A Nova Geração
Temporada 1

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Episódio dá chance a Geordi de crescer
ao assumir tarefa de comandar a nave

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 41798.2.

A Enterprise visita o planeta Minos, para investigar o desaparecimeno da USS Drake. Ao chegar, a tripulação é contactada por uma mensagem pré-gravada de um vendedor de armamentos altamente avançados. Isso não é surpreendente, já que o povo de Minos era conhecido por ter vendido armas a outras civilizações durante as guerras Erselrope.

Um grupo avançado é enviado à superfície do planeta, onde Riker, Data e Yar são atacados por uma sonda. A tenente destrói a máquina, mas não antes de Riker ser preso em um campo de força. Com a captura de Riker, o capitão Picard decide por descer ao planeta, juntamente com a dra. Crusher, para investigar o problema. Ao fugir de um novo ataque, a dupla recém-chegada acaba por cair por um buraco em uma caverna subterrânea. Na queda, a doutora sofre sérios ferimentos.

Com o tempo, Data consegue libertar Riker, mas o grupo avançado não consegue localizar Picard e Beverly. Enquanto isso, a Enterprise é atacada por um inimigo camuflado, que La Forge tenta, sem sucesso, conter. Até que a nave desenvolva meios de se proteger, La Forge não tem chance de teleportar o grupo avançado de Minos.

Nesse meio tempo, Data consegue localizar a dupla perdida. A equipe descobre que os ataques estão vindo de um sistema de defesa controlado por computador que saiu do controle e destruiu a civilização que o criou. Felizmente, Picard é capaz de desligar o sistema em tempo de evitar qualquer baixa entre seus tripulantes.

Enquanto isso, La Forge consegue desenvolver um meio de localizar e destruir seu atacante, induzindo-o a entrar na atmosfera do planeta, o que o faz detectável em razão da perturbação causada pela reentrada. Após destruir o inimigo, o engenheiro traz de volta o grupo avançado e conduz a seção de engenharia até o reencontro com a seção disco, devolvendo o comando ao capitão Picard.

 

Comentários:

"The Arsenal of Freedom" é um episódio que consegue sobreviver à tendência da primeira temporada de histórias permeadas por uma "moral da história" --não porque o episódio não tenha essa característica, mas porque ele parece ter conseguido superar esse empecilho.

A mensagem do episódio é simples, para não dizer velha. O feitiço pode virar contra o feiticeiro. Naquele planeta, os sistemas de defesa se tornaram tão eficientes que destruíram seus criadores. História improvável, é verdade, mas que funciona enquanto metáfora da relação entre o homem e suas máquinas.

A trama que se desenrola na superfície do planeta não é lá grande coisa. Riker passa metade dela preso em uma redoma, após ter alguns diálogos sem sentido com uma projeção de seu ex-colega de Academia, o capitão Paul Rice. Data e Yar gastam o mesmo tempo tentando tirar o primeiro-oficial de sua clausura, enquanto Picard e Beverly Crusher aproveitam um pouco mais o tempo, ao serem obrigados a conversar enquanto estão presos em uma caverna.

Mas o brilho do episódio fica todo com Geordi La Forge. O então piloto é deixado no comando por Picard e acaba se vendo em uma situação delicada. A confrontação dele com o engenheiro-chefe Logan ajuda o personagem a se firmar perante a audiência.

A indecisa, mas precisa, atitude de La Forge ganha vida em uma boa atuação de LeVar Burton. A seqüência em que ele separa a nave e leva a seção de engenharia de volta a Minos, na tentativa de resgatar o grupo avançado, com a posterior tática para destruir a sonda que atacava a nave, foi o ponto alto do episódio.

Também é razoavelmente interessante, pela simplicidade, a solução da trama no planeta: simplesmente desligá-la. Uma versão cômica desse enredo pode ser vista na comédia "Corra que a Polícia Vem Aí 2 1/2", em que o tenente Frank Drebin (interpretado pelo impagável Leslie Nielsen) consegue desativar uma bomba atômica no último segundo da contagem, ao tropeçar no fio da tomada que a ligava à parede. Em "The Arsenal of Freedom", a versão não é tão hilariante, mas funciona enquanto boa solução da problemática do episódio.

A incoerência maior é o fato de a sonda espacial não sumir, como fazem suas correspondentes terrestres, quando da finalização do "teste". O erro é perdoável, entretanto, se lembrarmos que isso tiraria totalmente o brilho de Geordi. Por outro lado, não seria difícil corrigir tudo, com mera edição (colocando a ação de Geordi antes e o desligamento depois).

Em termos técnicos --tirando as tomadas do espaço, que mostram sua competência usual --o episódio é um fiasco. Um dos cenários de planeta mais mal-feitos de toda a série, relembrando o baixo orçamento da Série Clássica em plenos anos 60, e sondas totalmente falsas e sem criatividade (muito similares a um antigo modelo, também visto na série original) pavimentam as críticas mais relevantes.

No fim das contas, é inegável que o episódio guarda um certo appeal próprio. Mas não que ele resista a uma análise crítica um pouco mais sólida. Nem tanto ao céu, nem tanto à Terra.

 

Citações:

Troi - "What happened to all the people?"
("O que aconteceu a todas as pessoas?")
Worf - "War?"
("Guerra?")
Data - "Disease?"
("Doença?")
Geordi - "A dissatisfied customer?"
("Um cliente insatisfeito?")

Picard - "Mister La Forge, when I left this ship it was in one piece. I would appreciate you returning it to me in the same condition."
("Senhor La Forge, quando eu deixei esta nave ela estava em um pedaço. Eu apreciaria que o sr. a devolvesse nas mesmas condições.")

Trivia:

Este episódio foi originalmente concebido como uma história de amor entre Picard e a dra. Crusher, mas Gene Roddenberry mudou de idéia e optou por fazer uma história sobre moralidade.

Marco Rodriguez, que aqui interpreta o capitão Paul Rice, voltaria como um Cardassiano em "The Wounded", da quarta temporada.

A separação do disco da Enterprise, ocorrida neste episódio, só seria vista novamente no quarto ano da série.

A nave USS Drake é uma homenagem ao astrônomo Frank Drake, um dos pioneiros em projetos de busca de inteligência extraterrestre (SETI). Foi ele quem criou, no início dos anos 60, a famosa "equação de Drake", que estima quantas civilizações avançadas devem existir na Via Láctea.

 

Ficha técnica:

História de Maurice Hurley & Robert Lewin
Roteiro de Richard Manning & Robert Lewin
Direção de Les Landau

Exibido em 11/04/1988
Produção: 021

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi
Wil Wheaton como Wesley Crusher
Denise Crosby como Natasha "Tasha" Yar

Elenco convidado:

Vincent Schiavelli como O Vendedor
Marco Rodriguez como captain Paul Rice
Vyto Rugins como engenheiro-chefe Logan
Julia Nickson como tenente Lian T'Su
George De La Pena como tenente Solis

Episódio anterior   |   Próximo episódio