A Nova Geração
Temporada 4

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

Extras:

Referências
culturais

MANCHETE DO EPISÓDIO
Continuação de clichê do irmão malvado
estabelece 'arco' para o andróide Data

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 44085.7.

Uma brincadeira de mau gosto de um garoto deixa seu irmão seriamente ferido. Enquanto a Enterprise segue para a base estelar mais próxima para tentar salvá-lo, Data inexplicavemente apresenta um mau funcionamento, que o faz se isolar na ponte de comando e mudar a rota da nave, levando-a a um planeta.

Chegando ao seu destino, é descoberto que Data estava agindo seguindo um sinal enviado por seu recluso criador, Dr. Noonien Soong. O ciberneticista explica que trouxe Data para seu lar para dar-lhe um chip de emoções. Porém o andróide e o Dr. Soong são surpreendidos pela chegada de Lore, o irmão "malvado" de Data, que estava vagando pelo espaço há anos e foi atraído ao planeta pelo mesmo sinal que trouxe Data.

Lore consegue enganar Soong e fazer com que o cientista instale nele o chip de emoções. Logo após ganhar o chip, Lore ataca Soong e foge.

A Enterprise consegue enviar um grupo avançado ao planeta para resgatar Data, mas é tarde demais para pegar Lore ou salvar o dr. Soong.

 

Comentários:

"Brothers" traz de volta um dos clichês mais conhecidos da história da dramaturgia: o irmão bonzinho encontra seu gêmeo, mau e inescrupuloso. Mas não é isso que faz do episódio ruim. Muito pelo contrário, há grandes qualidades neste episódio que transforma "Datalore", do primeiro ano da série, no primeiro capítulo de um arco muito maior envolvendo Data e seu irmão.

Brent Spiner sobra nesse episódio, tanto pela qualidade de suas interpretações quanto pelo número de personagens interpretados, no caso três, bastante diferentes entre si. É uma boa chance para que o ator mostre sua capacidade e ele não decepciona.

Lore continua tão carismático quanto sempre, e ganha a simpatia da audiência, sendo exposto como o irmão mais velho esquecido e negligenciado com sérios problemas psicológicos. Quebra-se, portanto, aquela aura de pura maldade que havia sido deixada sobre o personagem. Não que ele se mostre bom, longe disso. Mas agora é possível entender um pouco da psique do personagem e as raízes de seu comportamento violento.

E Spiner também consegue interpretar um convincente dr. Noonien Soong, o ciberneticista criador dos dois andróides. Sua aparição é muito importante para criar entre os três o elo familiar. E percebe-se claramente o carinho do criador para com seus andróides, inclusive por Lore.

Aprendemos neste episódio que Data não é uma versão "imperfeita" de Lore, mas justamente o contrário. Lore havia sido desmontado por apresentar emoções altamente instáveis. E as coisas estão prestes a ficar piores, após o andróide roubar o chip de emoções criado para Data.

Pela forma que o episódio é conduzido, fica muito claro que voltaríamos a ver Lore e o chip de emoções. Para ficar mais evidente, só colocando um "To be continued..." no final. Lore voltará em "Descent", o episódio duplo que fechou o sexto ano da série e deu início à última temporada. Já a questão do chip será resolvida no filme "Generations".

O episódio, o melhor já produzido retratando a relação entre Data e Lore, foi escrito por ninguém menos que Rick Berman, o escolhido de Gene Roddenberry para ser seu sucessor no comando de Jornada nas Estrelas. Embora não costume escrever episódios, em "Brothers" Berman prova que não é por falta de capacidade.

Um roteiro bem amarrado, uma história consistente com o que havia sido visto antes na série e um bom retrato da família Lore-Data-Soong fazem desse episódio um sucesso. E para Data especialmente, o episódio faz o papel exercido por "Sins of the Father" para Worf: estabelece um arco para o personagem, que voltaria a ser abordado de tempos em tempos.

 

Citações:

Data - "One Seven Three Four Six Seven Three Two One Four Seven Six Charlie Three Two Seven Eight Nine Seven Seven Seven Six Four Three Tango Seven Three Two Victor Seven Three One One Seven Eight Eight Eight Seven Three Two Four Seven Six Seven Eight Nine Seven Six Four Three Seven Six LOCK."
("Um Sete Três Quatro Seis Sete Três Dois Um Quatro Sete Seis Charlie Três Dois Sete Oito Nove Sete Sete Sete Seis Quatro Três Tango Sete Três Dois Victor Sete Três Um Um Sete Oito Oito Oito Sete Três Dois Quatro Sete Seis Sete Oito Nove Sete Seis Quatro Três Sete Seis TRAVAR.")

Data - "You know that I cannot grieve for you, sir."
("Você sabe que eu não posso lamentar por você, senhor.")
Soong - "You will... in your own way."
("Você irá... a seu próprio modo.")

Beverly - "They're brothers, Data. Brothers forgive."
("Eles são irmãos, Data. Irmãos perdoam.")

Trivia:

Neste episódio, Brent Spiner interpreta três personagens, Data, Lore e o Dr. Soong. Não foi a primeira vez que fez uma atuação múltipla em um episódio da Nova Geração. Em "Datalore", ele interpretou Data e Lore, assim como em "Descent". Mas foi em "A Fistful of Datas", do 6º ano, que Brent atingiu o ápice da multiplicidade. Interpretou nada menos que sete personagens!

Quando Lore diz que estava com os Pakleds, ele não está mentindo! Nesse episódio ele estava usando uma genuína vestimenta dos Pakleds, como visto no episódio "Samaritan Snare", do segundo ano.

Nesse episódio, Data assobia a mesma música que estava tentando assobiar no episódio-piloto "Encounter at Fairpoint": "Pop Goes the Weasel".

Dr. Soong cita a "entidade cristalina". Essa forma de vida foi vista em "Datalore", do 1º ano, e em "Silicon Avatar", episódio do 5º ano.

O veterano ator Keye Luke, que participou do episódio da Série Clássica "Whom Gods Destroy", foi considerado para fazer o papel do Dr. Soong. Porém Brent Spiner acabou assumindo (mais) esse papel.

 

Ficha técnica:

Escrito por Rick Berman
Direção de Robert Bowman
Exibido em 8/10/1990
Produção: 077

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi
Wil Wheaton como Wesley Crusher

Elenco convidado:

Brent Spiner como Dr. Noonien Soong e Lore
Colm Meaney como Miles Edward O'Brien
Cory Danziger como Jake Potts
Adam Ryen como Willie Potts
James Lashly como alferes Kopf

Episódio anterior   |   Próximo episódio