A Nova Geração
Temporada 5

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
História simplista mostra a tripulação
vulnerável ao mundo das drogas

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 45208.2.

Durante uma licença em Risa, uma "amiga" de Riker, chamada Etana, dá a ele um interessante presente. É um pequeno jogo que estimula diretamente o cérebro, dando uma sensação de prazer quando ele atinge seu objetivo. Ansioso por dividir sua descoberta, Riker passa o jogo para Troi logo que ele retorna à Enterprise.

Enquanto isso, a tripulação prepara uma agradável recepção surpresa a Wesley Crusher, que está em férias da Academia da Frota Estelar. Troi passa o jogo a Beverly, e Wesley conhece uma jovem alferes chamada Robin Lefler. Ele e a jovem sentem uma atração imediata um pelo outro. Em pouco tempo os dois já estão combinando jantar juntos.

Beverly chama Data à enfermaria para ajudar com um problema, mas quando o andróide chega lá, Beverly, Riker e Troi o atacam sorrateiramente, desativando-o. Então a médica chama Picard e Geordi à enfermaria, pedindo ajuda com Data. Quando a dupla chega, todos mentem sobre o ocorrido, dizendo que o andróide simplesmente sofreu um colapso. Picard deixa Data nas mãos do grupo, e Riker convence Geordi a deixar Data aos cuidados da doutora. Nesse momento, ele aproveita a deixa para introduzir o engenheiro ao jogo.

Wesley então vai ao encontro de sua mãe e a descobre entretida com o jogo. Ela o convida para jogar, e quando ele recusa, ela se torna mais insistente. Wes e Robin falam sobre isso durante o jantar, e Robin conta a ele que a popularidade do jogo está aumentando. A dupla decide descobrir o que está havendo conectando o jogo a um computador. Após desmontar o equipamento, eles descobre que o jogo causa alterações químicas no cérebro que fazem com que o jogador torne-se fisiologicamente dependente e interrompa processos de raciocínios complexos. Wesley corre para contar sua descoberta ao capitão, sem saber que Picard já era uma das vítimas do jogo.

Wes e Robin logo percebem que o defeito de Data coincide com a chegada do jogo à nave. Eles examinam o andróide e descobrem que ele foi danificado, e que as únicas pessoas a bordo com conhecimento para fazer tal dano seria Geordi ou Beverly. Passam então a tentar consertá-lo. Uma vez que o andróide seria o único tripulante imune aos efeitos do jogo, eles começam a imaginar se Data teria sido desativado por alguma razão, e se o jogo teria outra função além de entreter. Horrorizados, eles percebem que podem ser as únicas pessoas a bordo que ainda não são dependentes do aparato. Eles decidem fingir jogar o jogo para iludir o resto da tripulação. 

De volta à ponte, Picard e sua tripulação conhecem Etana, a alienígena que deu o jogo a Riker. Ela os instrui a distribuir o jogo para outra nave, e a tripulação logo concorda com seu plano de tomar a Federação. Logo depois, Wesley mal consegue escapar quando Riker e Worf tentam forçá-lo a jogar o jogo. Ele começa a se esconder pela nave, mas Robin não tem tanta sorte. Após ser forçada a jogar, ela ajuda o resto da tripulação a localizar Wesley. Logo que eles conseguem obrigar o rapaz a jogar, Data aparece e cria um meio de reverter os efeitos do jogo na tripulação. Com a Enterprise fora de perigo, Wesley dá adeus a seus amigos e retorna à Academia.

 

Comentários:

"The Game" é definitivamente um episódio que não funciona. Uma tentativa muito mais refinada sobre o mesmo tema foi executada em "The Mind's Eye", da temporada anterior. Lá as possibilidades de controle da mente foram trabalhadas de forma muito mais inteligente, assim como os mandantes do esquema e seus objetivos. Este episódio mais parece uma paródia do outro, em vez de uma variação do mesmo tema.

Wesley Crusher é trazido mais uma vez a bordo para reprisar a mesma atitude que teve enquanto foi um dos regulares a bordo da Enterprise. Sua função aqui é, essencialmente, ser o menino-prodígio de sempre e salvar o dia. Como reproduzir o padrão só poderia equivaler a reproduzir o resultado final, Wes continua tão chato e irritante quanto de costume.

