A Nova Geração
Temporada 4

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
História relembra Tasha Yar através de
sua irmã e põe em pauta a lealdade

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 44215.2.

A tripulação da Enterprise responde a um pedido de socorro de um cargueiro da Federação avariado que está orbitando o planeta Turkana IV, local de nascimento da falecida tenente Tasha Yar.

O cargueiro explode, mas Data descobre um casulo de fuga que vai em direção ao planeta. Picard despacha um grupo avançado para salvar os membros da tripulação acidentada.

Ao alcançar a superfície do planeta, Riker e sua equipe encontram Hayne, líder da Coalisão - um das duas facções de guerrilheiros do planeta (a outra é a "Aliança"). Quando Data revela que um tripulante anterior da Enterprise nasceu em Turkana IV, Hayne oferece ajudar na procura dos acidentados com ajuda de um dos camaradas dele, Ishara Yar --a irmã de Tasha.

Ishara conquista facilmente a tripulação da Enterprise e, sob o pretexto de ajudá-los, consegue ajuda para se infiltrar no coração da base da Aliança. De lá ela tenta desarmar as defesas inimigas de sua facção, mas é impedida por Data e Riker.

No fim, apesar de Ishara ter atacado oficiais da Frota, Picard permite que ela volte para seu povo, sem ir a julgamento.

 

Comentários:

"Legacy" é mais um episódio que traz elementos apresentados durante a primeira temporada da série. Mas neste caso não há o retorno efetivo de um personagem, mas apenas uma fantasmagórica presença em torno de outra pessoa. Ter Ishara Yar na Enterprise torna obrigatório nos lembrarmos de Tasha, a oficial de segurança da nave durante o primeiro ano da série.

Se a personagem interpretada por Denise Crosby não deixa muitas saudades entre os fãs, o mesmo não se pode dizer entre os tripulantes da Enterprise. Mais do que nunca, vemos o quanto Tasha faz falta a Worf, Picard e, especialmente, Data.

E o andróide é a ponte ideal para que a história se desenvolva. A "esperteza" de Ishara para conquistar a simpatia e a confiança da tripulação sobe exponencialmente em Data, que além de já ver as coisas sob uma perspectiva ingênua, guarda mais do que todos um afeto (embora ele se diga incapaz de sentimentos) por Tasha.

O episódio trabalha sobre o famoso axioma "diga-me com quem andas e eu te direi quem és". Ishara, mostrando ao longo do episódio uma raiva contida por sua irmã --a quem chamou até de covarde--, dificilmente mudaria tão rapidamente de idéia.

Tendo como colegas os líderes da "Coalisão", ela provavelmente estaria já muito envolvida com a causa para poder se desligar dela. Infelizmente, Data não sabe que o conceito "diga-me quem é sua irmã e eu te direi quem és" não passa de balela. "Legacy" acerta ao mostrar que, embora seja essa uma premissa falsa, em geral é inevitável pensar dessa maneira. Principalmente quando se trata de um parente de uma pessoa querida e perdida. A saudade e a empatia falam mais alto que a razão.

É interessante também o diálogo final entre Data e Riker, que define muito bem a questão da confiança. Confiar é sempre importante, mas igualmente arriscado.

Durante essa história, vemos como o elemento sutileza contribui para um bom segmento de Jornada nas Estrelas. Durante as primeiras temporadas, Gene Roddenberry queria enfiar goela abaixo do telespectador uma porção de "morais da história" e coisas do tipo, em detrimento do enredo.

Agora, sob a batuta de Michael Piller e Rick Berman, vemos como é muito mais interessante escrever o roteiro priorizando o enredo e deixar a "moral da história" por conta do telespectador. Ele é capaz de tirar as conclusões sozinho.

A idéia é usar um conceito abstrato como tema, mas não deixá-lo que fique atrapalhando na hora de desenvolver uma boa história. Em "Legacy", vemos como essa sintonia fina manteve o espiríto de Gene, mas soube aprimorar o jeito de contar a história. Jornada ficou mais divertida e consistente, mas não menos profunda.

Tecnicamente, merecem destaque as tomadas em que a câmera acompanha os movimentos do grupo avançado e de Ishara Yar pelos corredores da base da Aliança. Além de contribuir para o andamento do episódio, têm interessante valor estético.

 

Citações:

Ishara - "I don't want to kill you, Data... but I will."
("Eu não quero matá-lo, Data... mas eu vou.")

Trivia:

A nave estelar USS Potemkin, a última a ter contato com Turkana IV antes da chegada da Enterprise, foi uma das naves que Riker, então como tenente, serviu antes de ser o primeiro oficial de Picard.

Para economizar verba, o produtor de design da série, Richard James, utilizou cenários do interior do cubo Borg para construir o complexo subterrâneo de Turkana IV.

Esse é o episódio de número 80 da Nova Geração, assim superando a Série Clássica, que teve 79 episódios. Porém, se considerarmos que a Clássica teve um episódio duplo, "The Menagerie", o próximo episódio ("Reunion") é que seria o responsável pela quebra da marca. Alheios a tudo isso, ao final das filmagens de "Legacy", o elenco e equipe da Nova Geração fizeram uma festa comemorativa.

Há algumas piadas internas que fazem referência à quebra do recorde. Picard, por exemplo, diz que a Enterprise acabou de descartar uma missão arqueológica em Camus II. O último episódio da Série Clássica, "Turnabout Intruder", se passa justamente em Camus II. A nave Potemkin também havia sido mencionada no episódio final da série original. As piadas foram uma idéia de Jonathan Frakes, RIck Berman e o coordenador de roteiros Eric Stillwell.

 

Ficha técnica:

Escrito por Joe Menosky
Direção de Robert Scheerer
Exibido em 29/10/1990
Produção: 080

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi
Wil Wheaton como Wesley Crusher

Elenco convidado:

Beth Toussaint como Ishara Yar
Don Mirault como Hayne
Colm Meaney como O'Brien
Vladimir Velasco como Tan Tsu
Christopher Michael como o tenente da Coalisão

Episódio anterior   |   Próximo episódio