Introdução

SALVADOR NOGUEIRA
Editor do Trek Brasilis

Entre altos e baixos, a franquia cinematográfica de Jornada nas Estrelas já está entre as três mais rentáveis da história. Com seis filmes com o elenco clássico, um de transição e três exclusivamente conduzidos pela tripulação de A Nova Geração, ninguém sabe qual será o próximo passo da série de filmes no cinema.

Diante de tamanha incerteza, é impossível tentar visualizar o fenômeno como um todo -- daí a inexistência, até agora, de uma seção que fala da série em perspectiva, como acontece nos outros guias de episódios do Trek Brasilis.

Para o conteúdo relativo aos filmes, tomamos por base as versões lançadas em DVD em edições duplas, iniciadas com "Jornada nas Estrelas: O Filme". Consideramos, para todos os efeitos, as reedições como as versões definitivas de cada um desses longa-metragens.

Como o conteúdo é totalmente pautado pelos DVDs, é impossível manter uma uniformidade absoluta entre o conteúdo relativo a cada um dos filmes. No conteúdo de cada filme, estarão publicados os tópicos eleitos pelo Trek Brasilis como os mais relevantes para aquela produção específica.

O objetivo deste guia é justamente servir como mapa para que o fã possa melhor "navegar" entre os filmes, refletindo sobre o que há de mais importante em cada um deles.