Adicionalmente, ele ganha o papel de galã da novela das oito, ao conquistar a bela e também menina-prodígio alferes Lefler, o que não o ajuda em nada a ser mais interessante do que de costume. Vale lembrar que nada disso é culpa de Wil Wheaton, ator que interpreta o papel, mas dos roteiristas, que raras vezes acertaram a mão na hora de escrever para Wesley (uma das exceções é o episódio "Final Mission", da quarta temporada). Felizmente, Wesley receberia a redenção em "The First Duty", mais a frente no quinto ano.

A premissa é repetitiva e irritante. O episódio consiste em observar a tripulação da Enterprise ficando cada vez mais estúpida ao longo do episódio, fruto do uso do jogo. É inconcebível que todos eles tenham caído vítimas dessa manipulação antes de notar que havia algo errado.

A estrutura de manipulação do jogo, ligando-o à sensação de prazer, é uma reminiscência óbvia ao uso de drogas. O que surpreende é que uma equipe preparada como a da Enterprise seja tão suscetível a uma droga pelo simples fato de não a conhecê-la. Usar um equipamento alienígena ligado ao cérebro não é o que eu chamaria de atitude 100% segura. Assim se desfaz o castelo de cartas sobre o qual o episódio está montado. Esse roteiro só pôde ser produzido após a "idiotização" de toda a tripulação. Mesmo utilizando outro dos clichês ligados ao uso de drogas --a pressão que um grupo de pessoas confiáveis exerce para que uma outra arrisque a experiência--, a atitude de Picard e cia. simplesmente é totalmente contrária a suas personalidades.

Por fim, o objetivo de Etana é tão megalomaníaco que não vale a pena comentar. Quando os Romulanos programaram Geordi, em "The Mind's Eye", eles tinham um plano preciso, limitado, calculado e com objetivo bem escolhido --dissolver a aliança entre o Império Klingon e a Federação através de um incidente diplomático de graves proporções. Aqui, a mulher quer simplesmente controlar toda a Federação espalhando seu joguinho pela galáxia. Pataquada é o melhor termo para definir essa "brilhante" estratégia.

 

Citações:

Riker - "Chocolate ice-cream, chocolate fudge and chocolate chips. You aren't depressed, are you?"
("Sorvete de chocolate, cobertura de cholocate e biscoitos de chocolate. Você não está deprimida, está?")
Troi - "I'm fine, commander."
("Estou bem, comandante.")

Data - "A conflict has arisen between the planetary evolution team and the stellar physicists. Each wishes to be the first to use the thermal imaging array."
("Um conflito surgiu entre a equipe de evolução planetária e os físicos estelares. Ambos querem usar primeiro o conjunto de sensoriamento termal.")
La Forge - "Well, tell them to flip a coin. We got to work together on this mission or otherwise we'll never get it done."
("Bem, diga a eles para tirar na moeda. Precisamos trabalhar juntos nessa missão ou nunca a terminaremos.")
Data - "A coin. Very well, I will replicate one immediately."
("Uma moeda. Muito bem, irei replicar uma imediatamente.")

Trivia:

Wesley está de volta. Sua última aparição foi no episódio "Final Mission", da temporada anterior. Depois deste episódio Wesley será visto em mais dois: "The First Duty", ainda nesta quinta temporada, e mais para frente em "Journey's End", do sétimo ano.

A atriz Ashley Judd volta como a alferes Robin Lefler. O plano dos produtores era trazê-la de volta em mais um episódio, "The First Duty", porém não deu certo.

Katherine Moffat, que aqui interpreta Etana Jol, participou do episódio "Necessary Evil", de Deep Space Nine, como uma viúva Bajoriana.

 

Ficha técnica:

História de Susan Sackett, Fred Bronson e Brannon Braga
Roteiro de Brannon Braga
Direção de Corey Allen

Exibido em 28/10/1991
Produção: 106

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Patty Yasutake como enfermeira Alyssa Ogawa
Colm Meaney como Miles Edward O'Brien
Katherine Moffat como Etana Jol
Wil Wheaton como cadete Wesley Crusher
Ashley Judd como alferes Robin Lefler
Diane M. Hurley como alferes

Episódio anterior   |   Próximo episódio