A Nova Geração
Temporada 1

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Roteiro aposta em continuidade ao fazer
menção a possível conspiração na Frota

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 41461.2.

A Enterprise vai a Relva VII para que Wesley Crusher realize os testes para ser admitido na Academia da Frota Estelar. Lá, a nave recebe a visita do almirante Gragory Quinn, um velho amigo de Picard. Ele leva com ele o tenente-comandante Remmick, um oficial chamado a realizar uma extensa investigação na Enterprise para investigar a competência de seu capitão.

Em meio à investigação, um jovem chamado Jake Kurland, decepcionado por não ter se qualificado para prestar o teste para entrada na Academia, rouba uma nave auxiliar a foge da Enteprise. A nave sofre uma pane e o rapaz começa a se desesperar, já que o veículo está indo, fora de controle, diretamente para a superfície de Relva. Picard consegue acalmá-lo e dar instruções para que ele consiga voltar à nave.

Após pesquisa exaustiva, Remmick relata a Quinn que ele não conseguiu encontrar nada de errado com a Enterprise ou seu capitão. O almirante então revela a Picard que a investigação era uma forma de ter certeza de que o capitão estava apto a assumir o posto de comandante da Academia da Frota Estelar, promovido à patente de almirante. Quinn conta ao capitão que teme por uma conspiração na Federação, e precisa se assegurar de que os oficiais em postos-chave sejam totalmente confiáveis.

Enquanto isso, Wesley acaba não conseguindo obter a única vaga em disputa para a Academia. Apesar de estar desapontado, o jovem é animado por Picard, que revela também não ter conseguido entrar na Academia em sua primeira tentativa. Ele conta que não aceitará a oferta de Quinn e continuará como capitão da Enterprise.

 

Comentários:

"Coming of Age" trabalha pela primeira vez com um importante conceito para séries de televisão: continuidade. Alinhando duas histórias paralelas, o episódio faz mais que desenrolar seu enredo --ele começa a "preparar o terreno" para uma história que viria mais tarde.

Levando isso em conta, podemos dizer que, embora não seja um dos grandes episódio da temporada, trata-se de um inteligente, do ponto de vista de produção. O desenrolar das suspeitas do almirante Quinn sobre uma conspiração na Federação só seriam esclarecidas e utilizadas devidamente no penúltimo episódio da temporada, que tem o sugestivo título "Conspiracy".

A história envolvendo Wesley Crusher em sua tentativa de conquistar uma vaga na Academia da Frota é quase tão chata quanto o filho de Beverly. Nessa linha do episódio praticamente nada se salva --exceto talvez pela visão do primeiro Benzite de Jornada nas Estrelas, o simpático Mordock.

De resto, não só os testes a que Wesley e seus colegas são submetidos como o famoso "psicoteste" parecem ser da mais absoluta estupidez. Um exemplo de como as coisas poderiam ter mais dinamismo pode ser encontrado no pequeno joguinho de perguntas e respostas com Spock em "Jornada nas Estrelas IV - A Volta Para Casa". Aquilo sim parecia um desafio.

A idéia do "psicoteste" pode até parecer interessante, principalmente na época em que o episódio foi produzido, quando o conceito de múltiplas inteligências (que pregava que o ser humano tinha várias inteligências, de diversas naturezas, como o espírito de liderança, a tranqüilidade e a capacidade diplomática, e não só o processamento lógico de informações) começava a emergir.

Entretanto, o "terror" associado a ele parece muito bobo --quase tão bobo quanto o comandante da Frota naquela base. A cena em que o pobre Mordock sai tremendo da sala é patética. E o teste de Wesley é o pior: não havia outra coisa que o garoto pudesse fazer. A única alternativa era salvar um e deixar o outro. Wesley não precisou ser nenhum gênio para passar por isso. Pura bobagem.

A outra história que se desenrola no episódio, com o tenente-comandante Remmick e o almirante Quinn, pode não ser mais rica em detalhes, mas é mais interessante. A total antipatia de Remmick e as reações da tripulação em defesa de Picard dão muito bem o tom "familiar" adquirido pela tripulação ao longo do tempo. Mais uma vez os personagens mostram o quanto podem ser expressivos, mesmo com pouco tempo de tela, quando se acerta o tom dos diálogos. A exceção é o pobre Wesley, isolado em outra história --que, apesar de ter tomado a maior parte do episódio, não acrescentou nada à já pobre psique do menino.

A sequência a bordo da Enterprise também vale como uma "revisão" de vários dos episódios vistos anteriormente, com menções a "Justice", "The Battle" e "Where No One Has Gone Before", para citar os principais exemplos. É a continuidade se manifestando mais uma vez, para a alegria dos fãs assíduos do seriado.

Em termos técnicos, o episódio é bem pobre. A cenografia da base onde Wesley realiza os testes é simplória (para não dizer pouco convincente) até dizer chega. A única maquiagem complicada é a de Mordock, e a única cena mais complicada de efeitos visuais é a da sequência do roubo da nave auxiliar. De resto, o popular feijão com arroz.

Tomado em uma perspectiva individual, "Coming of Age" não é grande coisa. Porém, se visto de forma panorâmica, ele passa a ser um marco na série, estabelecendo pela primeira vez laços de continuidade entre os episódios. Poder-se-ia chamar de um "arco" embrionário.

 

Citações:

Remmick - "You don't like me very much, do you?"
("Você não gosta muito de mim, gosta?")
Worf - "Is it... required, sir?"
("É... necessário, senhor?")

Beverly - "My personal feelings about captain Picard are irrelevant to this investigation, and none of your business."
("Meus sentimentos pessoais sobre o capitão Picard são irrelevantes para essa investigação, e não são da sua conta.")

Trivia:

Este episódio marca algumas estréias: aqui aparecem o primeiro vulcano a falar alguma coisa, a primeira aparição de uma nave auxiliar da Enterprise, e a primeira tentiva de fazer uma história com um tema que será continuado em um futuro episódio.

Há uma cena filmada, mas cortada na edição final, em que os amigos de Wesley em busca de uma vaga na Academia comemoram seu aniversário de 16 anos.

John Putch, que aqui interpreta o Benzite Mordock, também atuou como outro Benzite no episódio "A Matter of Honor".

Daniel Riordan, que fez o personagem Rondon, participou do episódio de Deep Space Nine "Progress", como um guarda Bajoriano.

 

Ficha técnica:

Escrito por Sandy Fries
Direção de Michael Vejar
Exibido em 14/03/1988
Produção: 019

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi
Wil Wheaton como Wesley Crusher
Denise Crosby como Natasha "Tasha" Yar

Elenco convidado:

Ward Costello como almirante Gregory Quinn
Robert Schenkkan como tenente-comandante Dexter Remmick
John Putch como Mordock
Robert Ito como oficial tático Chang
Stephen Gregory como Jake Kurland
Tasia Valenza como T'Shanik
Estee Chandler como Oliana Mirren 
Brendan McKane como técnico 1
Wyatt Knight como técnico 2
Daniel Rordan como Rondon

Episódio anterior   |   Próximo episódio