A Nova Geração
Temporada 5

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Estratégia familiar marca trama policial
de ficção científica sobre estupro

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 45429.3.

A Enterprise está a caminho de Kaldra IV, carregando uma delegação de Ullianos, uma raça alienígena de historiadores telepáticos que conduz pesquisas sondando as memórias distantes de seus objetos de estudo. O líder da delegação, Tarmin, imediatamente demonstra essa habilidade, ao ajudar Keiko a recuperar um memória reprimida da infância. Entretanto, Picard, Beverly e o resto da tripulação relutam em deixar os Ullianos examiná-los, a o filho de Tarmin, Jev, critica seu pai por querer sondar os pensamentos da trpulação sem permissão.

Troi deixa a reunião com Jev, e mais tarde, naquela noite, experimenta um flashback inexplicado de um interlúdio romântico entre ela e Riker. Subitamente, os avanços de Riker parecem mais rudes, e Troi descobre que Jev substituiu o primeiro-oficial em sua memória. Enquanto luta contra Jev, ela cai inconsciente.

Na enfermaria, a dra. Crusher tenta encontrar uma resposta para o súbito estado de coma de Troi. Na busca por uma resposta, Riker pergunta a Jev sobre seu encontro com a conselheira na noite passada. Jev fica ofendido quando Riker pede que os Ullianos se submetam a um exame da dra. Crusher, em busca de organismos contagiosos. Mais tarde, naquele dia, Riker relembra um desastre a bordo da Enterprise. Quando Jev substitui um membro da tripulação em sua memória, ele também cai em estado de coma. 

Com dois trpulantes inexplicavelmente inconscientes, a dra. Crusher pede que Geordi faça um diagnóstico por toda a nave, procurando agentes que poderiam ter causado o fenômeno. Com mais exames, ela descobre que o tecido cerebral de Riker e Troi possui uma anormalidade em uma área associada com desenvolvimento da memória. Por causa disso, ela e Picard suspeitam que os Ullianos possam, de algum modo, ser responsáveis pelos comas, apesar de eles terem passado em todos os testes médicos. Sua pesquisa termina abruptamente, entretanto, quando ela também cai em um estado de coma, após relembrar o reconhecimento de corpo de seu marido, Jack Crusher, após sua morte. Na memória, ela estava acompanhada do capitão Picard, que mais tarde é substituído por Jev. 

Data e Geordi continuam de onde a dra. Crusher parou, examinando incidentes similares entre os povos visitados anteriormente pelos Ullianos. Enquanto isso, Picard pede aos alienígenas que aceitem uma quarentena voluntária em seus aposentos para proteger a tripulação de mais danos. Mais tarde, Troi recupera a consciência, e, apesar do desconforto, concorda em permitir que os Ullianos sondem sua mente em busca de provas de sua própria inocência. Jev sonda a memória da conselheira sobre os eventos do dia em que ela ficou inconsciente, fazendo com que ela volte a ter o flashback com Riker. Mas a surpresa surge quando a imagem do comandante é substituída pela de Tarmin. 

Acreditando que a invasão de memória de Tarmin é responsável pelos comas, Picard e Jev fazem planos de processá-lo. Entretanto, quando Jev visita Troi para dizer adeus, ele volta a ter o flashback e percebe que foi Jev, não Tarmin, quem substituiu Riker antes que ela ficasse inconsciente.

Assustada, ela tenta escapar, mas Jev a ataca. Ao mesmo tempo, Worf e Data descobrem que Jev era o único Ulliano presente em todos os casos de coma nos diversos planetas pelos quais passaram os alienígenas. Eles correm para o quarto de Troi bem a tempo de salvá-la de Jev e colocá-lo sob custódia.

 

Comentários:

Estupro talvez seja um assunto forte demais para estar em um episódio de Jornada nas Estrelas --a não ser que seja camuflado o suficiente para aliviar o assunto a ponto de torná-lo palatável a todas as idades e que dê uma conotação de ficção científica ao conteúdo.

