A Nova Geração
Temporada 5

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Sensacional trama política cria pano
de fundo para Deep Space Nine

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 45076.3.

Após um ataque terrorista a uma colônia da Federação em Solarion IV, a Enterprise recebe uma mensagem de um homem que se diz representante dos Bajorianos --uma raça que está lutando há 40 anos para recuperar seu planeta do domínio Cardassiano. O homem assume a responsabilidade pelo ataque terrorista. 

Picard então contata o almirante Kennelly para discutir as medidas a serem tomadas com relação ao ataque. O almirante ordena Picard a encontrar Orta, o líder dos Bajorianos, e oferecê-lo anistia, em troca do fim das hostilidades com os Cardassianos, enquanto a Federação tentaria negociar, por vias legais, a libertação de Bajor. 

Para a surpresa do capitão, Kennelly também envia uma nova oficial para a Enterprise --a alferes Ro Laren, uma Bajoriana-- para ajudar Picard na delicada missão. Nem o capitão, nem a tripulação se sentem à vontade com Ro, uma oficial rebelde que Kennelly tirou da prisão para atuar nesta missão. 

Com a ajuda de Ro, Picard se encontra com Keeve, um membro do movimento de resistência Bajoriano, que revela ao capitão o paradeiro de Orta, um esconderijo subterrâneo em uma lua. Mas antes que eles possam ir ao encontro do líder rebelde, eles descobrem que Ro misteriosamente deixou a nave, teleportando-se para a lua. 

Seguindo seu destino, Picard e um grupo avançado são capturados pelos rebeldes. Após encontrar Orta, a tripulação se choca ao encontrar Ro junto dele, embora ela diga que desceu apenas para ajudar com as negociações. Embora Picard esteja furioso com Ro por ter deixado a nave sem permissão, ele fica surpreso quando Orta anuncia que os Bajorianos não atacaram Solarion IV. Orta também dá a entender que Picard está sendo manipulado por alguém querendo eliminar a resistência Bajoriana. 

Ao retornar à Enterprise, Ro confessa a Picard que o almirante Kennelly a estava usando como parte de um plano para oferecer armas aos Bajorianos em troca do fim das atividades terroristas contra a Federação. Em troca, Kennelly prometia manter Ro fora da prisão, onde ela tem estado após uma condenação em corte-marcial. 

Convencidos de que a Enterprise está sendo o instrumento de uma conspiração, Picard e Ro elaboram um plano para desmanchá-la. O capitão informa Kennelly de que a nave irá escoltar dois veículos Bajorianos, com Orta e seu povo, para seu acampamento. Duas naves Cardassianas aparecem durante a missão, ameaçando destruir as naves, exigem a retirada da Enterprise em uma hora. 

Picard então confronta Kennelly, acusando o almirante de ter usado a Enterprise para entregar Orta e seus colegas terroristas aos Cardassianos. O almirante ordena que a Enterprise abandone as naves Bajorianas, o que Picard faz. Quando os Cardassianos destroem os dois transportes, Picard revela a Kennelly que as naves estavam vazias, a pedido de Picard. Ele revela ao almirante que os ataques terroristas em Solarion IV foram conduzidos pelos Cardassianos, que então atribuíram a culpa a Bajor para que alguém dentro da Frota Estelar estivesse disposto a ajudar na captura de Orta e seus comandados. 

Após parabenizar Ro pela missão bem-sucedida, Picard convida a oficial a continuar servindo na Enterprise. Após um momento de dúvida, ela concorda.

 

Comentários:

"Ensign Ro" consegue, em apenas 46 minutos, não só cumprir seu objetivo --criar um pano de fundo sobre Bajor e Cardássia para Deep Space Nine, então em estágio de criação-- como também elaborar uma incrível trama política envolvente ligando a Federação, os Cardassianos e os recém-apresentados Bajorianos.

O episódio serve para provar o quão simples é desenvolver um personagem, quando o roteirista já o conhece profundamente. A alferes Ro aparece com uma presença incrível em cena desde o primeiro instante, não deixando dúvidas de que seria um dos personagens recorrentes mais interessantes da história de A Nova Geração. O mérito precisa ser dividido meio a meio entre Michael Piller, o roteirista e co-criador da história do episódio (e de Deep Space Nine), e Michelle Forbes, a atriz que dá vida à personagem.

O equilíbrio entre a atenção dada à trama e ao desenvolvimento dos personagens é perfeita, permitindo que o episódio seja duplamente brilhante. É impossível dizer que a história sufocou os personagens, ou que os diálogos bem polidos prejudicaram o andamento de um enredo mais sofisticado. Está tudo ali, na medida certa.

Provas de que os personagens não foram esquecidos são evidentes. Aprendemos muito sobre a moralidade de Picard, seu estilo de comando e seu caráter para com novos oficiais. É incrível ver como o capitão vai de um extremo a outro com relação ao que pensa da alferes, sem em nenhum momento ferir sua caracterização. A ponte para que tudo isso aconteça é Guinan.

