máximo que nós fizemos lá foi um abraço entre Nana e Avery. Uma interação fria e distante, muito aquém do material de hoje à noite.

(A assessora de imprensa da Paramount acena para o final da entrevista)

Nit&Picker: Muito obrigado pelos esclarecimentos. Boa noite
Berman & Braga: O prazer foi todo nosso. Boa noite e fiquem ligados na afiliada da UPN da sua região para mais Enterprise.

Nit&Picker: Senhoras e senhores. Estas foram as últimas notícias sobre os rumos atuais do Franchise de Jornada nas Estrelas. Eu sou Nit e eu sou Picker. Tenham uma boa noite.

(Fim da entrevista.)

Recomendação: