A Nova Geração
Temporada 1

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

Extras:

Referências
culturais

MANCHETE DO EPISÓDIO
História não passa de uma desculpa
para trazer Q de volta à Enterprise

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 41590.5.

Intrigados com a tripulação da Enterprise após o ocorrido no episódio Encontro em Longínqua, Q e as outras entidades do Q-Continuum desejam estudar a espécie humana mais de perto.

Para esse fim, Q decide conceder um presente e escolhe Riker como o contemplado. Como resultado, o comandante passa a ter os mesmos poderes de Q e deve aprender a lidar com eles.

Tudo não passa de um jogo de sedução para convencer Riker a se tornar um membro do Q e ensinar a eles sobre a extraordinária vontade de aprender e explorar peculiar aos humanos.

Riker é quase convencido por Q, até que decide fazer "milagres" para seus amigos da Enterprise. Após ter suas dádivas recusadas por cada um dos tripulantes, o comandante percebe o tamanho de sua tolice: o poder não serve de nada se não há sabedoria para controlá-lo.

Q mais uma vez fracassa e é levado à força pelo Continuum para ser julgado por seus atos.

 

Comentários:

"Hide and Q" é mais um episódio com "moral da história". Dentre as lições está o caráter essencialmente bom do homem, sua vontade de aprender e sua inesgotável sede de conhecimento.

Além disso, ressalta-se o axioma "poder absoluto corrompe absolutamente", tantas vezes já trabalhado em Jornada nas Estrelas, a começar pelo segundo piloto da Série Clássica, "Where No Man Has Gone Before").

O moralismo atribuído ao episódio acaba atropelando o próprio realismo. A verossimilhança passa longe e traz à tona a total imaturidade dos personagens.

O guerreiro Worf renega seu lado Klingon, Geordi opta por permanecer cego etc. Tudo para mostrar a Q e à audiência o quão nobres e incorruptíveis são aqueles personagens. O problema é que essa demonstração cobra como preço esquecermos tudo que já havíamos aprendido sobre eles!

Mas quem se deu mal mesmo foi Riker, que caiu direitinho na conversa fiada de Q. Depois de um início promissor em "Encounter at Farpoint", o primeiro-oficial mostrou que ainda tem muito a aprender com seu capitão.

No fim das contas, "Hide and Q" é um episódio que não se justifica: trata-se de apenas uma desculpa para trazer Q de volta à série, juntamente com o pacote de velhas questões que ele já havia suscitado no piloto da série.

Em termos de produção, não há destaques positivos. O cenário do planeta de Q é ruim, assim como seus alienígenas imaginários. Até o efeito da barreira da entidade apelou para a reprise, sendo idêntico ao já visto em "Encounter at Farpoint"!

Em compensação, algumas citações de Shakespeare, recheadas nos diálogos entre Q e Picard, dão pano para manga (veja em Referências culturais).

 

Citações:

Q - "Oh, your species is always suffering and dying."
("Oh, sua espécie está sempre sofrendo e morrendo.")

Q - "Pity, you might have learned an interesting lesson, Macrohead... with a microbrain."
("Uma pena, você teria aprendido uma lição interessante, Macrocabeça... com microcérebro.")

Q - "Let us pray for understanding and for compassion."
("Vamos orar por entendimento e por compaixão.")
Picard - "Let us do no such damn thing!"
("Vamos fazer isso porcaria nenhuma!")

Trivia:

Este episódio foi escrito por Maurice Hurley, sob pseudônimo de C.J. Holland.

Na cena em que Q e Picard estão no gabinete do Capitão, pode-se ver o título do livro que Picard tanto aprecia, e que está exposto em seu gabinete: "The Globe Illustrated Shakespeare". Como sempre, o livro está aberto no Ato III, Cena 2 de "Sonhos de uma Noite de Verão".

Aqui um uniforme de gala de Almirante aparece pela primeira vez, antes de fazer sua estréia oficial no próximo episódio, "Too Short a Season".

Esta foi a segunda e última aparição de John de Lancie como Q nesta temporada. Ele voltaria apenas no episódio "Q Who", da 2ª temporada, onde apresenta os Borgs à tripulação da Enterprise. Q participou de pelo menos um episódio por temporada, com exceção da 5ª onde ele não apareceu em nenhum... o que foi compensado na sexta temporada, em que ele apareceu em dois episódios, "Tapestry" e "True-Q".

 

Ficha técnica:

História de C.J. Holland
Roteiro de C.J. Holland e Gene Roddenberry

Direção de Cliff Bole
Exibido em 23/11/1987
Produção: 011

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi
Wil Wheaton como Wesley Crusher
Denise Crosby como Natasha "Tasha" Yar

Elenco convidado:

John de Lancie como Q
Elaine Nalee como sobrevivente
William A. Wallace como Wesley com 25 anos

Episódio anterior   |   Próximo episódio