A Nova Geração
Temporada 1

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Episódio bobo mistura Primeira
Diretriz e "fonte da juventude"

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 41309.5.

A Enterprise responde a um chamado para mediar um incidente envolvendo reféns em Mordan IV, e o governador Karnas exige que as negociações sejam feitas pelo almirante Jameson, de 70 anos.

Descobre-se que o almirante já estivera naquele mundo 40 anos antes, negociando num outro incidente com reféns. Na época, Karnas havia sequestrado alguns membros da Federação e pedia armas em troca de sua libertação. A atuação de Jameson, dando armas a Karnas mas também a seus inimigos, provocou décadas de guerra civil no planeta.

Agora, Karnas, que também é responsável pelo novo sequestro, quer vingança. Entretanto, o destino pode ter-se adiantado a Karnas. Secretamente, Jameson vem tomando um elixir da juventude que rapidamente o está deixando cada vez mais jovem, embora os efeitos colaterais possam ser fatais.

O almirante tem que enfrentar Karnas e também sua própria mulher, que se sente traída, na medida em que, ficando jovem, ele se afastará dela. Ele organiza um grupo avançado na tentativa de resgatar os reféns, mas falha. Diante disso, ele decide se entregar a Karnas. No fim das contas, o almirante morre diante do governador, em razão da droga que estava tomando, pondo fim ao conflito.

 

Comentários:

Enquanto "Justice" questiona a validade da Primeira Diretriz, "Too Short a Season" mostra como as coisas podem dar errado quando não se joga pelas regras. Trata-se de uma demonstração prática sobre o porquê de a Frota Estelar prezar tanto o princípio de não-interferência sobre o desenvolvimento de outras civilizações menos avançadas.

O conflito é personificado pelo almirante Mark Jameson. Sua vontade de resolver a crise, sair vivo e glorificado quatro décadas atrás o fez "esquecer" a Primeira Diretriz e jogar um planeta em uma guerra civil de 40 anos.

Embora o tema seja até interessante, a verdade é que o episódio falha totalmente em desenvolvê-lo. Sua abordagem é, para dizer o mínimo, superficial, direta e óbvia.

Além dessa trama básica, o episódio também possui uma história no estilo "fonte da juventude", também personificada pelo almirante Jameson.

Um dos muitos problemas da história é a incapacidade de utilizar os personagens principais. Toda a tripulação da Enterprise não passa de coadjuvante no conflito pessoal e intransferível entre Karnas e Jameson!

No fim das contas, trata-se de um episódio bobo, sem ritmo, sem conclusões e sem consequências. Em suma, faltam motivos para que se possa apreciá-lo. Nem a maquiagem de Jameson durante sua conversão de velho decrépito a um jovem viril ficou boa.

 

Citações:

Picard - "The quest for youth, Number One, so futile. Age and wisdom have their graces too."
("A busca pela juventude, Imediato, tão futil. Idade e sabedoria também tem suas graças.")
Riker - "I wonder if one doesn't have to have age and wisdom to appreciate that, sir."
("Imagino se não é preciso ter idade e sabedoria para apreciá-las, senhor.")

Trivia:

Michael Pataki, que aqui interpreta o personagem Karnas, atuou no clássico episódio da série original "The Trouble with Tribbles", como o Klingon Korax, aquele que chama Scotty para a briga, na cena do bar.

Este episódio marca a primeira aparição de um almirante da Frota na série, e utilizando o uniforme padrão. Uniforme este que ainda seria mudado três vezes nas próximas temporadas.

Na parede atrás da mesa de Karnas, pode-se ver alguns modelos de feisers da Série Clássica e dos filmes de cinema.

 

Ficha técnica:

História de Michael Michaelian
Roteiro de Michael Michaelian & D.C. Fontana

Direção de Rob Bowman
Exibido em 08/02/1988
Produção: 012

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi
Wil Wheaton como Wesley Crusher
Denise Crosby como Natasha "Tasha" Yar

Elenco convidado:

Clayton Rohder como almirante Mark Jameson
Marsha Hunt como Anne Jameson
Michael Pataki como Karnas

Episódio anterior   |   Próximo episódio