Essa é a premissa que se esconde por trás de "Violations". O estupro mental apresentado durante o episódio é o tema de uma trama policial em que a tripulação da Enterprise é obrigada a desvendar. A idéia do roteiro é muito mais a de acompanhar as motivações dos personagens e os desdobramentos dos eventos do que desvendar um mistério.

O episódio é bastante honesto, desde o princípio, com relação ao que ele está mostrando, em que contexto, e qual é o responsável pelos ataques. A cena em que Troi tem sua mente invadida mostra claramente a associação entre a violação mental e o estupro --criando, inclusive, ligações de interesse sexual.

Por essa razão, fica muito óbvia para o telespectador mais atento a intenção dos produtores, de fazer um episódio sobre estupro, embora todas as ressalvas e preocupações cabíveis em um seriado voltado para a família tenham sido rigorosamente respeitadas.

Ao usar o estupro mental apenas como uma analogia "light" do estupro real, os roteiristas perdem uma boa chance de divagar mais sobre a natureza do tema de ficção científica retratado. Por isso, o episódio acaba não passando de uma versão pasteurizada de uma trama policial, sem qualquer mérito criativo próprio.

Fazendo essas ressalvas sobre a falta de novidade acerca do formato adotado para contar a história, vale dizer que o episódio não é cansativo, e consegue manter a atenção sobre a história, centrada muito mais sobre a perspectiva de "quando e por que ocorrerá o próximo ataque de Jev" do que na responsabilidade pelos crimes.

Apesar dos flashbacks que são despejados ao longo do episódio (que incluem um Picard cabeludo consolando Beverly Crusher pela morte de seu marido, Jack, e um interlúdio romântico entre Deanna e Will Riker), os personagens regulares tiveram muito pouco a ganhar do roteiro, fazendo deste um dos poucos episódios 100% temáticos da temporada, formato pouco utilizado durante a influência de Michael Piller, que privilegiava os personagens principais.

Do ponto de vista técnico, "Violations" quase não exigiu efeitos especiais, e o que fez a diferença foi a direção bem-executada (auxiliada por uma edição precisa) de Robert Wiemer, usando ângulos interessantes e cortes de câmera rápidos para transmitir a sensação violenta do estupro mental. Vale um destaque especial para a tomada em que vemos mãos sobre o corpo de Deanna, mas não sabemos distinguir muito bem sequer que parte do corpo é aquela, compatibilizando a necessidade dramática com o público familiar do seriado.

 

Citações:

Tarmin - "I have been accused of putting people to sleep with one too many stories, captain. But this is the first time it's ever been suggested that I might be the cause of someone's coma."
("Eu já fui acusado de pôr as pessoas para dormir com histórias muitas vezes, capitão. Mas essa é a primeira vez que foi sugerido que eu pudesse ser a causa do coma de alguém.")

Trivia:

Após muitas menções ao longo da série, a morte de Jack Crusher, marido da dra. Beverly Crusher, é enfim explicada aqui. Doug Wert, que atuou como Jack neste episódio, já havia feito uma breve aparição em "Family". Wert ainda interpretará Jack Crusher no episódio "Journey's End", da sétima temporada. Essa será a última aparição do ator e do personagem na Nova Geração.

 

Ficha técnica:

História de Shari Goodhartz, T. Michael Gray e Pamela Gray
Roteiro de Pamela Gray e Jeri Taylor
Direção de Robert Wiemer

Exibido em 03/02/1992
Produção: 112

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Rosalind Chao como Keiko O'Brien
Ben Lemon como Jev
David Sage como Tarmin
Rick Fitts como Dr. Martin
Eve Brenner como Inad
Doug Wert como Jack Crusher
Craig Benton como Davis
Majel Barrett-Roddenberry como a voz do computador

Episódio anterior   |   Próximo episódio