Aliás, parece que os roteiristas são dotados de um brilhantismo fora do comum toda vez que decidem escrever diálogo para Guinan. Não que a sempre fantástica atuação de Whoopi Goldberg não ajude muito a tornar a personagem interessante, mas a forma como Guinan é capaz de desarmar e antecipar as reações das pessoas com quem ela conversa é simplesmente incrível.

Já funcionou maravilhosamente com outros personagens, como Geordi ("Booby Trap"), Worf ("Redemption"), Picard ("The Measure of a Man") e Riker ("The Best of Both Worlds, Part II"). Desta vez, com Ro Laren, não é diferente. Além de engraçados, os diálogos são extremamente pertinentes, cumprindo duplo papel: conduzindo a história (aproximando Picard e Ro) e revelando a natureza mais íntima da Bajoriana.

Ro foi, além de uma excelente recorrente de A Nova Geração, o protótipo para a criação da major Kira Nerys, de Deep Space Nine. A ligação é tão óbvia que até o penteado de Kira no piloto da série ("Emissary") era igual ao da alferes.

A história também começa a pintar os Cardassianos como vilões maravilhosos, que combinam a astúcia dos Romulanos com a natureza violenta dos Klingons. Não é à toa que eles renderam adversários tão formidáveis em Deep Space Nine --tudo foi planejado (em certa medida) de antemão, desde esse episódio.

A respeito do enredo, vale também observar, como nota de rodapé, que a Frota Estelar refletida pela Nova Geração, pelos filmes de cinema e pelas séries subseqüentes já não é a mesma de outros tempos. Encontramos mais uma vez um almirante cujo caráter está longe de ser louvável. A desculpa de sempre é a ingenuidade, mas é difícil aceitar que um oficial chegue ao almirantado sem qualquer malícia a respeito das grandes engrenagens que movem a política interplanetária.

Do ponto de vista da produção, a maquiagem se destaca, com o belo serviço feito no rosto deformado de Orta e os narizes Bajorianos ligeiramente mais trabalhados do que os vistos em Deep Space Nine. Os efeitos visuais envolvendo a Enterprise e as naves Cardassianas oferecem a qualidade habitual que sempre marcou A Nova Geração.

 

Citações:

Guinan - "Am I disturbing you?"
("Estou incomodando?")
Ro - "Yes."
("Está.")
Guinan - "Good, you look like someone who likes to be disturbed."
("Bom, você parece alguém que gosta de ser incomodada.")
Ro - "I rather be alone."
("Eu prefiro ficar sozinha.")
Guinan - "Oh, no, you wouldn't."
("Oh, não, você não prefere.")
Ro - "I beg your pardon?"
("Como é que é?")
Guinan - "If you wanted to be alone you would've stayed in your quarters."
("Se você quisesse ficar sozinha teria fica em seu alojamento.")

Ro - "You are not like any bartender I met before."
("Você não é como qualquer bartender que eu tenha conhecido antes.")
Guinan - "And you're not like any Starfleet officer I met before. But that sounds like the beginning of a... very interesting friendship."
("E você não é como qualquer oficial da Frota que eu tenha conhecido antes. Mas isso parece com o começo de uma... amizade bem interessante.")
Ro - "I don't stay anywhere long enough to make friends."
("Eu não fico em nenhum lugar por tempo suficiente para fazer amigos.")
Guinan - "Too late. You just did. Excuse me."
("Tarde demais. Você acabou de fazê-lo. Com licença.")

Trivia:

Neste episódio temos a primeira aparição de Bajor e de seu povo.

Les Landau, o diretor deste episódio, voltaria a dirigir um episódio da Nova Geração em cinco semanas. Trata-se de "Unification, Part I", que conta com a presença de Spock (Leonard Nimoy) e Sarek (Mark Lenard).

Michelle Forbes, que interpreta a alferes Ro, já havia aparecido na Nova Geração como Dara, no episódio "Half a Life".

Este episódio consta da relação dos 25 melhores da Nova Geração, publicada pela revista Starlog.

Aqui descobrimos que Bajor foi ocupada pelos Cardassianos há pelo menos 40 anos, que Ro serviu na USS Wellington ("11001001"), e que as naves de guerra Cardassianas são da classe Galor.

Presença de Whoopi Goldberg como Guinan. Whoopi retornará apenas no episódio 122, "Imaginary Friend"

Aqui vai a lista dos episódios da Nova Geração em que Ro Laren aparece:

5ª Temporada
103. Ensign Ro
105. Disaster
114. Conundrum
115. Power Play
118. Cause and Effect
124. The Next Phase

6ª Temporada
133. Rascals

7ª Temporada
176. Preemptive Strike

 

Ficha técnica:

História de Rick Berman e Michael Piller
Roteiro de Michael Piller
Direção de Les Landau

Exibido em 07/10/1991
Produção: 103

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Michelle Forbes como Ro Laren
Ken Thorley como Mot
Cliff Potts como almirante Kennelly
Jeffrey Hayenga como Orta
Frank Collison como Dolak
Scott Marlowe como Keeve Falor
Harley Venton como Collins
Whoopi Goldberg como Guinan
Majel Barrett-Roddenberry como a voz do computador

Episódio anterior   |   Próximo episódio