Uma Breve História de A Nova Geração 

Depois da tentativa frustrada de reavivar a franquia de Jornada nas Estrelas para TV ao final da década de 70 com o projeto Fase 2, e com a perda de comando sobre os filmes da série para o cinema, em 1986 Gene Roddenberry criou A Nova Geração, que foi ao ar nos EUA a partir de setembro de 1987 em syndication, ou seja, sem ser exclusividade de uma rede de televisão específica.

Com muitos conceitos reciclados da Fase 2 e de "Jornada nas Estrelas: O Filme", Gene trouxe a bordo alguns integrantes do staff da Série Clássica que eram de sua confiança, como Bob Justman e D.C. Fontana. Criou novos personagens como Picard, Data, La Forge, Bervely e Wesley Crusher, transformou o relacionamento que pretendia para Decker e Ilia na Fase 2 para Will Riker e Deanna Troi, transformou o Vulcano Xon (criado também para a segunda série nunca produzida com o elenco original) em Data, colocou uma mulher, Tasha Yar, como responsável pela segurança na nave e até trouxe um Klingon, outrora feroz inimigo da Federação, para a ponte da novíssima USS Enterprise NCC 1701-D.

Após uma primeira temporada fraca e com o segundo ano atrapalhado por uma greve de roteiristas em Hollywood, a série encontrou seu rumo a partir da terceira temporada, com novos escritores e deixando a velha guarda de lado. Clássicos como "Yesterday's Enterprise" e "The Best of Both Worlds" entraram no coração dos fãs que deixaram de ver a série como uma pífia tentativa de imitação da Série Clássica original. Enquanto isso Gene deixava o comando da série e Rick Berman assumiria o comando do rentável franchise. A quarta temporada trouxe uma enxurrada de bons roteiros e firmou o francês Picard como um capitão no mesmo nível de James Kirk, porém com uma metodologia diferenciada. Os personagens do elenco principal estavam tendo uma história de fundo, algo que não havia sido mostrado na série antecessora da década de 60. Depois de um quinto ano de enorme sucesso e um sexto também muito apreciado, em 1994, em sua sétima temporada e com 178 episódios produzidos, a saga da Nova Geração acabou nas telinhas e saltou para as telas de cinema com "Jornada nas Estrelas: Generations" e mais três filmes de cinema nos anos seguintes.

Deixando de herança episódios inesquecíveis, personagens recorrentes marcantes como Guinan, Reginald Barclay, Q, Gowron, Hugh e outros, a série abriu as portas para os novos segmentos de Jornada nas Estrelas ganharem seu espaço junto aos telespectadores. Como já havia dito Leonard Nimoy, que até interpretou Spock em um episódio da Nova Geração, "eles (Gene e os produtores) conseguiram colocar um raio em uma garrafa... novamente".

Elenco:

Patrick Stewart - Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes - William T. Riker
Brent Spiner - Data
Michael Dorn - Worf
Marina Sirtis - Deanna Troi
Gates McFadden - Beverly Crusher
LeVar Burton -
Geordi La Forge
Denise Crosby - Tasha Yar
Wil Wheaton - Wesley Crusher