A Nova Geração
Temporada 1

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

Extras:

Referências
culturais

MANCHETE DO EPISÓDIO
Episódio traz a tona memórias de Picard
em conceito confuso de ficção científica

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 41697.9.

Em viagem a Sarona VIII para uma licença, a tripulação da Enterprise experimenta um estranho fenômeno em que um momento do tempo misteriosamente se repete. Logo depois, a nave recebe um sinal de socorro de Vandor IV, onde um cientista chamado Paul Manheim estava conduzindo experimentos sobre tempo não-linear.

Após resgatar Manheim e sua esposa, Jenice (que por acaso é um antigo amor do capitão Picard), a tripulação descobre que o experimento do cientista não só foi responsável pela distorção que eles sentiram, mas também abriu uma janela para uma nova dimensão. Como resultado da falha, todos os colegas do pesquisador morreram. Além disso, Manheim também está morrendo, já que sua neuroquímica foi danificada por ele ter flutuado entre duas dimensões.

Para salvar a vida do cientista e evitar que o experimento interrompido arrebente o tecido do espaço-tempo galáctico e confunda a percepção de todos acerca da realidade, Picard precisa criar um plano para vedar o buraco para a outra dimensão. Ele ordena que Data vá a Vandor IV para vedar a passagem. 

Usando o laboratório do cientista e sua capacidade de não sentir desorientação pelas distorções temporais, o andróide consegue depositar exatamente a quantidade de anti-matéria necessária para selar o buraco. O procedimento dá certo, e Manheim começa a se recuperar. Ele e Jenice decidem voltar ao laboratório, para que o cientista possa continuar seus estudos.

 

Comentários:

"We'll Always Have Paris" é uma das primeiras tentativas, tímida ainda, de aplicar os chamados "high-concepts" em Jornada nas Estrelas. Episódios desse tipo (que podem ser definidos como histórias em que o foco do enredo está em alguma manipulação das leis da física, química ou biologia que produz resultados inesperados e paradoxos) exigem um estudo do enredo extremamente bem feito, para evitar incongruências ao longo da execução.

Como um primeiro rascunho desse tipo de história, o episódio acaba deixando passar muitas dessas confusões. Se você parar para pensar sobre os efeitos do experimento de Manheim, verá que o primeiro "soluço", com Picard treinando esgrima com um tripulante, tem um efeito diferente do segundo "soluço", em que Picard, Riker e Data se encontram com sósias de outra linha temporal no turboelevador.

Enquanto na primeira situação, o tempo é simplesmente rebobinado, na segunda ele é efetivamente duplicado. A diferença é sutil, mas os resultados são diferentes. Se o segundo efeito fosse igual ao primeiro, não teríamos um encontro de sósias, mas sim Riker, Picard e Data simplesmente andando para trás e saindo de costas do elevador para novamente voltarem a entrar.

Podemos até dar um desconto, pela intenção dos roteiristas de tentar criar na audiência exatamente a sensação de desorientação mencionada no episódio e pelo fato de a cena ser muito mais interessante do jeito que foi construída, mas o fato é que há um conflito inerente.

Isso sem falar na premissa como um todo, muito pouco clara para que possamos acreditar nela. Ao contrário de outras tramas do primeiro ano, "We'll Always Have Paris" não teve o suporte pseudo-científico suficiente para esclarecer o que está acontecendo afinal de contas.

Deixando de lado o foco "high-concept", o episódio apresenta um estudo interessante (e pouco comum na primeira temporada) da interação entre os personagens --principalmente para a dupla Jean-Luc Picard e Beverly Crusher.

É bastante interessante e enriquecedor conhecer esse episódio amoroso da vida do capitão, vivido com Jenice. O que ninguém poderia esperar é que um antigo cacho de Jean-Luc fosse uma integrante do grupo "The Mamas and the Papas" (Michelle Phillips foi uma das vocalistas da banda).

O lado bom disso é ver o interesse de personalidades em fazer participações especiais em Jornada nas Estrelas --tendência se manifestaria com mais força ao longo das próximas temporadas em A Nova Geração. O lado ruim é constatar como Michelle atua mal, estragando um papel interessante.

Em compensação, ela serve muito bem para que Beverly Crusher mostre a que veio na Enterprise. O ciúmes da doutora é bem retratado por Gates McFadden, em uma rara oportunidade de desenvolver mais a tensão amorosa que existe entre sua personagem e o capitão Picard.

Deanna Troi, fazendo o meio-campo entre os dois, continua sendo uma péssima psicóloga --ela não hesita em colocar o dedão na ferida dos outros, sem a menor cerimônia. Bem feito para ela, que vive levando dispensadas de Picard quando se oferece para ajudar. Felizmente, os roteiristas acabariam acertando o tom da conselheira nas próximas temporadas. Por ora, ela continua tão chata quanto em segmentos que lhe deram maior atenção, como "Haven" ou "Skin of Evil".

Os efeitos visuais são bastante interessantes, principalmente a cena final com os três Datas, a em que há dois Picards, Datas e Rikers na entradda do turboelevador e as tomadas espaciais da estrela binária, do planetóide em órbita e, claro, da Enterprise.

 

Citações:

Riker - "This is where we started, if we are us."
("Isso foi onde começamos, se nós somos nós.")
Data - "Oh, we are us, sir, but they are also us. So indeed, we are both us."
("Oh, nós somos nós, senhor, mas eles também são nós. De fato, ambos somos nós.")

Trivia:

O cenário de Paris no século 24 visto no holodeck era uma pintura, que foi reutilizada no filme Jornada nas Estrelas VI.

O menu que aparece com o personagem Edouard contém os seguintes pratos: Croissants D'ilithium, Targ Klingon à la Mode e Tribbles dans les Blankettes.

Michelle Phillips (Jenice Manheim), é uma fã da Série Clássica, e foi integrante dos "The Mamas and the Papas", conjunto musical da década de 60.

Lance Spellerberg (alferes Herbert) voltaria no episódio do segundo ano "The Icarus Factor", fazendo o mesmo personagem.

 

Ficha técnica:

Escrito por Deborah Dean Davis & Hannah Louise Shearer
Direção de Robert Becker

Exibido em 02/05/1988
Produção: 024

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi
Wil Wheaton como Wesley Crusher

Elenco convidado:

Michelle Phillips como Jenice Manheim
Rod Loomis como dr. Paul Manheim
Lance Spellerberg como chefe de transporte Herbert
Isabel Lorca como Gabrielle
Dan Kern como tenente Dean
Jean-Paul Vignon como Edouard
Kelly Ashmore como Francine

Episódio anterior   |   Próximo episódio