A Nova Geração
Temporada 1

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

Extras:

Referências
culturais

MANCHETE DO EPISÓDIO
Episódio usa conceitos ingênuos, mas
mantém espírito humanista de Jornada

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 41365.9.

A Enterprise visita a Base Estelar 74 para fazer uma atualização nos computadores da nave --tarefa a ser cumprida pelos Binários, uma raça tão dependente dos computadores que precisa trabalhar aos pares e se comunicar diretamente em linguagem binária.

Enquanto os Binários trabalham, a maior parte da tripulação fica de folga. Riker vai ao holodeck e cria um típico bar de jazz de Nova Orleans, onde ele possa tocar saxofone. Lá, ele conhece a mulher holográfica Minuet, por quem se apaixona. Picard também vai ao holodeck e os três se entretêm numa conversa.

Mas sem o conhecimento de Riker ou de Picard, os Binários simulam uma quebra do escudo magnético e evacuam a nave. Uma vez sem os tripulantes --com exceção dos dois oficiais mais graduados-- a Enterprise é roubada e retirada da doca espacial, sendo levada ao planeta natal dos Binários.

Ao descobrir o embuste, Riker e Picard acionam o mecanismo de auto-destruição da nave, para que ela não caia em mãos hostis. Ao se transportarem para a ponte, descobrem que os Binários estão incapacitados --assim como todo o planeta.

Após investigar, a dupla descobre que os Binários haviam estocado informações nos bancos de memória da Enterprise com o objetivo de reiniciar o computador do planeta após a interferência causada por uma supernova. Eles transferem os dados da Enterprise de volta à máquina planetária, restabelecendo a saúde dos Binários.

 

Comentários:

"11001001" se sustenta com base em duas premissas: a primeira é a de que seres que passam a depender 100% das máquinas para sobreviver correm sérios riscos, já que sempre há a chance de um mau funcionamento. A segunda é a de que seres com raciocínio construído de forma binária são capazes apenas de reações extremas frente a situações: "sim" ou "não", correspondendo meramente a "1" ou "0".

A primeira das premissas é interessante e se mantém de acordo com o espírito humanista de Jornada nas Estrelas, adotado principalmente durante a Série Clássica: nenhuma máquina é capaz de superar o homem em termos de adaptabilidade, não importando sua velocidade e capacidade de memória superior.

Já a segunda é um tanto quanto ingênua e se mostra contraditória ao longo do próprio episódio. Se os Binários fossem de fato tão extremistas, a ponto de não conseguirem imaginar um meio-termo entre a Federação ter aceitado ou recusado ajudar seu planeta, não seriam capazes de elaborar o programa holográfico de Minuet --um dos mais "vivos" hologramas já criados, responsável pelo primeiro caso de "paixonite holográfica aguda" de Jornada, tendo como vítima o comandante Riker.

Além do mais, pensamentos complexos não são uma questão de ter algo mais que 1s e 0s. A quantidade de "uns" e "zeros" é que cria a complexidade.

Apesar disso, ainda assim há grande dose de adrenalina e aventura durante este episódio. Cenas como a que Data ordena a evacuação da nave ou a que Picard e Riker programam a nave para auto-destruição e depois se transportam para a ponte conseguem manter o telespectador suficientemente interessado.

Há também um pouco de tempo para desenvolver as interrelações entre os personagens, algo raro durante a primeira temporada. Crusher demonstra seu apego ao trabalho, Worf e Tasha prosseguem mostrando a intensificação de sua amizade, e Riker mostra que, apesar de sua simpatia e carisma, é na verdade um sujeito solitário.

Porém, nem tudo funcionou tão bem. Algumas cenas incomodam o telespectador pelo grau de ingenuidade --Riker deixando Wesley na ponte para vigiar os Binários é tão provinciano quanto alguém ficar em casa para tomar conta de um eletricista ou encanador chamado para executar um serviço. Não que isso seja desnecessário hoje em dia, mas no século 24 não parece que esse comportamento ainda tenha lugar para existir.

O episódio contém grandes tomadas de efeitos visuais --nada surpreendente, sabendo que as cenas foram parcialmente recicladas dos longa-metragens de Jornada. A doca espacial, por exemplo, é a mesma vista em "Jornada nas Estrelas III - À Procura de Spock". Basta reparar que ela orbita um planeta muito parecido com a Terra, com um satélite muito parecido com a Lua!

Aliás, a reciclagem dos filmes não ocorreu apenas no aspecto visual. A música do primeiro filme de Jornada, composta por Jerry Goldsmith, também dá o ar da graça --uma versão mais caprichada do tema utilizado na apresentação de A Nova Geração que é capaz de trazer um tom mais épico ao episódio.

No fim das contas, embora não seja um dos maiores (e poucos) sucessos da temporada, "11001001" se sustenta como um episódio que pode eventualmente deixar saudade em um fã mais nostálgico.

 

Citações:

Worf - "If winning is not important, then, Commander, why keep score?"
("Se vencer não é importante, então, comandante, por que contar os pontos?")

Trivia:

Este episódio permitiu pela primeira vez na série o ator Jonathan Frakes (Riker) mostrar seu talento no saxofone.

A personagem Minuet apareceria novamente no episódio "Future Imperfect", do quarto ano.

Os quatro binários foram interpretados por mulheres --dançarinas--, e suas vozes foram mecanicamente tratadas para ficarem mais graves.

Gene Dynarski, o Comandante Quinteros, atuou nos episódios da Série Clássica "Mudd's Women", como Ben Childress, e "The Mark of Gideon", como Krodak.

 

Ficha técnica:

Escrito por Maurice Hurley & Robert Lewin
Direção de Paul Lynch
Exibido em 01/02/1988
Produção: 016

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi
Wil Wheaton como Wesley Crusher
Denise Crosby como Natasha "Tasha" Yar

Elenco convidado:

Carolyn McCormick como Minuet
Gene Dynarski como comandante Quinteros
Katy Beyer como Zero Um
Alexandra Johnson como Um Zero
Iva Lane como Zero Zero
Kelli Ann McNally como Um Um
Jack Sheldon como pianista
Abdul Salaam el Razzac como baixista
Ron Brown como baterista

Episódio anterior   |   Próximo episódio